Jack Russell terrier: conselhos, cuidados e características

  • Nome: Jack Russell terrier 
  • Origem: Inglaterra 
  • Expectativa de vida: 12 - 14 anos 
  • Cores: Branco, preto e marrom
  • Pelo: Curto, duro 
  • Tamanho: Pequeno 
  • Altura: 33 - 35 cm 
  • Peso: 6 -7 kg 
  • Temperamento: Amigável, fiel, sociável, ativo 
  • Necessidades: Atividade física alta 
  • Aptidões: Cão de companhia, caçador 
  • Perfeito para: Apartamentos, caminhada, agility

Origem do Jack Russell terrier 

As primeiras manifestações desta raça foram em Darthmouth, Inglaterra.

A sua origem se remete ao hobby de um clérigo chamado John Russell (conhecido como Jack) à caça de raposas, e no seu empenho em selecionar os melhores cães descendentes dos fox terrier. As cruzas que ele conseguia tinham muito sucesso na caça e, portanto, começaram a chamá-los de Jack Russell ou Parson Russell (parson significa clérigo em inglês).

À medida em que os anos passaram, esta raça foi reconhecida na Grã-Bretanha e fora das suas fronteiras, e chegou a se tornar popular também na Austrália. Hoje em dia já são conhecidos e famosos em todo o mundo.

O Jack Russell e o Parson Russell são duas raças diferentes, identificadas pelo porte médio do Parson e pelo porte pequeno do Jack Russell.

Características do Jack Russell terrier

O Jack Russell terrier costumar ser mais comprido do que alto, mede entre 25 e 30 cm, e pesa de 6 a 7 kg.

Tem patas curtas e um tronco alongado. Apesar de ser um cão com patas curtas, é muito forte e musculoso. O focinho é largo, a mandíbula é profunda e forte. Os olhos são escuros e pequenos e as orelhas costumam sempre estar caídas.

Tipos de Jack Russell

Há dois tipos de Jack Russell. Um é o Jack Russell terrier de pelo curto e duro, que é o mais popular. O outro é o Jack Russell de pelo liso e quebradiço.

Temperamento do Jack Russell

O Jack Russell terrier é uma raça que foi criada para trabalhar, por isso são cães muito ativos, enérgicos e disciplinados. Não terá problemas na hora de adestrá-lo. Mas terá que começar com certa firmeza e deixar claro que é o líder da manada.

Preste atenção quando o levar de passeio ao campo ou ao soltá-lo no parque, porque o seu instinto de caça pode fazê-lo passar por apuros. Pode sair correndo atrás de uma presa a qualquer momento.

Devido ao seu espírito nervoso, será mais feliz quanto mais passear. Se não tiver tempo para passeios longos, avalie outra opção.

Cuidados básicos

Como cuidar de um Jack Russell terrier?

Devido ao seu pequeno tamanho, não terá problemas para conviver com ele em um apartamento não muito grande, desde que se comprometa a fazer exercício diariamente fora de casa junto com ele todos os dias.

Com relação à intensidade do exercício, deverá aumentá-la à medida em que o seu cão crescer. O melhor é estabelecer uma rotina de passeios diários (de três a quatro vezes por dia). Podem ser duas saídas com um ritmo mais calmo e outras duas com um ritmo mais alto. Para que fique ainda mais divertido, tente variar as rotas! Outra opção que irá adorar é praticar o agility.

loading

É aconselhável expô-lo à socialização desde cachorro para que o seu Jack Russell adulto seja um cão feliz e equilibrado.

Como manter o pelo de um Jack Russell terrier?

O banho de um Jack Russell não tem muitas complicações, deve lavá-lo uma vez por mês ou quando notar que está muito sujo.

Para manter o seu pelo saudável e brilhante irá precisar de um par de escovações por semana e aumentar o número de escovações quando chegar a época da troca de pelo.

loading

Alimentação do Jack Russell terrier

Estes pequenos são muito glutões e têm tendência a sofrerem com obesidade (por isso é tão importante reforçar os exercícios físicos).

Etapa de cachorro

Ofereça ao seu cachorro de Jack Russell terrier uma ração de qualidade da gama junior até que complete 10 meses. Irá satisfazer todas as suas necessidades nutricionais durante esta etapa para se tornar um adulto forte e saudável.

loading

Etapa adulta

A partir dos 10 meses de idade, também ofereça uma ração de qualidade da gama adult para raças de cães pequenas. Não se esqueça de que não pode trocar de ração de uma vez,  deve trocar a ração aos poucos.

loading

Etapa sênior

Por último, a partir dos 7 anos já poderá oferecer uma ração de alta qualidade da gama sénior.

loading

Adotar um Jack Russell

Se estiver pensando em adotar um Jack Russell, recomendamos que procure em protetoras e associações de animais. Ou se preferir, pode contatar alguma organização sem fins lucrativos que se dedique à adoção desta raça em específico.

Sentiu uma conexão? Acha que é o cão ideal e que cumpre com todas as características para viverem juntos? Neste caso desejamos uma longa e feliz vida juntos. E não se esqueça de que nas nossas lojas Kiwoko e na nossa página web pode encontrar tudo o que precisa para os cuidados do seu Jack Russell terrier.

Etiquetas: