Bobtail Americano: Origem e Cuidados

Nome: Bobtail Americano
Origem: Arizona
Esperança média de vida: Até 18 anos
Colores:  Cor: Negro, azul, vermelho, tricolor 
Pelo: Curto ou longo
Tamanho: Grande
Altura: Até 40 cm 
Peso: Até 8 kg 
Temperamento:Carinhoso e enérgico 
Necessidades: Atividades físicas diárias 
Perfeito para:Companhia 

Descubra mais sobre o Bobtail Americano, de seguida iremos revelar a sua origem, caráter, os tipos que existem e como lhes dar os melhores cuidados.  

Origem do Bobtail Americano 

O Bobtail Americano provém de um cruzamento entre uma fêmea siamesa seal point e um macho tigrado de cauda curta. A criação desta raça começou nos anos 60, já que John e Brenda Sanders decidirão adotar um gato de cauda curta enquanto passavam férias em Arizona, quando este amadureceu decidiram tomar a decisão de o cruzar com uma gata fêmea, pelo que os descendentes conservaram o traço do seu pai, já que a cauda curta foi a causa de um gene dominante. 

Os gatinhos que tiveram, caracterizavam-se por ter uma cauda curta e daí contemplaram a possibilidade de originar uma nova raça de gatos. Estes felinos foram cruzados com gatos birmaneses e himalaias.  Finalmente aceitaram que era um gato de todas as cores e com um aspeto de lince com um pelo longo ou curto. 

A partir dos anos 90 começou a ganhar popularidade e foi reconhecida como uma nova raça felina. 

Caráter e comportamento do gato Bobtail americano 

O gato Bobtail americano caracteriza-se por ser um felino muito enérgico, inteligente, familiar e carinhoso, além do mais é muito brincalhão. Também é um gato muito curioso pelo que em qualquer momento pode querer escapar de casa e explorar o mundo exterior.  

Costuma ter um bom caráter para com as pessoas e crianças, assim como com outros animais. É um gato que apesar de ser enérgico não é muito ativo e numa escala de hiperatividade de 1 a 10, encontra-se no nível 7. 

Saúde e cuidados 

Os cuidados do gato Bobtail americano são bastantes simples. Porém, se é um Bobtail americano de pelo longo é necessário escovar mais frequentemente para evitar a formação de bolas de pelo. 

Além do mais, há que prestar atenção aos seus ouvidos e olhos, já que assim irá evitar infeções se utilizar produtos específicos para o efeito. 

loading

É importante vacinar e desparasitar o gato para prevenir doenças que possam afetar gravemente a saúde do gato. 

Por outro lado, esta raça tem tendência a sofrer de displasia da anca, uma doença degenerativa que consiste numa má conjunção entre a parte articular da anca com a cabeça do fêmur, portanto, este osso pode deslocar-se e a articulação pode ficar inflamada e fragilizada, levando a artrose, claudicação ou atrofia muscular. 

Existem alguns gatos que possuem uma cauda muito pequena pelo que podem ter problemas provenientes de uma espinha dorsal muito mais curta, por isso podem acabar por sofrer da coluna, intestino ou bexiga.  

De que se alimenta um Bobtail americano? 

Deverá ter conhecimento que o Bobtail é uma raça que tende a engordar pelo que pode chegar a sofrer de sobrepeso porque o seu metabolismo é mais lento. Por isso, poderá oferecer ao seu Bobtail uma ração específica para gatos que regule o metabolismo, que seja baixa em gorduras e tenha poucas calorias. Além do mais, é importante dosear corretamente a comida. 

A carne é um alimento que não pode faltar na dieta destes gatinhos. Os produtos mais adequados e benéficos para ele são o frango, o cordeiro, o peru e a vitela.  Estas carnes proporcionam o alto conteúdo em proteínas que o Bobtail necessita, já que é um gato muito enérgico. Também, pode dar-lhes pescada, peixe azul, robalo e bacalhau, por exemplo, o peixe azul é fonte de Ómega 3 e Ómega 6. 

Os sais minerais, as vitaminas e a água são essenciais para cuidar da saúde do gato, pelo que deve prestar muita atenção e administrar-lhe as vitaminas necessárias.

Numa percentagem menor, também fazem parte da sua dieta, os carboidratos, as gorduras e as proteínas vegetais.  

Para evitar problemas de saúde é necessário que os alimentos sejam de qualidade e frescos.

loading

Tipos de gato Bobtail Americano 

A cauda é a característica principal e mais importante do gato Bobtail Americano, já que costuma medir entre 2,5 cm e 10 cm. Esta raça diferencia-se nas suas cores ou na sua pelagem, o seu corpo é sempre longo e retangular e o tórax é amplo. Caracteriza-se por ter um focinho largo e de perfil, com uma curva muito suave que começa nos olhos.  As patas traseiras são mais longas que as dianteiras, e os pés são redondos e grandes. O pescoço é curto tendo em conta a sua musculatura. A cabeça do american bobtail é ampla e tem a forma de cunha, os seus olhos são grandes e estão separados entre si, enquanto as orelhas são médias e têm as pontas arredondadas. Além do mais, como são gatos com uma boa musculatura, a mandíbula também é grande e forte. 

Cores 

Todas as cores são permitidas neste animal. O padrão de cores pode ser tigrado, tartaruga, sendo que também pode ser de uma só cor que vai desde o preto, ao azul e vermelho, e ainda bicolor ou tricolor. 

Tipo de pelo 

O pelo pode ser curto ou longo, e o pelo do gato Bobtail Americano é sempre denso e de camada dupla.

Adoção


Se deseja que um Bobtail americano se torne um membro da sua família, pode contactar kiwokoadopta.org.

Se está decidido a cuidar deste precioso gato, tem espaço suficiente para ele e pode dar-lhe o tempo que ele precisa, não hesite, escreva à nossa plataforma que está ativa há mais de seis anos.

A partir da web poderá conectar-se com protetoras e associações de animais e outras entidades colaboradoras. Dar uma nova vida a um belo Bobtail americano.

  

Queremos recordar-lhe que nas nossas lojas Kiwoko e em www.kiwoko.pt encontrará tudo o que precisa para cuidar do seu gato Bobtail Americano. 
Etiquetas: