Pinscher alemão: Conselhos, cuidados e características

Nome: Pinscher alemão
Origem: Alemanha
Esperança média de vida: 12-14 anos
Pelo: Curto, duro e liso
Altura:  45-55 cm
Peso:  14-20 kg
Temperamento: Forte, inteligente, dominante e ativo
Necessidades: Doses diária de exercício
Aptidão: Crianças, casas e desporto

Origem do Pinscher alemão

A raça Pinscher alemã é proveniente da Alemanha. Normalmente, neste país é conhecido como Pinscher standard, já que nesta zona são muito numerosos. Esta raça é precursora de muitas outras conhecidas a nível mundial, como o Pinscher miniatura ou o Dobermann

Deste modo, quando se cruzaram terriers pretos com Pinscher alemão surgiu o Rattenfanger, que atualmente é conhecido como Pinscher. Se aprofundar as origens do Pinscher, dará de caras com uma raça tão popular como é o Schnauzer

Esta raça diferencia-se principalmente pela pelagem. O Pinscher alemão encontra-se já em documentos desde o século XIV e tem registo em todas as organizações cinológicas internacionais que existem. 

Tipos de Pinscher alemão

Existem diferentes tipos de Pinscher, um deles é o Pinscher alemão, e dentro desta raça específica existem o Pinscher alemão mini e o Pinscher alemão médio ou grande

Cores

As cores pelas quais se caracteriza o cão Pinscher alemão são o preto, o tigrado e o castanho.  A cor de fogo, além do mais, destaca-se no focinho, na barriga, nas patas e no peito. Outras possíveis cores são o vermelho combinado com o castanho ou o vermelho veado.   

Carácter e comportamento do Pinscher alemão

Esta raça é conhecida por ter uma grande energia. São cães muito ativos que adoram passear e brincadeiras, principalmente ao ar livre, já que foram, tradicionalmente, cães de campo. O seu caráter é forte e são muito inteligentes, pelo que podem chegar a ser muito manipuladores. Igualmente, se não foram educados corretamente, é possível que sejam possessivos, tanto com os seus brinquedos como com as pessoas com quem convivem. Adoram a companhia e sentem-se tristes e aborrecidos quando estão sozinhos. 

Conselhos de treino e educação 

É importante educar um cão Pinscher alemão. Para isso, há que ter em conta que a atividade física é imprescindível. Deste modo, são os companheiros ideais dos desportistas. Para os relaxar, é importante convidá-los para realizarem atividades de farejo. O reforço que necessitam é positivo, pois não gostam de ser castigados.   

O cachorro do Pinscher alemão

O Pinscher alemão cachorro tem uma energia que transborda. Deste modo, brinca e corre o tempo todo. É importante socializá-los precocemente por serem muito dominadores. Se assim não for, podem tornar-se agressivos quando alcançam a idade adulta. 

Como alimentar um Pinscher alemão de acordo com a sua idade? 

Um cão Pinscher alemão não deve comer os mesmos alimentos quando é cachorro, adulto ou sénior. Por isso, é importante organizar a sua comida por etapas.  

Cachorro

Quando o Pinscher alemão é cachorro, tem que ser alimentado com uma ração especial que se adapte ao desenvolvimento do seu corpo.  Igualmente, existem patés especiais perfeitos para complementar os nutrientes essenciais para o fortalecimento do seu organismo. 

Adulto

Quando o Pinscher alemão alcança a idade adulta, tem a oportunidade de se alimentar com outros produtos que não são tão específicos como os mencionados anteriormente, Deste modo, pode consumir uma ração mais neutra e latas elaboradas a partir dos seus ingredientes favoritos. 

Sénior

Na etapa sénior, é recomendável optar por rações que que se centrem nos problemas físicos, como os renais. Desta forma, a sua saúde irá ser reforçada a partir dos alimentos que ingere.  

loading

Saúde do Pinscher alemão

O Pinscher alemão costuma ter uma saúde muito boa. Mas, possui algumas patologias congénitas. 

Patologias da saúde típicas desta raça

Uma das patologias mais frequentes e preocupantes do Pinscher alemão é a doença de von Willebrand. Afeta o sistema sanguíneo e provoca alterações na coagulação hematológica. É detetada quando aparece sangue nas gengivas, hemorragias nasais, hematomas sem razão aparente ou sangue na urina. Por outro lado, também são comuns a displasia da anca e as cataratas

Como prevenir as patologias anteriores

Para prevenir as patologias anteriormente referidas é necessário visitar o veterinário de maneira regular. Os check-ups devem incluir análises e radiografias para conhecer a evolução do seu organismo.  

Cuidados da raça

Os cuidados desta raça são muito simples:  

Pelo

O pelo desta raça de cão costuma ser curto, duro e liso. Caracteriza-se, além do mais, por ser brilhante e muito suave. Deve ser escovado de forma exaustiva todas as semanas para retirar o pelo morto.

Pele

Igualmente, a pele do Pinscher alemão há que tratá-la com mimo cada vez que se escove o seu pelo para não a danificar.  

Outros

No que diz respeito aos olhos e aos ouvidos, bastará recorrer ao veterinário de maneira frequente com o objetivo de assegurar que está tudo bem.  

loading

Adoção do Pinscher alemão

Se está à procura de um cão Pinscher alemão para adoção, procure numa das diferentes protetoras da sua região, um dos milhares de cães que estão à procura de uma família; pode ser que entre elas encontre um Pinscher alemão ou um rafeiro com características semelhantes.  Assim, lembre-se que é uma raça recomendável principalmente para pessoas ativas que possam assumir as suas necessidades de energia.

Independentemente do que decidir, na Kiwoko poderá conseguir todos os produtos para cães que precisa para o seu cuidado, ao melhor preço.  
loading
Etiquetas: