Alergia a gatos: causas, sintomas e o que fazer

Embora os gatos sejam os animais de estimação prediletos dos europeus, em Portugal são os cães, os animais domésticos que ganham dos gatos. Contudo, os gatos vão ganhando cada vez mais o seu lugar nas casas portuguesas e a sua popularidade está a aumentar. Lamentavelmente, o aumento da população felina no ambiente doméstico está associado também ao aumento dos relatos de alergias causados pelos gatos. Vamos saber um pouco mais sobre o assunto. 

O que causa a alergia a gatos?

A alergia, de modo geral, é uma resposta excessiva do sistema imunitário no contacto com um alergénio.  No que diz respeito aos gatos, a crença generalizada é que o pelo dos gatos produz esta reação fisiológica; mas na realidade o desencadeante é uma proteína que está presente na saliva do animal e nas suas glândulas sebáceas: o seu nome é Fel d1 e é responsável por quase toda a resposta alérgica de algumas pessoas para com os gatinhos. 

Quando um gato se limpa, passa a sua língua empapada em saliva por toda a sua pele e pelagem; esta ação deposita e espalha o alergénio, Fel d1, sobre o animal. Uma pessoa que possua uma sensibilidade alérgica a esta substância em particular, sofrerá uma reação desfavorável, porque toca diretamente no animal ou porque se colocou em contacto com os pelos ou caspa que o gato tenha soltado nesse ambiente. 

Quais são os sintomas de alergia aos gatos? 

Os sintomas de alergia aos gatos são múltiplos e variam de acordo com o organismo de cada individuo, tanto pela manifestação em si, como pela sua intensidade.  As manifestações da alergia aos felinos podem afetar a pele e as vias respiratórias, podendo aparecer juntas ou não,  e oscilar entre um mero incómodo ou uma complicação severa.  

Entre os sinais e sintomas mais comuns de alergia aos gatos, temos:  

  • Espirros. 
  • Olhos chorosos, vermelhos e com coceira.
  • Congestão nasal. 
  • Coriza. 
  • Tosse. 
  • Sensação de coceira no nariz, garganta e palato. 
  • Eczema. 
  • Dispneia e falta de ar. 

Outros sinais e sintomas que podem aparecer são: 

  • Congestão nasal. 
  • Urticária. 
  • Coceira ou ardor na pele, localizada ou geral.  
  • Dor facial. 
  • Respiração ofegante. 
  • Aparecimento de rosácea na pele, erupção cutânea. 

Vários destes sinais e sintomas podem ser convertidos em doenças crónicas, sobretudo quando se está em contacto frequente com gatos. 

Como saber se sou alérgica aos gatos? 

Alguns dos sinais e sintomas que produzem a alergia aos gatos são iguais aos que aparecem durante um resfriado comum (por exemplo, espirros ou corrimento nasal), assim que em determinadas ocasiões será difícil distinguir um simples resfriado de uma alergia. Se após ter estado a acariciar um gato experimentar um dos vários sinais e sintomas mencionados acima, é possível que seja uma pessoa alérgica aos gatos.  

Uma forma de o saber é através da duração do mal-estar: se esta inconveniência tem a duração de um período superior a 14 dias é muito provável que se trate de alergia. Recorde-se  que não é preciso abraçar um gato  para que se dê uma resposta alérgica: basta que se ponha em contacto com as células da pele ou com os pelos que o animal soltou e que foram parar aos móveis em que se sentou. 

Alergia aos gatos de repente? O que faço se tenho um? 

solução óbvia para uma pessoa que seja alérgica aos gatos seria manter-se longe deles; mas, se é amante de gatos, ou se possui um e da noite para o dia começou a ter alergia, não irá querer sequer considerar essa opção. Nós entendemos. 

Uma das coisas que pode fazer, nestes casos, é recorrer a medicamentos para manter mais tranquilas as manifestações da alergia. Também poderá tratar-se com imunoterapia, a qual, costuma dar bons resultados. 

Lave as suas mãos com frequência e procure evitar levá-las à cara, muito menos perto do nariz. É muito importante que os seus espaços se mantenham o mais limpo possível. Por muito que ame o seu gato, não permita que suba na sua cama nem nos seus móveis estofados. Não estará muito de acordo com esta recomendação, de certeza! 

Algo mais que deve fazer (embora o seu gato odeie) é dar-lhe banho com frequência para ajudá-lo a libertar-se do alergénio depositado na sua pele. Além do mais, quanto mais limpo se sentir, menos necessidade terá de o fazer por si.  

Champô muito suave para gato

Champô muito suave para gato

Gatos que não dão alergia: mito ou realidade

Infelizmente, é um mito. Até agora não existe tal coisa como um gato que não dá alergia. Todos os gatos produzem a proteína Fel d1 de forma natural. De pelo longo, curto e até as raças sem pelo.  Contudo, se estão a desenvolver alimentos para gatos, que contêm na sua fórmula, um neutralizante da proteína Fel d1 que, de acordo com os seus fabricantes, diminui consideravelmente a carga alergénica, sem danos para os animais.  Uma esperança que nos faz ronronar de felicidade!

Se lhe preocupam os sintomas de alergia, o melhor é que recorra ao seu médico de família ou especialista. Se também tem um gatinho em casa, recomendamos-lhe que dê uma vista de olhos a este artigo.
Etiquetas:
,