Devo deixar o meu cão dormir no meu quarto?

Acaba de chegar um novo amigo ao seu lar? Parabéns! É possível que toda a sua dinâmica familiar tenha ficado virada do avesso. É normal, os primeiros dias de convívio com um cão em casa são vividos muito intensamente, e um dos primeiros aspetos que convém decidir é onde irá dormir o cão. Nesta publicação queremos ajudá-lo com esta tarefa.

Onde deve dormir o seu cão?

O mais importante é que tanto o cão como o resto da família estejam cómodos e conformes com a escolha do lugar. Para tal, o ideal é pensar no assunto antes da sua chegada mas, se não houver tempo para isso, será preciso avaliar as suas necessidades no local. Por exemplo: procure informações sobre a sua raça já que existem algumas que são mais dependentes que outras e assim saberá se o cão irá exigir estar mais junto de si ou se necessitará de mais independência.

Os cães no geral são muito carinhosos e gostam de estar muito próximos dos seus donos, mas se nada mais chegar estabelecer algumas normas, será muito mais fácil para ele se adaptar-se ao seu novo lar.

Ou seja, não convém mimá-lo em demasia e permitir tudo durante os primeiros dias se mais adiante vai proibir o que hoje lhe está a deixar fazer. Desta forma a única coisa que conseguirá é confundi-lo.

Conselhos para escolher onde deve dormir o seu cão

  1. Se a casa for pequena, procure um recanto para ele. Os cães também precisam de ter os seus momentos de privacidade e, por vezes, gostam de se retirar para um sítio onde ninguém os incomode. Deve ponderar se quer que este sítio seja no quarto de algum membro da família ou numa zona comum. Depois de decidir, não mude de ideias, porque é nas mudanças que começam os problemas.
  2. Caso se trate de um cachorro muito pequeno, se puder mantenha-o junto a si nas primeiras noites mas, quando crescer um pouco, o melhor é procurar um espaço na casa para o ele.
  3. Se nos primeiros dias ou semanas chorar durante a noite, é totalmente normal e terá de ser forte para não ceder. Deste modo, irá habituar-se à ideia de que cada um tem o seu próprio espaço.
  4. Escolha uma cama para o seu cão em função do tamanho do mesmo. Se se tratar de um cachorro, evite materiais que possa mordiscar e despedaçar.
  5. Se a casa tiver jardim, nas estações quentes pode instalar uma casota para cães, isto dar-lhe-á independência e segurança. Procure mantê-la limpa, com uma cómoda cama para cães, uma mantita e algum brinquedo.

Estes são os nossos conselhos mas, se o seu dilema realmente residir em deixar o seu cão entrar no quarto para dormir, deve ter em conta que pode haver alguns fatores que façam com que acorde durante a noite:

  • É possível que o cão ressone muito alto, tenha flatulências ou sofra de incontinência.
  • É possível que se levante várias vezes ao longo da noite para dar passeios pela casa ou para beber.
  • É possível que simplesmente haja noites nas quais não lhe apeteça partilhar o quarto com o seu cão.

loading

Por motivos como estes, deve procurar um espaço próprio para o seu cão. Também se estiver a ponderar deixar o seu cão dormir na sua cama, lembramos-lhe que, nas nossas lojas Kiwoko e no Kiwoko.pt, pode encontrar tudo aquilo de que necessita para o conforto e o relaxamento do seu cão. Venha visitar-nos!