Guia para acolher um animal de estimação adotado

O seu animal de estimação acabou de chegar a casa? Os primeiros dias em casa são sempre especiais e críticos para um animal (especialmente para aqueles que estiveram num abrigo ou tiveram más experiências). O seu cão ou gato pode ficar confuso sobre onde está ou o que esperar da sua família.

Idealmente, você e a sua família devem trabalhar em equipa para que o novo membro se sinta confortável e se adapte o mais rapidamente possível. Está um pouco perdido? Não se preocupe, neste artigo vamos orientá-lo sobre como agir durante os primeiros dias com um animal de estimação em casa.

Preparativos antes da chegada do seu animal de estimação

Há algumas coisas que pode ter prontas antes de o animal chegar a casa. Tome nota para não se esquecer de nada:

  • Adquira tudo o que precisa de acordo com as necessidades específicas do seu novo animal de estimação: trela, coleira, caixa de areia, cama, tigelas de comida, snacks, brinquedos, etc.
  • Verifique se não há nada de perigoso na casa que possa pôr em risco o seu animal de estimação. Por exemplo, um fio que possa ser roído, um buraco por onde ele possa escapar ou uma planta tóxica para o seu animal de estimação. Verifique todos os cantos antes de ele chegar!
  • Escolha o local onde vai colocar a cama, o comedouro, o bebedouro, a caixa de areia, etc. E não o desloque demasiado!
  • Estabeleça uma rotina para os intervalos, passeios e refeições e, na medida do possível, não altere demasiado estes horários. Assim, desde o início, estabeleça um horário que irá cumprir.
  • Em seguida, crie um horário com as tarefas a realizar por cada membro da família.

Acessórios básicos para a chegada do seu cão adotado

loading

Acessórios básicos para a chegada do seu gato adotado

loading

O primeiro dia de um animal de estimação adotado em casa

Os primeiros dias devem ser muito calmos, para que a sua adaptação seja o mais fácil possível. Por isso, não planeie fazer uma festa de boas-vindas ou algo do género e limite as visitas para que o seu novo animal de estimação não se sinta sobrecarregado. Agora, vamos por partes:

  • Terá de visitar o veterinário para fazer um check-up e garantir que o seu novo animal de estimação é saudável. Terá de ser vacinado, desparasitado, se necessário, e microchipado, se ainda não o tiver.
  • Quando chegar a casa, deixe o seu animal de estimação passear pela casa para cheirar e explorar. Como já avisámos, para o manter sob controlo, caso ele se aproxime de escadas perigosas ou de algum sítio onde possa cair ou fugir, pode mantê-lo preso por uma trela.
  • Mostre ao seu novo animal de estimação onde ele tem as suas coisas: a sua cama, as suas tigelas de comida e a área onde ele precisa de fazer as suas necessidades.
  • Se a sua família for grande, é melhor fazer as apresentações um de cada vez para que o novo animal de estimação não fique sobrecarregado. Deixe-o aproximar-se de si primeiro e cheirá-lo. Pode ser útil oferecer-lhe alguns petiscos para que ele associe todos os membros da família a coisas boas (a comida nunca falha!).
  • Não é adequado abraçar, beijar, segurar ou dar palmadinhas no topo da cabeça durante a apresentação inicial (estas coisas podem assustar alguns animais).
  • Se já tiver um cão ou um gato em casa, terá de o apresentar. No caso dos cães, o melhor é fazê-lo no exterior, mantendo-os sem trela e sem tensão, comida ou brinquedos à sua volta. E não os deixe sozinhos até ter a certeza absoluta de que não há qualquer possibilidade de conflito.
  • No caso dos gatos, a introdução deve ser feita dentro de casa, dando-lhes o seu próprio espaço e tempo e evitando o contacto no início. Os primeiros encontros devem ser breves e sempre sob supervisão.

Regras e rotinas para as semanas seguintes

Antes de planear os passeios, é necessário conhecer o comportamento do seu novo animal de estimação, de modo a poder prever como ele reagirá a diferentes estímulos.

  • Leve o seu cão a passear regularmente. O seu novo amigo precisa de aprender as regras da casa. Estabeleça uma rotina de passeios numa área que lhe seja familiar e evite interações com outros cães e pessoas durante os primeiros dias até ver que o seu cão se sente confortável.
  • Brincar. Será mais confortável para si se estabelecer rotinas de brincadeira com o seu cão ou gato. É uma boa forma de fazer exercício, criar laços e criar um hábito na vida do seu animal de estimação.
  • Tempo para relaxar. Também é importante que o seu novo animal de estimação se possa aclimatar ao novo ambiente - dê-lhe espaço!
  • Na hora de dormir, a cama deve estar inicialmente perto do seu quarto para que ele não se sinta sozinho.
  • É aconselhável consultar o seu veterinário sobre os alimentos e as quantidades recomendadas em função da raça, do tamanho, da idade e do nível de atividade do animal. Para lhe dar uma ideia, pode consultar a quantidade de comida diária para cães e a quantidade de comida diária para gatos nestas publicações.
  • Brinquedos para morder e arranhadores. É bom que o seu cão ou gato tenha este tipo de brinquedos (sobretudo quando fica sozinho), para que não se divirta a roer ou a arranhar os seus sapatos ou móveis.
  • Evite a ansiedade de separação. Saia por curtos períodos de tempo e volte várias vezes ao dia com muita calma (tente não fazer da partida um drama e da chegada uma festa).

Quanto tempo é necessário para que um cão adotado se adapte?

É muito difícil indicar um tempo específico, uma vez que dependerá da experiência do cão, da sua idade, etc. Mas não deve apressá-lo, nem obrigá-lo a fazer coisas que ele não quer. Deixe-o definir o tempo e ele adaptar-se-á gradualmente.

Especialmente para os cães ou gatos que passaram algum tempo num abrigo e tiveram experiências traumáticas anteriores, a mudança será mais abrupta. Por isso, este é um período vital para criar confiança, por isso, não chateie e aprenda a comunicar com o seu novo amigo.

Se a adaptação for um pouco mais difícil, pode utilizar difusores de feromonas. Estes ajudá-los-ão a ficar mais calmos e a sentirem-se seguros na sua nova casa.

loading

A adoção de um animal implica responsabilidade e esforço por parte de todos os membros do agregado familiar, bem como muitas alegrias e benefícios. Se ainda não deu esse passo, mas já pensa nisso há algum tempo, recomendamos que continue a ler os artigos seguintes:

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt