Como impedir que o seu cão coma a comida do gato?

O seu cão e o seu gato dão-se maravilhosamente bem e partilham quase tudo: travessuras, brinquedos?

Apesar das lendas urbanas sobre a relação entre cães e gatos, ficou provado que o mito de "dão-se como cães e gatos" nem sempre se aplica. 

No entanto, apesar da sua boa relação, há algumas coisas que não devem partilhar. E uma delas é a comida.

Não faz mal se o seu cão comer a comida do gato de vez em quando, mas se o fizer com demasiada frequência, pode sofrer de deficiências nutricionais e pode acabar por afetar a sua saúde. 

Se está preocupado com isto, o artigo de hoje diz-lhe o que fazer para evitar que o seu cão coma a comida do seu gato. 

Porque é que o meu cão come comida de gato?

Os cães são geralmente atraídos pela comida dos gatos porque esta tende a conter mais carne ou peixe. 

A razão para isto?

Os gatos são carnívoros e a sua dieta é baseada em proteínas de carne ou peixe, enquanto que os cães são omnívoros, pelo que a sua alimentação combina proteínas com outros nutrientes. 

Tanta proteína na comida dos gatos é vista pelos cães como uma guloseima deliciosa que é muito mais saborosa do que a sua comida. 

Como mencionado acima, não há problema se o seu cão comer ocasionalmente a comida do seu gato. Contudo, os estômagos dos cães não estão preparados para tais alimentos ricos em proteínas e não podem absorvê-los completamente, pelo que não é invulgar que o seu cão sinta dores no estômago ou mesmo sofra de diarreia ou vómitos após comer comida de gato. 

Dicas para evitar que o seu cão coma a comida do seu gato

Separe os comedouros 

Muitas famílias colocam os dois comedouros dos animais de estimação na mesma sala e isto pode ser uma grande tentação para o seu cão.

Se quiser impedir eficazmente o seu cão de comer a comida do seu gato, deve colocar os comedouros em salas diferentes.

Nestes casos, é aconselhável seguir um horário fixo de alimentação em locais diferentes para que possam comer tranquilamente. 

Coloque o comedouro do seu gato num local de difícil acesso.

Se o seu gato não tiver um horário de alimentação fixo e tiver sempre comida disponível no seu comedouro para gatos, coloque-o num local de difícil acesso para o seu cão. Por exemplo, lugares altos onde o seu cão não consegue trepar mas o seu gato consegue. 

Defina horários de alimentação para cada um

A definição de um horário de alimentação para o seu cão assegurará que quando chegar a altura, ele terá fome suficiente para comer toda a comida do seu comedouro. 

Eduque o seu cão para comer apenas a sua própria comida.

Outra solução para impedir o seu cão de tirar comida do seu gato é trabalhar na obediência básica. Gestos como "para" ou "quieto" podem ajudá-lo a deixar o seu gato comer calmamente sem sentir sempre a pressão do seu cão. 

No entanto, o treino do seu cão requer tempo e paciência e exigirá a sua presença durante as primeiras refeições até que o seu cão acabe por aprender este comportamento. 

Guarde a comida do seu gato fora do alcance do seu cão.

Para além de manter a comida do seu gato devidamente selada para evitar que oxide, é também importante guardá-la num local onde o seu cão não possa aceder à mesma. 

Utilize comedouros e bebedouros automáticos

Uma das soluções mais recentes e eficazes para múltiplos animais de estimação em casa é utilizar um alimentador automático com um microchip que só pode ser aberto por um animal com um microchip registado. 

Ao toque de um botão, pode registar o microchip do seu gato e a tampa abrir-se-á sempre que o seu gato se aproximar, impedindo o seu cão de aceder à sua comida. 

Também irá manter a comida do seu gato em perfeitas condições. 

loading

Para controlar também a quantidade de água que cada bebida de animal de estimação bebe, pode adicionar um bebedouro automático que funciona da mesma forma que o comedouro. 

loading

Na Kiwoko encontrará todo o tipo de comedouros, bebedouros, fontes... especialmente concebidos para casas onde os cães e os gatos vivem juntos.

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas: