Porque é que os animais são bons companheiros para as crianças?

No mundo dos adultos, pode ser fácil perceber porque é que escolhemos partilhar a nossa vida com um companheiro peludo - para além da companhia, o amor e a energia que recebemos dos animais são infinitos. Mas nem imagina a quantidade de benefícios que os animais de estimação trazem às crianças! Quer saber porquê? Neste artigo contamos-lhe algumas razões que provam que a convivência entre animais e crianças é mais do que positiva.

Benefícios da convivência de animais com crianças

É fácil para as crianças ficarem entusiasmadas com a ideia de ter um animal de estimação, mas cabe aos pais garantir que a experiência é positiva e que os animais de estimação recebem os cuidados de que necessitam ao longo da vida. Se é pai ou mãe e ainda está a pensar nisso, aqui estão algumas das vantagens que os animais trazem durante a infância de uma criança.

Melhora a saúde

Os animais de estimação podem ajudar as crianças a lidar com uma vasta gama de doenças, como a depressão ou perturbações emocionais. Mas também são uma boa medicina preventiva para crianças saudáveis, ajudando-as a evitar o desenvolvimento de alergias e o aumento de peso.

Desenvolve valores éticos e morais

Os animais de estimação podem também ensinar às crianças valores como a empatia e a solidariedade. Após a introdução de animais nas suas vidas, as crianças demonstram mudanças de atitude, como um maior respeito pelos pais e um melhor desempenho escolar.

As crianças adquirem responsabilidades

Ajudar na limpeza e na alimentação ajuda as crianças a sentirem que são importantes para ajudar outro ser vivo a satisfazer as suas necessidades primárias.

Sentem-se acompanhados

Partilhar o amor e os cuidados de um animal de estimação cria um laço comum extra entre irmãos. Mas um animal de estimação peludo também pode ser o companheiro ideal para as crianças. Mimar um animal de estimação reduz o stress, a solidão e a ansiedade.

Promove o desenvolvimento de competências sociais

As crianças com animais de estimação apresentam melhor controlo dos impulsos, competências sociais e autoestima.

Por todas estas razões, na Kiwoko valorizamos a importância da convivência das crianças com os animais, mas também encorajamos a adoção responsável: um animal é um ser vivo, não um brinquedo.

Por esta razão, pedimos responsabilidade e reflexão antes de tomar a decisão de aumentar a família com um membro animal. Ter um animal de estimação implica paciência, tempo e esforço, mas uma vez compreendido, a recompensa de partilhar a vida e o amor que eles dão em troca valem bem a pena.Finalmente, não queríamos perder a oportunidade de mencionar os cães rafeiros que tendem a ocupar mais espaço nos abrigos de todo o país. Adotar pode ser uma experiência muito gratificante quando se sente que se está a dar uma segunda oportunidade a animais que podem ter tido muito azar.

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas:
,