Porquinhos-da-Índia, os seus cuidados e necessidades

Hoje apresentamos-lhe os porquinhos-da-Índia, uns roedores muito simpáticos e sociáveis quando ganham confiança, já que ao princípio são bastante tímidos e assustadiços. Isto deve-se ao facto de que, quando estão em liberdade, costumam ser a presa de muitos predadores. Por instinto, o seu nível de desconfiança face ao desconhecido é alto, pelo que é bastante normal que queiram esconder-se quando queremos pegar neles.

De seguida contamos-lhe alguns detalhes sobre os porquinhos-da-Índia, para os conhecer um pouco mais:

Nombre científico: Cavia porcellus
Otros nombres: Conejillo de Indias, cuy
Origen: Andes peruano-boliviano
Esperanza de vida: 6 - 8 años

Peso: 500 - 1500 grs
Colores: negro, blanco, marrón, canela
Tamaño: 20 - 35 cm

Recomendações para o cuidado dos porquinhos-da-Índia

Para dar as boas-vindas ao seu amigo, damos-lhe uma série de conselhos e recomendações. Se os seguir, o convívio com o seu porquinho-da-Índia será feliz e frutífero durante muitos anos.

Como é o comportamento dos porquinhos-da-Índia?

Como lhe dizíamos, os porquinhos-da-Índia são uma espécie sociável e gostam de desfrutar de períodos de descanso ao longo do dia, pelo que fará mais do que uma sesta. Como tal, não o deve despertar se vir que dorme profundamente! É totalmente normal nos mesmos.

Por serem afáveis, dão-se lindamente com crianças a partir dos seis anos. Por esse motivo, os mais pequenos da casa podem responsabilizar-se por cuidar do novo membro da família.

Também referimos que é um animal muito assustadiço. Um truque para ganhar a sua confiança e que lhe permita pegar nele é segurá-lo com a palma da mão e acariciar-lhe suavemente a cabeça e a nuca. Nunca o agarre pelo lombo, é por onde os predadores atacam e não gostam nada.

Para o tornar mais sociável, pode incentivá-lo a sair da jaula. Tenha cuidado com os objetos à sua volta (cabos, sapatos, etc.) porque são roedores muito ativos e podem cair na tentação de mordê-los.

Jaula e acessórios

Como deve ser a jaula de um porquinho-da-Índia?

Para que a jaula seja confortável para eles, deve ter como medidas mínimas 80 cm de comprimento, 40 cm de largura e 40 cm de altura. No entanto, lembre-se que são medidas mínimas, se puder permitir-se uma jaula maior, o seu porquinho-da-Índia ficar-lhe-á eternamente grato.

loading

Dentro da jaula para porquinhos-da-Índia deve ter um recipiente específico para o feno, um bebedouro de cerca de 500 cc e um comedouro.

loading

Gostam de estar escondidos, pelo que o ideal é que tenham uma caixinha de madeira ou refúgio onde o possa fazer.E, para os períodos de brincadeira, pode incluir brinquedos para roedores especialmente concebidos para eles, já que não queremos que lhes causem danos.

loading

Onde colocar a jaula de um porquinho-da-Índia?

A jaula do seu porquinho-da-Índia deve estar afastada de correntes de ar e da luz solar direta.

Leito e limpeza

Como limpar a jaula de um porquinho-da-Índia?

Para a base da jaula, o melhor é utilizar leitos biológicos como o vegetal ou a apara, são mais limpos porque levantam pouco pó. A palha, embora pareça um elemento natural, costuma levar muitos pesticidas e faz-lhe muito mal.

Para acrescentar um elemento extra de higiene, também pode utilizar desodorizante para pequenos animais de estimação. Ajudará a neutralizar o odor.

Limpe o seu comedouro e bebedouro diariamente e mude a base vegetal dia sim, dia não. A limpeza completa da jaula deve ser feita uma vez por semana, esfregando as varetas com água quente e sabão neutro. Um tabuleiro higiénico também pode ser uma opção tanto para o interior da jaula como quando sair para explorar a casa.

loading

Como manter a higiene de um porquinho-da-Índia?

O leito, quer seja de madeira, papel ou milho, deve ser mudado conforme a necessidade, mantendo a jaula asseada para que as patas não sofram danos por humidade ou excesso de sujidade. Saiba com que regularidade se dá o crescimento das unhas e a limpeza das orelhas. Não é recomendável dar banho com frequência a um porquinho-da-Índia, mas se o fizer, deve secá-lo bem, para evitar possíveis problemas respiratórios. Além de lhe dar uma agradável escovagem.

loading

Como manter o pelo de um porquinho-da-Índia?

Escove o pelo do seu porquinho-da-Índia sempre que possa e dê-lhe malte para evitar que se formem bolas de pelo no estômago, sobretudo se tiver o pelo comprido.

Alimentação

O que comem os porquinhos-da-Índia?

Os porquinhos-da-Índia precisam de uma alimentação completa que cubra todas as suas necessidades, com elevado teor em fibra. Também é ideal proporcionar-lhes feno de boa qualidade, ração seca e alimentos frescos.

No que toca a comida fresca que podem ingerir: morangos, maçãs, bananas, peras, uvas, kiwis, melão, cenouras, beterrabas, pepinos, pimentos verdes, aipos, chicórias, endívias e ervilhas. Mas lembre-se de que devem ter sempre feno na sua dieta diária.

De vez em quando pode oferecer-lhe alfafa ou ramos de macieira e adoram até mesmo algum snack! Também será benéfico dar-lhes uma pedra de cálcio que aporte minerais e oligoelementos para a saúde dos dentes e ossos do seu animal de estimação.

No que toca a comida fresca que podem ingerir: morangos, maçãs, bananas, peras, uvas, kiwis, melão, cenouras, beterrabas, pepinos, pimentos verdes, aipos, chicórias, endívias e ervilhas. Mas lembre-se de que devem ter sempre feno na sua dieta diária.

Necessidades

Quais os suplementos de que necessita?

Por último, aproveitamos para lembrar-lhe uma série de artigos que deve adquirir antes que chegue a casa, para facilitar a sua adaptação ao novo lar:

Chegada a casa (artigos básicos)

  • Ração alimentar
  • Feno
  • Comedouro
  • Bebedouro
  • Recipiente do feno
  • Leito higiénico
  • Brinquedos
  • Alfafa

Cuidados da saúde

  • Ração alimentar de qualidade
  • Inseticida anti-ácaros
  • Suplementos vitamínicos
  • Pedras de sais minerais

Diversão

  • Brinquedo (de corda, madeira, etc.)
  • Snack em forma de barrinhas
  • Snack de fruta e verduras
  • Roda de feno
  • Casinha de madeira
  • Arnês e correia
  • Bola transparente

Higiene

  • Madeiras para os dentes
  • Corta-unhas
  • Água-de-colónia/Desodorizante
  • Champô
  • Escova, cardadeira e pente para o pelo
  • Cantoneira higiénica

Para que não se esqueça de nada, temos o kit completo de boas-vindas. Além disso, reunimos tudo o que é necessário nesta imagem para proporcionar os cuidados adequados ao seu porquinho-da-Índia. Pode transferir a imagem e partilhá-la com os seus amigos.

Porquinhos-da-Índia, os seus cuidados e necessidades imagem

Lembre-se de que nas nossas lojas Kiwoko e em Kiwoko.pt, encontrará tudo o que precisa para o seu porquinho-da-Índia. Além disso, uma equipa de especialistas irá aconselhá-lo para resolver todas as dúvidas que tiver acerca deste simpático roedor.




Etiquetas: