Como habituar o seu cão a dormir na cama nova?

Pode pensar que o seu cãoficará feliz e agradecido quando lhe der uma cama nova, mas nem sempre é esse o caso!

Se o seu cão está habituado a dormir na sua cama ou simplesmente não gosta da cama dele, é provável que tenha dificuldade em fazê-lo dormir na sua cama e, por muito que tente, ele acabará por se levantar e dormir consigo.

No artigo de hoje, dizemos-lhe como habituar o seu cão a dormir na sua nova cama. Continue a ler!

Porque é que o meu cão não dorme na sua própria cama?

A relutância do seu cão em dormir na cama nova pode ter várias causas, por isso é importante identificar porque é que o seu cão não quer dormir na cama para resolver o problema.

Algumas das razões mais comuns são:

Falta de hábito

Se o seu cão está muito habituado a dormir consigo na sua cama, pode ser difícil quebrar esse hábito e levá-lo a dormir na sua nova cama. Há duas razões para isso:

  1. Os cães são criaturas de hábitos e as mudanças de rotina são difíceis para eles no início, por isso é importante ensiná-los a usar a nova cama.
  2. Os nossos amigos peludos gostam de dormir connosco porque são animais sociais por natureza. Por outro lado, o seu instinto protetor faz com que não se queiram separar de nós. Também gosta de procurar o nosso calor, de se sentir protegido e de nos mostrar o seu amor.

Por isso, se o seu cão não está habituado a dormir na cama dele e, de repente, lhe apresenta uma cama nova, é provável que ele a rejeite.

Cama inadequada

Se o seu cão não gostar da nova cama por ser desconfortável ou por outras razões, provavelmente não vai querer dormir nela. Alguns cães têm preferências específicas em termos de cama, como o tipo, a textura ou o tamanho, e se a nova cama não corresponder a essas expectativas, não vai querer dormir nela. Por exemplo, se a cama for fria no inverno, pode rejeitá-la e procurar um local mais quente.

loading

Associações negativas

Os cães associam frequentemente objetos a experiências negativas. Se o seu amigo já teve uma experiência desagradável, como gritarem com ele na cama dele ou perto da cama dele, é provável que ele a associe a algo desagradável, o que fará com que seja difícil para ele passar algum tempo nela.

Por razões de saúde

Uma mudança súbita nos hábitos de sono do seu cão ou uma cama que não esteja adaptada à condição física do seu cão pode fazer com que ele tenha relutância em aceitar a nova cama. Se o seu cão sofre de artrose ou de outra doença que afete os músculos ou as articulações, deve ser-lhe colocada uma cama ortopédica para cães adaptada às suas necessidades para que se sinta mais confortável e se habitue a dormir na nova cama.

loading

Porque é que é importante que o cão durma na sua própria cama?

A importância de ter uma cama de cão adequada é crucial para o bem-estar dos nossos amigos peludos. Também é muito importante que o seu cão tenha o seu próprio lugar de descanso, por isso, habituá-lo a dormir na sua nova cama vai trazer-lhe mais benefícios. Alguns deles são:

  • Dar ao seu cão a sua própria cama vai ajudá-lo a sentir-se seguro. Se colocar a cama do seu amigo num local onde ele a possa ver, onde seja facilmente acessível e confortável, ele terá o seu próprio espaço onde pode descansar ou simplesmente relaxar.
  • Ao encorajar o seu cão a dormir na sua nova cama, estará a ajudá-lo a desenvolver um hábito muito saudável e a habituá-lo a uma rotina de sono muito importante para o seu bem-estar físico e mental.
  • Se se habituar à sua nova cama, não procurará locais inadequados na casa para descansar, o que também reduz a desarrumação e o risco de danificar os seus móveis na tentativa de se abrigar.

Por conseguinte, é muito importante habituar o seu cão a dormir na nova cama, não só para lhe dar o seu próprio espaço para dormir, mas também para incentivar bons hábitos de sono e reduzir os comportamentos indesejáveis.

Como convencer o seu cão a dormir na sua nova cama

Antes de mais, tem de ser muito claro sobre uma coisa: ser coerente e pensar onde o seu cão deve dormir. Não o pode confundir e deixá-lo dormir na sua cama num dia e noutro não.

Depois de ter decidido que o lugar de repouso do seu cão será a cama que escolheu, com um pouco de tempo e esforço pode fazer com que ele comece a gostar da sua nova cama.

Eis as chaves para conseguir que o seu cão durma na nova cama:

  1. Escolher a localização da cama
  2. Introduza-a gradualmente
  3. Torne-a mais atrativa
  4. Estabelecer uma rotina

Escolha bem a localização para a cama

O local que escolher para a sua cama deve ser um canto sossegado da casa. O seu cão vai querer dormir num local sem correntes de ar e onde se sinta seguro.

  • Se é a primeira vez que está a instalar uma cama para o seu cão, pode serporque ele é um cachorro. Supervisione o seu cão e veja onde ele gosta de se deitar - a maioria dos cães tem um sítio preferido na casa onde se podem enroscar. Desde que esse espaço seja utilizável, é perfeito.
  • Se estiver a substituir uma cama antiga, basta colocá-la no mesmo sítio que a antiga.
loading

Introduza a cama gradualmente

A introdução gradual é importante para que o seu cão durma na nova cama. Depois de ter escolhido um local para colocar a cama, deixe o seu cão explorá-la pouco a pouco. Deixe-o cheirá-la, inspecioná-la e entrar e sair dela ao seu próprio ritmo, para que se habitue mais rapidamente à nova cama.

Muito importante: não obrigue o seu cão a deitar-se ou a ficar na cama nova, porque assim ele associará a cama a algo negativo e será muito mais difícil habituá-lo a ela.

Torne-a mais atrativa

Se o seu cão não gostar da cama nova, pode serporque não gosta dos novos cheiros. Um bom truque pode ser esfregar a cama com as suas mãos ou mesmo colocar uma das suas camisas por cima. A ideia é ver se o seu cheiro consegue atrair o seu cão para se deitar no novo colchão. Se funcionar, não se esqueça de o felicitar e de lhe oferecer um snack para cães.

O seu cheiro pode não ser suficiente para convencer o seu fiel amigo a experimentar a nova cama, por isso use uma das mantas do seu cão para cobrir a parte de cima da cama. Isto deverá resolver o problema, pois a cama passará a cheirar exatamente como ele.

loading

Estabeleça uma rotina

Seja muito paciente, porque mesmo que tenha feito o seu melhor para que a sua nova cama lhe sirva, pode demorar algum tempo até que ela adormeça nela. Por isso, tenha calma e recompense-o sempre que ele o fizer, até ele se esquecer que é uma cama nova.

Quando ele começar a habituar-se à nova cama, deve estabelecer uma rotina para que ele associe a cama ao descanso.

Lembre-se de utilizar o reforço positivo durante todo o processo de fazer com que o seu cão durma na cama nova, para que ele associe a cama nova a uma experiência agradável. Como já foi referido, deve recompensar o seu cão com uma guloseima e elogiá-lo sempre que ele subir para a cama nova ou for dormir nela.

Em suma, ensinar o seu cão a habituar-se a dormir na sua nova cama pode ser um processo que requer tempo e paciência, mas, como mencionado, irá ajudar o seu amigo peludo de muitas formas, proporcionando-lhe uma boa rotina de sono e ajudando-o a manter-se saudável e feliz.

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas: