Os gatos seniores precisam de cuidados específicos que são muito diferentes dos da sua fase adulta. Conhecê-los e executá-los não só manterá o teu gato feliz e bem cuidado, como também evitará, tanto quanto possível, a ocorrência de problemas físicos graves devido a cuidados impróprios.
Como cuidar de um gato sénior?
Com uma boa nutrição e cuidados adequados, os gatos podem viver até 20 anos, alguns ainda mais! Nesta publicação dizemos-te tudo o que precisas de saber para cuidares o melhor possível do teu gato sénior.
Quando é que um gato é considerado um gato sénior?
Com a idade de 8 anos, um gato é considerado um gato sénior, embora isto não signifique que seja velho. É nesta idade que os cuidados de um gato sénior devem começar, a fim de retardar o seu envelhecimento e, na medida do possível, abrandar as suas consequências.
Algumas das mudanças que podem ser observadas nos gatos que mostram a mudança da idade adulta para a idade sénior são:
- Pelo menos brilhante
- Movimentos mais lentos
- Perda de visão e audição
- Menor adaptação às mudanças na rotina e no ambiente
- Comportamento agressivo que estava anteriormente ausente
- Mudanças nos ciclos de sono
- Confusão mental
- Incontinência urinária
- Diminuição do apetite
Comida para gatos sénior
A sua alimentação, assim como os seus hábitos, devem mudar nesta fase da sua vida. Para evitar problemas renais, a sua dieta deveria ter reduzido os níveis de fósforo, mas também deveria aumentar os níveis de ácidos gordos ómega 3 e 6 para manter a sua pele e pelo em boas condições. Deve também incorporar condroitina e glucosamina para proteger as suas articulações.
Finalmente, é importante que a sua alimentação seja baixa em calorias, uma vez que se tornam mais sedentárias nesta fase das suas vidas e podem, portanto, engordar mais.
Melhor ração para gatos sénior
Para mudar de uma ração para outra, o ideal é misturar pouco a pouco a antiga com a nova, primeiro com uma pequena quantidade da nova e a cada dia aumentar progressivamente a dose da nova ração até que apenas essa ração seja dada. É importante discutires isto com o teu veterinário para descobrires qual é a melhor ração para ele e as quantidades recomendadas para o seu tamanho, raça e características.
Existem muitas marcas no mercado com gamas concebidas para alimentar gatos seniores, com as propriedades necessárias para satisfazer as suas necessidades nutricionais. Além disso, se tiverem outros problemas tais como alergias ou intolerâncias, doenças renais ou cardíacas, também há rações para as tratar.
A ração seca Criadores Senior com frango contém uma fórmula que reduz a formação de cálculos renais, facilitando a sua eliminação e cuidando da sua saúde urinária e renal. Também ajuda a melhorar a saúde das articulações e tem um delicioso sabor a frango. Uma fórmula dedicada a gatos a partir dos 8 anos de idade.
A melhor comida húmida para gatos sénior
Se preferires alimentar o teu gato mais velho com comida húmida, esta é uma boa opção se ele tiver dificuldade em digerir comida seca ou se tiver dificuldade em mastigar por causa da dureza dos croquetes.
Algumas marcas de comida húmida para gatos seniores são Hill's e Catzilla: a variedade Hill's Adult Mature Science Plan Youthful Vitality ajuda a combater os sinais de envelhecimento em gatos com mais de 7 anos de idade e mantém a saúde dos rins e do trato urinário; as latas Catzilla frango com arenque sénior promovem a saúde das articulações e dos olhos ao mesmo tempo que beneficiam a pele, o sistema nervoso e o pelo.
É bastante comum que os gatos mais velhos bebam menos água do que necessitam. Como resultado, a sua saúde pode ser gravemente afetada, uma vez que a desidratação causará o mau funcionamento do seu corpo e há um risco de problemas renais.
A comida húmida tem cerca de 80% de água na sua composição, por isso se o teu gato não beber água suficiente todos os dias, a inclusão deste alimento na sua dieta irá ajudá-lo a manter-se mais hidratado.
É também uma opção muito boa se o teu gato não tiver todos os dentes, uma vez que será mais fácil de digerir e comer do que a ração.
Se o teu gato deixou de beber tanta água como antes, é melhor visitares um veterinário para descartar quaisquer problemas.
Como cuidar da higiene de um gato sénior?
Tal como ao longo da sua vida, é importante fazer check-ups veterinários pelo menos uma vez por ano para te manteres a par de quaisquer problemas que possa ter, e não apenas quando desenvolve alguma doença grave ou grandes alterações.
Além disso, o teu gato deve ser desparasitado e vacinado conforme as instruções do teu veterinário, especialmente se for um gato que sai muito. A limpeza e verificação regular dos seus ouvidos e olhos pode evitar que apanhem infeções tais como conjuntivite ou otite. Presta muita atenção ao teu animal de estimação, especialmente se notares que ele deixou de ver ou ouvir como antes.
Escovar o seu pelo é também vital para evitar que ele se engasgue com bolas de pelo, pois à medida que envelhece mais difícil poderá ser para ele livrar-se delas, o que poderá levar a graves problemas de saúde.
Como cuidar da saúde de um gato sénior?
Qualquer mudança no comportamento ou disposição do teu gato é um sinal de que algo pode estar errado, especialmente nesta fase da sua vida. Por outro lado, a sua atividade física será reduzida, por isso não tenhas medo de usar um brinquedo para o manter em movimento, não tão ativamente como antes, mas o suficiente para o impedir de ganhar peso.
Finalmente, para qualquer comportamento suscetível de ser grave ou relacionado com a saúde, recomendamos que o leves ao veterinário o mais cedo possível para que ele possa determinar se se trata de um problema de saúde ou de um comportamento passageiro.
Lembra-te que no nosso website e nas nossas lojas físicas têm todos os artigos concebidos para gatos seniores, para que possam desfrutar desta nova etapa da sua vida com paz de espírito. Pergunta ao nosso pessoal sobre os melhores produtos e a melhor comida para o teu gato sénior e deixe-os aconselhar-te. |