Terranova: Conselhos, cuidados e características

Nome: Terranova
Origem: Ilha de Terra Nova
Esperança média de vida: De 8 a 10 anos
Pelo: Áspero e liso
Tamanho: Entre 63 e 69 cm
Altura:   71 cm nos machos e 65 cm nas fêmeas
Peso:  Entre 68 e 54 kg
Temperamento: Afável e gentil
Necessidades: Moderada necessidade de atenção e socialização e espaço exterior para fazer exercício, preferencialmente com acesso a água
Aptidão: Treino e pesca

Os cães da raça Terranova podem parecer intimidantes pelo seu tamanho, mas na realidade são bastante inteligentes e agradáveis, pelo que se lhe der a oportunidade, podem adaptar-se com facilidade à sua casa. 

Origem do Terranova

A origem desta raça de cães remonta à ilha de Terra Nova. São conhecidos pela sua habilidade para fazer resgates no mar. Não se sabe quais são os seus antepassados, mas segundo acredita-se que estão relacionados com os cães da Montanha dos Pirenéus, os quais eram caracterizados por ajudar os pescadores da zona.

Durante o século siglo XVIII esta raça foi enviada para a França e para o Reino Unido onde começou a ser popular entre os marinheiros ingleses e tornou-se um dos cães a bordo mais comuns.  

Tipos de Cão Terranova

Existem dois tipos de Terranova de acordo com o seu tamanho:

  • Terranova maior.
  • Terranova menor ou cão de São João.

Carácter e comportamento do cão Terranova

Trata-se de uma raça atenta e afável, pelo que suporta muito bem o comportamento infantil.

Conselhos treino e educação 

Os Terranova não necessitam realizar demasiado exercício, mas devem ter a possibilidade de correr no pátio, e se possível, de nadar. Recomenda-se usar grandes quantidades de comida como recompensa durante o primeiro ano de vida nas sessões de treino, mas deverão reduzir essa quantidade nos anos seguintes, pois o seu metabolismo tende a ficar mais lento. 

Truques e produtos para o dia-a-dia

Para os cuidados de um Terranova é necessário que tenha uma escova para eliminar os pelos mortos, pois trata-se de uma raça que necessita de constantes cuidados de higiene. Além do mais, deve ter um corta-unhas, já que se não cortar as unhas com frequência, as suas patas poderão abrir-se devido ao peso. 

loading

Como manter ativo e feliz um Terranova

Apesar do seu grande tamanho, um Terranova adulto não necessita de exercício em demasia. Contudo, é necessário que tenha um espaço amplo para se mover. Nadar é a atividade preferida na qual esta raça poderá manter-se feliz e em forma, pelo que é sempre recomendável que lhe ofereça um espaço com acesso à água ou que realize passeios marítimos ocasionalmente.

Como alimentar um Terranova em função da sua idade?

Devido ao seu grande tamanho, esta raça de cão necessita de ingerir uma grande quantidade de alimentos, apesar de que irá variar de acordo a idade do cão e das atividades que realizar.

Etapa de cachorro

Durante os primeiros dois meses de vida, um cão Terranova cachorro deverá alimentar-se unicamente com leite materno. No caso de se tratar de um cachorro adotado, deve alimentá-lo com leite materno.

Quando tiver dois meses pode começar a ser alimentado com ração seca de alta qualidade e especial para cachorros de tamanho grande. A quantidade de ração que deve ser administrada deve vir assinalada no produto e está diretamente relacionada com o tamanho do cachorro.

Etapa adulta

Depois de um ano de vida, a ração de alta qualidade que deve ser administrada ao Terranova é aquela que tem a etiqueta a dizer “Adult”. A quantidade deve ser moderada, tendo em conta que o excesso de peso pode provocar um aumento de peso nocivo para o cão terranova.

Etapa Sénior

Nesta etapa, a qual chega aos sete anos de vida, deve ser administrada ao cão a ração Premium com a etiqueta “Sénior”. A quantidade de alimento deve ser reduzida, já que a atividade física do cão também tende a ser menor. 

loading

Saúde do Cão Terranova

Apesar de ser uma raça que costuma ter uma boa saúde, não se livra dos problemas típicos dos cães de tamanho grande. 

Patologias da saúde típicas nesta raça

Entre as patologias típicas dos cães desta raça encontram-se as seguintes:

  • Displasia do quadril.
  • Cistinúria.
  • Displasia do cotovelo. 

Como prevenir as patologias anteriores

A displasia pode ser prevenida ao evitar o exercício excessivo durante a etapa de cachorro. Por sua vez, a cistinúria pode ser evitada mediante um teste de ADN.

Cuidados de um Terranova

A raça Terranova requer os seguintes cuidados especiais:

Pelo

Para cuidar do pelo é necessário que o escove no mínimo duas vezes por semana.

Pele

Para não irritar a sua pele recomenda-se usar um champô que não afete o seu pH. Se nada com muita frequência, recomenda-se usar um antiparasitário.

loading

Outros

As orelhas devem manter-se livres de sujidade e humidade. E para cuidar dos seus olhos recomenda-se que use soro fisiológico e gases estéreis.

Adoção de um Terranova

Este cão é perfeito para quem tiver um espaço amplo onde este se possa sentir confortável e para quem não tiver inconiventes com o alto valor económico da sua alimentação.

Nas lojas Kiwoko e em https://www.kiwoko.pt/ encontrará tudo o que o seu Terranova necessita. Conheça mais conselhos sobre esta e outras raças de cão no nosso blog!
loading