Chinchilas, os seus cuidados e necessidades

Hoje apresentamos-lhe as chinchilas domésticasroedores híbridos de duas espécies selvagens (Chinchilla lanígera e Chinchila Chinchilla). As chinchilas domésticas são uma excelente opção como animal de estimação, uma vez que são roedores bastante pacíficos e muito pouco agressivos. De seguida contamos-lhe alguns detalhes sobre as chinchilas, para as conhecer um pouco mais a fundo:

Nome científico: Chinchilla lanigera, Chinchilla Chinchilla.
Origem: sul dos Andes.
Esperança média de vida: 10 - 20 anos.
Peso: 600 - 800 g.

Recomendações para o cuidado das chinchilas

Para dar as boas-vindas à sua amiga, damos-lhe uma série de conselhos e recomendações. Se os seguir, o convívio com a sua chinchila será feliz e frutífero durante muitos anos.

Como é o comportamento das chinchilas?

As chinchilas são animais de estimação muito sociáveis, sobretudo quando ganham confiança, e gostam de viver em comunidade. Irá surpreender-lhe a sua inteligência e a rapidez com que o reconhece como amigo; a sua forma de demonstrar como se sente é mediante chiados e pequenos bocadinhos de carinho. Como são muito gulosas, tê-las-á na palma da sua mão se lhes oferecer recompensas e guloseimas. No entanto, cuidado com os estranhos! Não gostam de ser manipuladas por qualquer pessoa, e nesses casos ficam muito nervosas e soltam muito pelo devido ao stress. Tente evitar este tipo de situações. Tenha em conta que são animais noturnos com tendência para serem mais ativos durante a noite.

Jaula e acessórios

Como deve ser a jaula de uma chinchila?

Para que a jaula seja cómoda para ela, deve ter como medidas mínimas 70 cm de comprimento, 40 cm de largura e 65 cm de altura com diferentes alturas, se possível. No entanto, lembre-se que são medidas mínimas, se puder permitir-se uma jaula maior, a sua chinchila ficar-lhe-á eternamente grata. Gostam de viver acompanhadas, por isso se decidir ter mais de uma tenha em conta que a jaula, quanto mais ampla for, melhor.

loading

Dentro da jaula para chinchilas coloque um recipiente específico para o feno, um bebedouro de cerca de 500 cc e um comedouro de cerâmica. E, para os períodos de brincadeira, pode incluir brinquedos e cordas concebidos para elas.

Onde colocar a jaula de uma chinchila?

Escolha um lugar afastado de correntes de ar e seco. Procure que a sua jaula esteja num sítio o mais protegido possível das oscilações de temperatura, já que são bastante sensíveis aos golpes de calor.

Leito e limpeza

Como limpar a jaula de uma chinchila?

Para manter a base da jaula limpa, o melhor é utilizar leitos biológicos como o vegetal ou a apara, porque levantam pouco pó.

Limpe o seu comedouro e bebedouro todos os dias e mude a base vegetal dia sim, dia não. A limpeza completa da jaula deve ser feita uma vez por semana, esfregando as varetas com água quente e sabão neutro.

loading

Como manter o pelo de uma chinchila?

As chinchilas têm mais de 50 pelos enraizados em cada folículo piloso. Nesta circunstância especial serve-lhes como defesa, um recurso herdado das chinchilas selvagens, que quando se veem atacadas por um predador soltam muito pelo, estes introduzem-se no focinho do animal atacante, fazendo-o espirrar e dando vantagem à chinchila, para que possa fugir e esconder-se. No caso da chinchila doméstica, só soltará muito pelo se se assustar ou se a acariciar demasiado. Não gostam nada de água, por isso, para manter o pelo da chinchila, convém proporcionar-lhe na sua jaula uma bandeja com areia fina para que tome banhos de areia a seco. Isto é algo que adoram e é bom para deixar o seu pelo reluzente.

loading

Alimentação

O que comem as chinchilas?

As chinchilas são animais herbívoros e necessitam de uma alimentação que abarque todas as suas necessidades. Com 25 g de ração diária terão alimento suficiente, gostam de vegetais com fibra, mas evite os que têm muito teor de água como a alface. Também é ideal proporcionar-lhes alfafa de boa qualidade, porque adoram.

loading

Necessidades

Quais os suplementos de que necessita?

Por último, aproveitamos para lembrar-lhe uma série de artigos que deve adquirir antes que chegue a casa, para facilitar a sua adaptação ao novo lar:

Chegada a casa (artigos básicos)

Cuidados da saúde

  • Ração alimentar de qualidade
  • Inseticida anti-ácaros
  • Suplementos vitamínicos
  • Pedras de cálcio

Diversão

  • Brinquedo (de corda, madeira, etc.)
  • Snack em forma de barrinhas
  • Snack de fruta e verduras

Higiene

  • Madeiras para os dentes
  • Corta-unhas
  • Água-de-colónia/Desodorizante
  • Cantoneira higiénica
O que precisa a minha chinchila?

Para que não se esqueça de nada, reunimos tudo aquilo que é necessário para dar as boas-vindas à sua chinchila nesta imagem que pode descarregar e partilhar com os amigos. E lembre-se que qualquer coisa que precise para o cuidado e a alimentação da sua chinchila pode encontrar nas nossas lojas Kiwoko ou no nosso website.


Etiquetas:
,