Que desparasitantes devo usar com o meu cachorro?

Quando chega um cachorro a casa, tudo são cuidados para com o novo membro da família. Preocupou-se em que tenha todo o tipo de brinquedos, uma cama muito confortável onde possa descansar, a comida adequada…E isso é ótimo, mas está informado sobre as recomendações de desparasitantes para cachorros?

Se a resposta for negativa não se preocupe porque nesta publicação explicamos-lhe tudo o que deve fazer para prevenir o aparecimento de parasitas no seu cachorro.

Porque é importante implementar um controlo desparasitante nos cachorros?

Os primeiros meses de vida de um cachorro são essenciais para o seu desenvolvimento correto. Trata-se de uma etapa delicada na qual terá de o proteger ao máximo para que não contraia nenhuma doença.

É necessário sobretudo ter muito cuidado com os parasitas, que são um dos maiores inimigos dos cachorros. Isto deve-se ao facto de ainda não terem as defesas a 100% e podem ficar gravemente doentes.

Quando falamos do perigo que representam os parasitas, não nos referimos apenas aos externos como as pulgas e as carraças, mas também aos parasitas internos.

Não é preciso entrar em pânico, pois felizmente hoje em dia existem muitos métodos para proteger o seu cachorro dos parasitas tanto internos como externos. Ponha mãos à obra o quanto antes!

Qual o momento certo para desparasitar os cachorros?

Como lhe dizíamos, o quanto antes! Não estamos a exagerar, a sua saúde corre perigo, por isso deve fazê-lo:

  • Quando tiver feito 15 dias de vida.
  • Ou, caso chegue a si um pouco maior, antes de lhe dar a primeira vacina.

Que tipo de desparasitantes para cachorros existem?

Nesta publicação contamos-lhe que tipo de desparasitantes para cachorros existem, mas quando falamos de cachorros é preciso ter em conta que não têm o sistema imunitário totalmente desenvolvido e que pesam muito pouco, pelo que será necessário fazer algumas distinções e procurar um produto adequado às suas necessidades.

Por conseguinte, existem duas formas distintas de desparasitar um cachorro. A externa e a interna. De seguida, verá estes métodos e quais são os recursos que deve usar para o fazer.

Desparasitação externa de um cachorro

Na hora de proteger o seu cachorro dos parasitas externos, deve certificar-se que os produtos desparasitantes que lhe aplica são específicos para a sua idade. Estes são os métodos de desparasitação externa para cachorros que pode usar:

Produtos naturais

São os mais adequados para zonas e épocas de baixo risco de contágio e funcionam como meio de prevenção, dado que não acabam com os parasitas, mas antes os afugentam como os champôs antiparasitas e as coleiras repelentes. (Aptos para os cãezinhos que são alérgicos aos antiparasitários mais fortes).

loading

Pipetas

Caso viva numa zona com uma alta probabilidade de infestação por parasitas, existem pipetas que são eficazes contra as carraças, as pulgas e os mosquitos, e podem ser aplicadas a partir dos dois meses de idade, o efeito de prevenção dura aproximadamente um mês.

loading

Coleiras

De igual forma, pode colocar-lhe uma coleira que previne contra as carraças e as pulgas de 4 a 6 meses e pode usá-la no seu cachorro a partir dos dois meses.

loading

Sprays

Se o seu cachorro já está infestado, o método mais eficaz é o spray que elimina pulgas e carraças imediatamente. A grande vantagem deste método é que o pode usar com cachorros a partir dos dois dias de idade.

loading

Desparasitação interna de um cachorro

Por outro lado, para proteger o seu cachorro dos parasitas internos terá de lhes administrar algum xarope ou pasta. Será o veterinário a determinar qual é o método mais adequado e também a dose adequada e a frequência da toma.

Lembre-se, pergunte sempre ao seu veterinário qual o método de desparasitação mais adequado para o seu cachorro. Deve ser um profissional a aconselhá-lo tendo em conta a idade do seu cãozinho e a zona em que vive.

Pode fazer o seu pedido em Kiwoko.pt ou nas Lojas Kiwoko onde encontrará tudo aquilo de que precisa para proteger a saúde e velar pelo desenvolvimento correto do seu cachorro.