O seu animal de estimação tem depressão pós-férias?

Foi de férias com o seu animal de estimação? Ótimo! Há cada vez mais locais onde são aceites animais bem comportados e, se foi esse o seu caso, tenho a certeza de que adorou levá-lo consigo e ter podido desfrutar do seu tempo livre com ele.

Também pode ter escolhido outro plano para as férias do seu melhor amigo, como ficar num centro de dia para animais de estimação ou em casa de um familiar.

Quer o seu cão ou gato tenha estado fora ou tenha ficado em casa de outra pessoa, o regresso a casa pode ser traumático - tal como acontece com as crianças e os adultos quando as férias acabam! E como poderia não ser? Depois de várias semanas a brincar na praia, no campo ou simplesmente longe do seu habitat habitual, o desconforto do regresso à rotina pode durar alguns dias, o que é perfeitamente normal.

Neste artigo, vamos dizer-lhe quais são as causas e os sintomas da depressão pós-férias no seu animal de estimação, bem como dicas para o ajudar a regressar à sua rotina. Continue a ler!

Causas da depressão pós-férias nos animais de estimação

Algumas das causas mais comuns da depressão pós-férias no seu animal de estimação são:

  1. Mudanças na rotina: Enquanto está de férias com o seu animal de estimação, ele fica mais habituado a estar consigo, e também gosta de atividades diferentes das que normalmente faz. O regresso à rotina pode ser desconcertante para ele, o que pode levar ao stress ou à depressão pós-férias.
  2. Diminuição de estímulos: Quando o seu animal de estimação visita novos locais, é comum que tenha mais oportunidades para explorar novos locais e fazer outras atividades. O problema surge quando regressa a casa, pois a falta de estímulo pode causar depressão e tédio.
  3. Separação dos donos: Se passou muito tempo com o seu animal de estimação durante o verão, ele pode sentir-se deprimido quando regressa ao trabalho ou à rotina.

Sinais de que o seu animal de estimação está a sofrer de depressão pós-férias

Ladrar ou miar incessantemente

O seu cão ladra mais? Se ele ladra quando sai ou chega a casa, ou quando está sentado a tentar relaxar depois de um longo dia, a mensagem que ele está a tentar enviar-lhe é: "Quero atenção e preciso de libertar alguma energia". Os gatos, por outro lado, expressam frequentemente o seu desconforto através de miados persistentes.

Destroços em casa

Se notar que o seu cão ou gato se comporta de forma diferente, fazendo as necessidades onde não deve, cavando no lixo quando não está por perto ou roendo os seus sapatos novos, isso significa que o seu animal de estimação pode estar stressado ou ansioso e não está a receber a atenção e o exercício de que necessita.

Dê-lhe passeios mais longos e mais mimos quando estiver em casa!

Lentidão e letargia nos seus movimentos

Se tiver de lutar com ele para sair ou comer, isso pode ser um problema de stress pós-férias. Tal como os humanos, os animais de estimação precisam de tempo e de alguma disciplina para voltarem a uma rotina após alguns dias de ausência. Além disso, poderá notar que a sua vontade de brincar diminui ou que mostram menos interesse nas atividades de que costumavam gostar. É muito importante que dedique tempo às suas brincadeiras e atividades favoritas.

O que pode fazer para ajudar o seu animal de estimação a regressar a uma rotina?

  • Estabelecer uma rotina: Voltar a uma rotina diária pode ajudar o seu animal de estimação a sentir-se mais confiante e a voltar ao seu comportamento habitual. Estabeleça horários para as refeições, passeios e brincadeiras.
  • Estimule-o: Uma boa forma de estimular o seu animal de estimação, tanto física como intelectualmente, é através de brinquedos. Quando não estiver ninguém em casa, pode dar ao seu cão brinquedos interativos. No caso do seu felino, pode dar-lhe brinquedos para gatos para que ele não se aborreça enquanto estiver fora de casa.
loading
  • Restabelece padrões alimentares: Tal como a maioria das pessoas, os animais de estimação tendem a exagerar durante as férias e é importante restabelecer a sua antiga rotina alimentar saudável para evitar problemas graves, como o excesso de peso. Dê ao seu amigo peludo a comida de que ele mais gosta, como a ração para cães que se adapta às suas necessidades e, para os felinos, uma boa opção é a comida húmida para gatos.
loading
  • Passeios mais longos: Por fim, deve voltar a fazer os passeios que fazia antes das férias para manter o seu bem-estar e ajudá-lo a recuperar o seu peso.
loading

Sabemos que o regresso às aulas nunca foi fácil e temos de dar aos nossos animais de estimação todo o cuidado e paciência de que necessitam para lidar com a depressão pós-férias!

Se quiser mais dicas sobre como aproveitar o verão com o seu animal de estimação, recomendamos que dê uma vista de olhos aos seguintes artigos:

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt