Descubra as vantagens de introduzir bactérias no seu aquário

Uma das medidas mais importantes que um entusiasta de aquários pode adotar para manter a qualidade da água no seu aquário é cultivar bactérias. Poderá parecer-lhe estranho se nunca o tiver ouvido antes, mas adicionar bactérias ao seu aquário dar-lhe-á uma vantagem na hora do processo de decomposição da matéria orgânica.

O poder das bactérias

De facto, na aquariofilia, as protagonistas não são as plantas nem os peixes, nem sequer os corais num aquário marinho. As protagonistas são as bactérias, pois desde que se cria o aquário que começam a assentar por toda a parte (areia, rochas, decoração e sobretudo no filtro) e começam a alimentar-se de tudo aquilo que os peixes descartam. Incentivamos-lhe a que as cultive você mesmo!

loading

Como se alimentam as bactérias? 

As bactérias do aquário alimentam-se do amónio ou amoníaco que os peixes excretam, que para os peixes é muito tóxico, e transformam-no em nitrito (muito menos tóxico). Este nitrito também é aproveitado para obter energia transformando-o em nitrato, que é muito pouco tóxico para os peixes. Embora seja menos comum, outras bactérias irão alimentar-se deste nitrato, transformando-o em azoto atmosférico e expulsando-o para a superfície da água. Uma vez que é muito raro que este tipo de bactérias se deem no aquário, o melhor para eliminar o nitrato acumulado é fazer trocas de água ou introduzir plantas que também aproveitam esse nitrato.

Por que motivo são tão importantes as bactérias para o seu aquário?

  • Reduzem a necessidade de trocas de água e a frequência de limpeza.
  • Podem substituir a utilização de produtos químicos.
  • Diminuem os níveis de amoníaco e dos nitratos.
  • Suavizam os odores e limpam a água turva.

Por tudo isto, as bactérias são um elemento importantíssimo do aquário. Proteja-as como se de ouro se tratasse!  

Onde se instalam? 

As bactérias podem encontrar-se na gravilha, mas assentam sobretudo no filtro mais propriamente nos canudinhos cerâmicos que se deverão colocar no mesmo, uma vez que desta forma encontram uma grande superfície para se instalarem e uma boa circulação da água para recolha dos compostos de azoto dos quais se alimentam.

loading

Tão importante como um bom filtro biológico de canudinhos ou bio-bolas para se poderem estabelecer é acrescentar culturas de bactérias que poderá encontrar em Kiwoko, tanto ao montar o aquário, como ao fazer trocas da água ou adicionar peixes.

Por último, tenha cuidado quando for limpar o filtro, pois se o fizer com água da torneira, o cloro atacará as bactérias, deixando o seu filtro “nu”. Neste caso as bactérias não poderão transformar todos os compostos tóxicos que os peixes descartam e estes últimos poderão acabar intoxicados. Como tal, quando realizar a manutenção do filtro a cada 15 dias ou uma vez por mês, lave todo o material filtrante com um pouco de água do mesmo aquário, dado que não contém cloro e não é prejudicial. Além disso, lembre-se de acrescentar a cultura bacteriana alguns dias depois de ter enchido a água do aquário. Desta forma certifica-se de que a água já não tem cloro e as bactérias poderão viver tranquilas no seu aquário.

Como atuam as baterias?

Como sempre, nas nossas lojas Kiwoko e em Kiwoko.pt tem uma equipa de especialistas profissionais do sector que terão todo o prazer em ajudá-lo com quaisquer questões que possa ter - aguardamos com expectativa a sua resposta!

Etiquetas: