Treino com clicker: Todas as chaves

Existem muitas formas de ensinar o seu cão a comportar-se, uma delas é o treino com clicker. Trata-se de um pequeno dispositivo mecânico que faz o típico ruido de “click” quando exerce uma pressão sobre ele. Deste modo, o cão reage e atua em consequência. Para que funcione, é necessário trabalhar muito com o animal, com o fim de ele aprender passo a passo o que espera dele cada vez que utiliza este mecanismo. 

O que é o treino com clicker? 

No caso de estar a pensar treinar o seu cão, uma das formas mais populares é fazê-lo com um clicker. Nos dias de hoje, é muito comum ver as pessoas a interagir com os seus animais de estimação com este aparelho e é devido à sua funcionalidade. Sem dúvida, que a comunicação melhora entre o cão e o seu dono quando, realmente, só é preciso apertar um botão para que o aparelho faça o ruído.  

O clicker não é mais nem menos que um reforço de conduta. Deste modo, quando o cão está consciente que o está a utilizar, descobrirá que há algo que fez bem. Assim, irá demostrar-lhe que está muito orgulhoso do seu comportamento. Além do mais, há que ter em conta, que junto a este aparelho, utilizam-se as recompensas. 

Isto significa que mediante o treino com clicker o cão irá começar a associar a união de um determinado comportamento a uma recompensa.  Por isso, sentir-se-á muito motivado para atuar da maneira adequada. Desta maneira, o clicker é uma forma de lhe ensinar pequenos truques, como sentar-se ou dar a pata, e outras ordens básicas. 

Por outro lado, há que saber que o clicker é muito mais. Deste modo, através do seu uso podem evitar-se, por exemplo, comportamentos agressivos. Se quando alguém puxa a cauda do animal, em vez de este grunhir, se mantiver tranquilo, usar o clicker de forma instantânea irá permitir-lhe saber que atuou da maneira correta. Assim, usar este dispositivo ajudá-lo-á a sentir-se mais próximo do seu animal de estimação, pois este irá entendê-lo de uma maneira mais simples.   

Como treinar um cão com um clicker? 

Para saber como funciona o treino com clicker e como treinar um cão com este método, deve seguir os seguintes passos: 

  • Aprenda a usar o clicker: este aparelho pode ser comprado em qualquer loja de animais. Ao apertar o botão conseguirá transmitir um sinal de recompensa. É uma forma de mostrar ao seu animal de estimação que através do “click” irá receber uma recompensa e irá indicar-lhe o momento exato em que fez algo corretamente. É mais preciso que os sinais que se emitem através das palavras.  
  • Mostre ao seu animal de estimação o clicker: supostamente, antes de conseguir os objetivos que procura com o treino através do clicker, tem que ensinar o animal o que vai significar para ele este aparelho e o respetivo som. Desta forma, coloque-se em frente ao seu cão em casa e ponha numa das suas mãos o clicker e na outra a recompensa.   

Nesse momento, aperte o botão uma vez, para fazer ruído e dê a recompensa quando o animal reagir ao som.  Para levar este processo a cabo de forma adequada irá necessitar de muitas guloseimas para cães, já que irá precisar de praticar muitas vezes seguidas. No caso de o cão querer comer a guloseima sem ter o som do clicker, feche a mão e espere que ele deixe de insistir para usar de novo o mecanismo. 

  • Comece a utilizar o clicker: comece a usar o clicker pedindo ao animal que se sente. É uma forma de deixar claro que está a utilizar o aparelho porque se comportou bem.  
  • Adicione uma ordem verbal: além do snack, durante o treino com o clicker, é muito conveniente que utilize também a ordem verbal. Será muito útil reforçar o comportamento que quer que o seu cão repita. Esta deve ser curta e direta, como “baixa-te” ou “senta”. As ordens mais longas podem fazer com que o animal não entenda o que quer dizer.  A ordem deve dar-se antes que ele leve a cabo a ação: se não, não o estará a ensinar da forma adequada.  

Regras básicas para ensinar 

São muitas as regras que um cão pode chegar a aprender através do treino com clicker.   Entre elas encontram-se: 

  • Conduta higiénica: quando o animal faz as suas necessidades na rua, no local correto, tem que o usar o clicker para reforçar a conduta. Deste modo, ele saberá o que fazer e como fazê-lo, por exemplo, quando sente vontade de urinar.  
  • Inibição da mordida: quando o cão se sente sobrecarregado, mas não reage de forma negativa perante uma carícia, é momento de usar o clicker e fazê-lo ver que o seu comportamento tranquilo, o fez sentir-se orgulhoso.
  •  Posições: quando quiser que o seu cão se deite ou se sente, use o clicker. Assim irá saber que está a fazer o gesto correto.
TK PET CLICKER

TK PET CLICKER

Etiquetas:
,