Como conseguir que os cães e os gatos se deem bem?

É sempre emocionante adicionar um novo animal de estimação à sua vida, exceto talvez quando tem de o apresentar a outro animal que já vive em casa. Isto é especialmente problemático quando se trata de cão e do gato. Nesta publicação damos-lhe alguns conselhos para dar os primeiros passos na hora de apresentar um cão a um gato ou vice-versa.

Como conseguir que um cão e um gato se deem bem?

Os primeiros dias de convívio serão determinantes para o convívio futuro dos mesmos. Não é o mesmo ter uma entrada idílica e triunfal ou ter uma entrada traumática. Siga estes conselhos no momento de apresentar os dois animais.

1 Vigie o cão

A maior parte dos cães gosta de brincar a perseguir algo que se mexa muito depressa. Por conseguinte, se um gato se assustar e correr, o cão sente que tem de correr atrás dele. Como tal, se suspeitar que o seu cão irá comportar-se desta forma, controle-o com a trela porque caso contrário poderão acabar feridos.

2 Espaço e distância

Tanto se o seu gato for o elemento recém-chegado como se for o veterano do lar, certifique-se que poderá correr e esconder-se, caso queira. O gato precisa de conseguir movimentar-se livremente. As portas para bebés podem ser uma solução para o ajudar a apresentar gradualmente os seus animais de estimação, criando uma barreira que ajudará a minimizar o possível perigo.

3 A idade pode ditar a diferença

Quando chega um novo animal de estimação ao lar, a juventude pode ser um ponto a favor. Isto deve-se ao facto de os cachorros serem muito menos perigosos para os gatos adultos e os gatinhos poderem ser bastante destemidos com os cães adultos. Não obstante, não baixe a guarda e mantenha-se alerta nos primeiros dias. Tenha em conta que quando apresenta um gatinho ou um cachorro, pode ser útil prolongar o tempo de separação ou estender o seu período de supervisão, porque os gatinhos tendem a escapulir-se (algo demasiado tentador para os cães) e os cachorros são demasiado brincalhões e podem incomodar o gato.

Aspetos a reter quando apresenta um cão e um gato

Seguem-se três erros comuns que não deve cometer quando apresenta gatos e cães.

  • Forçar a proximidade física: pegar no seu gato e segurá-lo no focinho do cão como forma de os apresentar fará com que o seu gato fique tentado a arranhar o cão. Deixe que seja sempre o felino a decidir quando quer aproximar-se do cão.
  • Não preparar o seu animal de estimação para a mudança: convém fazer mudanças como deslocar a caixa de areia do gato, colocar uma porta para bebés ou fechar certas portas antes de levar o novo animal de estimação para o seu lar. Desta forma, o animal que já vive em casa tem a oportunidade de se habituar às alterações antes do aparecimento de um novo companheiro de brincadeira.
  • Não pensar na reação do seu animal de estimação. Tente pensar nas mudanças que está a fazer na sua casa da perspetiva do seu animal de estimação. Por exemplo, tenha em conta que se mover a caixa de areia de sítio e o gato tiver de passar ao lado da cama do cão para chegar à mesma, o cão pode incomodá-lo no trajeto e isto poderá constituir um episódio stressante para o gato.

Quando pedir ajuda?

Se tiver sorte, o seu novo animal de estimação estará comodamente instalado na casa em pouco tempo, embora seja mais provável que este processo demore dias ou algumas semanas. Se ao regressar a casa um dos animais de estimação se esconder sempre, ou se o seu cão demonstrar um comportamento protetor do território, rosnando com a comida ou sendo agressivo com o seu gato, procure ajuda.

Não espere até que um dos dois fique ferido. Dirija-se às nossas clínicas veterinárias para falar com um profissional especializado em comportamento animal.


Etiquetas: