Preparar as boas-vindas para um animal de estimação num lar onde existem crianças

Se tiver filhos, é muito provável que lhe tenham feito a pergunta típica: "Podemos ter um animal de estimação?" e que tenha ficado a pensar no que responder. No artigo de hoje vamos ajudá-lo a responder a esta pergunta recorrente e saberá preparar o acolhimento de um animal de estimação numa casa onde vivem crianças.

Numerosos estudos têm demonstrado que as crianças que convivem com animais de estimação em casa têm um maior sentido de responsabilidade, empatia e sentem-se mais acompanhadas.

Mas adotar um animal de estimação numa unidade familiar é uma grande responsabilidade e uma decisão que precisa de ser considerada de antemão. Reunir o máximo de informação possível sobre o assunto é sempre positivo para evitar a adoção compulsiva para agradar às crianças.

De seguida, depois de ter pensado no que implica um animal: responsabilidade, tempo e dinheiro, e se tem a maturidade, o tempo livre e as finanças para adotar um animal de estimação, precisa de seguir com os preparativos.

Como integrar um animal de estimação em casa quando há crianças

Uma vez tomada a decisão de integrar um animal de estimação na família, é necessária uma preparação básica para que todos os membros da família se habituem a ele. 

Introduzir um animal de estimação em casa quando há crianças pequenas é complicado, pois as crianças têm idade suficiente para interagir com eles, mas não são suficientemente maduras para saber como interagir com eles sem os perturbar ou magoar. 

Falar com os seus filhos sobre os cuidados necessários, revezar-se (se tiverem idade suficiente para cuidar deles) e encontrar um lugar para o animal de estimação em casa são alguns dos passos fundamentais antes de trazer o novo membro da família. 

Os primeiros dias em casa com um animal de estimação com crianças pequenas

Nos primeiros dias, é aconselhável que os seus filhos não tenham livre acesso à área onde o animal de estimação estará localizado e que os primeiros contactos sejam sempre supervisionados e limitados. 

Quando se conhecem e se sentem confortáveis, podem começar a interagir mais (por exemplo, brincar) para que as crianças aprendam os limites de como tratar o seu animal de estimação. 

A educação e a supervisão são essenciais

Depois de a criança e o animal de estimação se terem habituado a estar um com o outro, será criada uma ligação muito especial entre os dois. 

Mesmo assim, é importante estar presente durante as interações (especialmente se o seu filho for pequeno), pois movimentos bruscos ou ruídos altos podem assustar o animal e causar-lhe uma reação inesperada. 

É também importante ensinar os seus filhos a não perturbar os animais de estimação enquanto dormem, comem e a ajudá-lo com os cuidados diários.

Os melhores animais de estimação para ter em casas com crianças 

Ao contrário da crença popular, um animal de estimação pequeno nem sempre é aconselhável para uma criança pequena. 

Por vezes, os animais maiores, como os Golden Retrievers, lidam melhor com a interação com crianças, uma vez que são mais calmos e mais pacientes do que os cães de raças pequenas. 

A partir de uma certa idade, o seu filho pode até ser capaz de cuidar do seu animal de estimação (sempre sob a sua supervisão). 

Animais de estimação fáceis de cuidar por crianças

Os animais de estimação mais pequenos são frequentemente preferidos por famílias que têm um espaço limitado em casa, mas querem que os seus filhos experimentem a posse de animais de estimação.

Como regra geral, estes tipos de animais de estimação, roedores por exemplo, requerem cuidados mais simples e não exigem tanto tempo como cães e gatos, com viagens à rua, visitas ao veterinário, etc.

Embora já tenhamos analisado qual é o animal de estimação mais adequado para crianças, podemos fazer um breve resumo dos animais de estimação mais populares:

Hamsters ou coelhos

Além de exigirem pouco espaço, estes animais de estimação vivem principalmente nas suas jaulas e a sua natureza lúdica torna-os perfeitos para viverem com crianças. 

No entanto, os coelhos precisam de mais exercício do que os hamsters e, portanto, precisam de passar mais tempo fora da sua jaula.  Não perca a nossa secção de Conselhos para roedores recém-chegados, onde encontrará toda a informação de que necessita para lhe dar os cuidados que eles merecem.

loading

Papagaios ou canários

No caso de papagaios ou canários, a interação com os seus proprietários será menor, mas são também excelentes companheiros para os seus filhos. Descubra mais sobre todas as diferentes famílias de pássaros domésticos no nosso blogue.

loading

Peixes

São os mais procurados pelas famílias que têm pouco tempo ou que não estão frequentemente em casa.  Ter peixes e criar um micro ecossistema é excitante. Se estiver interessado, visite a nossa secção "O seu primeiro aquário".

loading

Cães e gatos

Os cães e o gatos são os animais de estimação mais sociáveis, mas exigem a maior atenção e cuidado. Dos dois, os gatos são os mais independentes porque não precisam que os humanos saiam de casa para se aliviarem. Mas eles têm outras necessidades.

Antes de escolher um animal, é importante que a criança tenha idade suficiente para brincar e compreender o que é um animal de estimação, como cuidar dele e como cumprir as suas responsabilidades como cuidador.

Definitivamente, a chegada de um animal de estimação a uma casa muda a vida de todos os membros da família, especialmente dos mais jovens. A ligação que se estabelece entre o animal de estimação e as crianças é inquebrável e será algo que elas se lembrarão para o resto das suas vidas.

loading

Se tiver alguma dúvida, os nossos especialistas da loja Kiwoko terão todo o prazer em aconselhá-lo. E se for claro sobre o que precisa para o seu animal de estimação, pode encomendar online em Kiwoko.pt

Etiquetas: