Quanto tempo vive um hámster?

Estes adoráveis animaizinhos com cauda, patas e orelhas pequenas são muito parecidos com os ratos em muitos aspetos, como por exemplo, o facto de serem extremamente limpos. Além disso, também têm uma esperança de vida semelhante. Mas, quanto tempo vive um hámster doméstico? Conhecer a resposta a esta pergunta é importante se deseja ter um como animal de estimação. 

Depois de tudo, os hámsteres são cada vez mais queridos como animais de companhia, ideais, sobretudo, para famílias com pouco espaço e tempo para terem animais de estimação maiores e exigentes. A questão de quanto dura um hámster está condicionada por múltiplos fatores que irá conhecer de seguida. 

Então, quanto tempo vivem os hámsters?

A esperança média de vida dos diferentes tipos de hámsteres é de 2 ou 3 anos. Mas este é apenas o standard mais genérico, já que têm existido inúmeros casos em que um hámster chegou a viver 7 anos. Deste modo, também existem espécies cujos exemplares apenas chegam a ano e meio de vida. 

Ter isto em conta é muito importante para decidir se é conveniente adotar um ou vários destes animais. É importante destacar, que de facto, são uma excelente alternativa para crianças e pessoas sem experiência no cuidado de animais de estimação. Por quê? Pois, porque são fáceis de cuidar e não exigem demasiado tempo. 

Se você ou os pequenos da sua casa são muito sensíveis e se apegam muito aos animais de estimação, a curta vida de um hámster poderia representar um inconveniente emocional. Nestes casos, a melhor opção é conhecer as pequenas variações dos anos de vida de cada espécie. 

Quanto tempo vive um hámster anão russo? 

A esperança média de vida de um hámster anão russo é das mais curtas entre as dezanove espécies de hámsteres. Em boas condições de cuidado em casa, este animal pode viver no máximo 2 anos, em casos excecionais alcançam os 3. Apesar de que, lamentavelmente, também é habitual que apenas cheguem a um ano e meio de idade. 

Esta espécie, no seu estado natural, pode viver muito menos tempo, tanto pela ausência de cuidados domésticos como pelo perigo dos predadores naturais, entre os quais se encontram as serpentes, as águias e as raposas. O seu habitat compreende regiões como a Sibéria (Rússia), Mongólia e Cazaquistão

Quanto tempo vive um hámster roborovski? 

O hámster roborovski, também conhecido como hámster anão Roborovski ou, segundo o seu nome científico, phodopus roborovskii, é dos menores apesar de corpulentos entre os diferentes tipos de hámsteres. Concretamente, a vida de um hámster roborovski costuma prolongar-se até os 3 anos e meio de vida com bons cuidados domésticos e veterinários. 

De igual forma, no seu habitat natural a esperança desta espécie é consideravelmente mais curta. Vive principalmente em desertos de areia da Mongólia, no norte da China, Cazaquistão e parte de Tuva, na Rússia. Se pensa neles como uma boa opção pela sua longa esperança de vida, deve saber que são, principalmente, de hábitos noturnos. 

Variáveis a ter em conta acerca da esperança média de vida de um hámster 

Quanto tempo vive um hámster comum não depende unicamente das condicionantes biológicas de cada espécie e subespécie. Assim como nos seus habitats naturais, nos ambientes domésticos existem variáveis que devem ser consideradas e atendidas o melhor possível para prolongar a sua esperança média de vida. Alguns destes aspetos são: 

  • Alimentação: ao serem animais omnívoros, os hámsteres tendem a alimentar-se principalmente de sementes e, em determinadas ocasiões, de alguns insetos. Você mesmo pode preparar os seus alimentos misturando diferentes sementes e vegetais frescos, mas também existem rações especiais para hámsteres que ajudam a economizar tempo. 
  • Condições de vida: é bastante comum manter estes animais em gaiolas de grande tamanho, incluindo brinquedos para a sua diversão e rodas para que se mantenham ativos exercitados e não fiquem obesos. Evitar o stress irá melhorar a sua esperança média de vida, pelo que é importante colocar a gaiola num lugar tranquilo e sem demasiado ruído. 
  • Cuidados de limpeza e higiene: os hámsteres são naturalmente higiénicos no seu habitat, mas em cativeiro não serão capazes de manter as suas gaiolas limpas a menos que se encarregue você disso. Verifique uma vez por dia e limpe as fezes e procure realizar uma limpeza profunda todas as semanas. 
  • Períodos de sono e descanso: igual aos humanos, a qualidade do sono dos hámsteres influencia drasticamente na saúde em geral. Por este motivo, é importante que nunca interfira nas suas horas de sono durante o dia. 
  • Visitas ao veterinário: considerando a curta idade que podem alcançar, é pouco comum que um hámster chegue a entrar num centro veterinário. Mas o certo é que levando-o, pelo menos, duas vezes por ano para um check-up geral, irá garantir que viva tanto tempo quanto os condicionantes biológicos o permitirem.  
Na Kiwoko encontrará tudo o que necessita para cuidar do seu roedor. Não duvide visitar-nos na nossa loja online ou na loja física mais próxima. Além do mais, não perca o guia completo sobre hámsters, no qual poderá encontrar a resposta para todas as suas dúvidas. 
Etiquetas: