Leonberger: Conselhos, cuidados e características

Nome: Leonberger
Origem: Leonberg, Alemanha
Esperança média de vida: 8 a 9 anos
Pelo: Longo
Altura:  72 a 80 cm
Peso:  30 a 50 kg
Temperamento: Tranquilo
Necessidades: Treino e passeios
Aptidão: Famílias

Origem do Leonberger 

O Leonberger é uma raça de cão gigante que foi criada em 1840 com o objetivo de obter um cão que se parecesse com o escudo de leão da cidade de Leonberg; pelo menos esta é uma das teorias que existem acerca da sua origem. Sabe-se que este cão é um cruzamento de raças gigantes, particularmente do São Bernardo e Terranova, com um cruzamento por sua vez com o cão dos Pirenéus. Daí que o primeiro cão que existiu era de cor branca.  

Tipos de Leonberger 

Cores 

Os exemplares desta raça podem ser de cor dourada, vermelha, castanha, aleonado ou creme com combinações intermédias. Embora não exista um cão Leonberger totalmente preto, os padrões standard da raça requerem que tenha uma máscara preta e as pontas do pelo pretas.

Carácter e comportamento do Leonberger 

Leonberger e o seu temperamento fazem com que seja um cão muito fácil de cuidar. É tranquilo, dócil e fiel para com a sua família; é inteligente, mas requer treino. É muito doce, paciente e terno e dá-se bem com as crianças, quem gosta de proteger.  

Conselhos de treino e educação 

O cão Leonberger dá-se muito bem com outros animais domésticos e com as crianças: contudo, é possível que requeira treino prévio para tolerar as outras espécies e as crianças pequenas. Devido ao seu carácter, o mais aconselhável é treinar esta raça de cão com ordens dadas com suavidade, mas com firmeza.  

O cachorro de Leonberger 

O Leonberger bebé é um cão adorável e muito doce: é brincalhão e irrequieto, mas recebe bem as ordens de treino. Aprende rápido, mas necessita muito carinho se começar a ser treinado nesta idade. Os cachorros de Leonberger são tímidos, pelo que é importante uma adequada socialização para que aprendam a conviver com outros animais de estimação. 

Como alimentar um Leonberger de acordo com a sua idade? 

Cachorro 

Os cachorros de Leonberger devem ser alimentados com uma dieta adequada para crescerem saudáveis e desenvolverem os músculos ossos do corpo; a alimentação nesta idade também deve prevenir a obesidade e alguns problemas digestivos desta raça. Aos Leonberger bebés há que alimentá-los várias vezes ao dia de acordo com a idade: 

  • Três quatro porções ao dia, se tiver entre dois e seis meses de idade. 
  • Duas porções por dia, até cumprir um ano. 

Quando o cachorro alcança 90% do seu peso final, é o momento de trocar para a dieta de adultos

Adulto 

Os cães gigantes, como o Leonberger, contam com um grande apetite e requerem uma proporção específica de vitaminas minerais para a manutenção das articulações cartilagens. Esta raça de cão é propensa a sofrer problemas estomacais, pelo que é aconselhável alimentá-lo com várias porções por dia. É possível dar-lhe duas porções por dia, tendo em atenção a quantidade de comida que ingere e a velocidade com que o faz.  

Sénior 

O cão Leonberger é de raça gigante, pelo que começa a envelhecer aos seis anos aproximadamente. Para cobrir as necessidades alimentares de um cão sénior, é importante trocar a sua dieta quando envelhece; isto não significa apenas trocar de alimento, mas seguir um plano de nutrição específico com o qual se cumpra o seguinte: 

  • Redução da ingestão de gorduras 
  • Aumento das proteínas 
  • Aumento de vitaminas 
loading

Saúde do Leonberger 

Patologias de saúde típicas nesta raça 

O Leonberger tem uma esperança de vida menor que outros cães; costumam viver uma média de nove anos e, embora não estejam doentes, existem patologias típicas da raça. Podem padecer de displasia da anca, de cotovelo e problemas de visão hereditários. Também têm problemas estomacais como distensão torsão estomacal.  

Como prevenir as patologias anteriores 

O importante é que esta raça de cães continue a ter uma alimentação adequada que cuide e proteja as articulações e cartilagens; além de se exercitar uma vez por dia. Para evitar os problemas estomacais, a melhor opção é alimentá-lo com várias porções de comida por dia.  

loading

Cuidados da raça 

Pelo 

O cão Leonberger tem uma dupla camada de pelo. Conta com uma capa interna densa e suave, coberta com outra capa externa áspera, densa e longa. O pelo pode ondular ligeiramente, mas costuma estar bem preso ao corpo. 

Devido ao eu longo pelo, o Leonberger necessita de escovar o pelo no mínimo uma vez por semana para evitar nós. Na época de mudança de estação, aumentar a frequência da escovagem para eliminar o pelo morto. 

Pele 

Não é necessário dar banhos a esta raça de cães com muita frequência. Basta fazê-lo uma vez por mês e com um champô que não seja prejudicial para a sua pele.  

Outros 

É importante limpar os seus olhos e ouvidos com frequência para evitar infeções, também deve fazer exercício e dar longos passeios para o manter em forma e evitar a obesidade

loading

Adoção de um Leonberger 

Procurar um Leonberger para adoção é uma boa opção para quem procura um cão protetor, fiel e carinhoso. Podem adaptar-se e viver em apartamentos, mas o ideal é que se desenvolvam em espaços amplos. Se acredita que é o companheiro ideal deste tipo de raça, não hesite e verifique se há algum para adoção em protetoras ou canis; de certeza encontrará um montão de cães de todo o tipo para adoção, muitos deles rafeiros, entre os quais de certeza que algum se encaixará na perfeição consigo!  

Recorde-se que na Kiwoko.pt e nas lojas Kiwoko encontrará todos os produtos que necessita para o cuidado  e felicidade do seu melhor amigo. 
loading
Etiquetas: