Acredita que o seu gato está com ciúmes?

Sabe que os gatos são animais independentes, mas isso não quer dizer que não requeiram também atenção e mimos. Suspeita que o seu gatinho possa estar a sentir ciúmes de outro animal da casa ou de outra pessoa? Pode passar! Nesta publicação explicamos-lhe a maneira que os gatos têm de demonstrar essa inveja.

Sinais de que o seu gato está com ciúmes

Por vezes, a chegada de um animal de estimação ou de um inquilino novo ao lar pode fazer com que o seu gato veja o seu protagonismo ameaçado, sentindo-se mais inseguro e/ou territorial. Os gatos têm formas distintas de mostrar que estão com ciúmes, mas os comportamentos mais frequentes são:

  • Escondem-se
  • Perdem o apetite
  • Mostram-se irritados ou bufam ao seu “rival”
  • Marcam o território e começam a urinar fora da sua caixa de areia
  • Deixam de olhar para si

Detetou esta atitude no seu gato ultimamente? Todas estas mudanças no comportamento do seu animal de estimação implicam stress e até problemas de saúde, caso isto se reflita numa perda de apetite, pelo que pode deixar de comer. Assim, deverá ler esta publicação para averiguar como reduzir a ansiedade num gato.

Gato com ciúmes de outro animal

É certo que os gatos são animais de estimação que exigem menos atenção que os cães (por exemplo, não tem de se preocupar de os levar várias vezes à rua) mas, quando um gato se integra numa família, também age como membro dela. Se até agora só tinha um gato, seguramente que era muito mimado e é possível que, ao entrar outro animal na casa, tenha começado a mostrar comportamentos estranhos. Não se preocupe, nesta publicação pode consultar o que pode fazer para conseguir que um gato se dê bem com um cão.

Gato com ciúmes de uma pessoa

Caso o seu gato esteja com ciúmes de uma pessoa, um bom truque pode ser esfregar na sua roupa algum produto que contenha feromonas felinas (é um odor que para ele será muito agradável). Além disso, se se tratar de um adulto, tente que passem tempo de qualidade juntos (a brincar e a dar-lhe de comer); desta forma, pouco a pouco o seu gato irá sentir-se mais à vontade com a sua companhia.

loading

Para confirmar qualquer diagnóstico face a comportamentos estranhos do seu gato, pode consultar um veterinário da sua confiança na Kivet, e lembre-se de que nas nossas lojas Kiwoko e no nosso website encontrará tudo aquilo de que necessita para cuidar e mimar o seu gato.