Bichon Havanês: Conselhos, cuidados e características

Nome: Bichon havanês
Origem: Espanha, Itália e Cuba
Esperança média de vida: 13-15 anos
Pelo: Curto, fino e sedoso
Altura:  21 - 29 cm
Peso:  3,6 - 6,8 kg
Temperamento: Brincalhões e obedientes
Necessidades: Escovação habitual
Aptidão: Cão de companhia, alerta e terapia, ideal para pessoas mais velhas e famílias com crianças

O cão havanês,melhor conhecido como bichon havanês, é uma raça de cão de companhia, de tamanho pequeno e é considerado o cão nacional de Cuba. Este cão se diferencia pela sua pelagem suave, fina e sedosa, além do seu caráter alegre.

Origem do Bichon Havanês 

Apesar de ser considerado o cão nacional de Cuba, na verdade esta raça de cão foi originada nas costas da Espanha e Itália. Então por que se diz que é cubano? Acredita-se que o bichon foi levado para Cuba muito cedo, o que fez com que se adotara a lenda de que o bichon é de Havana.

Tipos de Bichon Havanês 

Cor 

Hoje em dia é possível encontrar bichon havanês branco, bichon havanês preto, bichon havanês castanho e bichon havanês preto e branco. É especificamente pelo tom castanho o motivo pelo qual o bichon é chamado de havanês, pois a cor do cão se assemelha bastante às tonalidades do tabaco (castanho-avermelhado).

Alguns exemplares apresentam manchas no manto em diferentes tonalidades de castanho, mas também é possível que tenha manchas pretas no pelo.

Tipo de pelo e tamanho 

Apesar desta raça se caracterizar por ter uma pelagem longa, é possível encontrar cães adultos da raça bichon havanês com pelo curto, na cor preta, castanho e branca ou numa mistura dessas cores. O tamanho desta raça é pequena, mas existem alguns exemplares de bichon havanês toy, ou seja, com um tamanho mais reduzido e que se denomina bichon havanês mini.

Caráter e comportamento do cão Havanês 

Conselhos de adestramento e educação

O bichón havanês é um cão com um temperamento muito esperto e isso faz com que seja fácil de treiná-lo como cão de alerta. Tem uma natureza alegre, é muito carinhoso e brincalhão. Se for adestrado a tempo, o bichon havanês adulto pode chegar a ser um cão muito sociável e nada agressivo, tímido ou nervoso com estranhos.

Graças ao seu caráter tão particular e dócil, os cães de bichon havanês foram adestrados como cães de terapia ou assistência.

Bichon Havanês cachorro 

Os cachorros de bichon havanês são muito inquietos, levados e curiosos. O bichon havanês bebê é adorável pelo seu físico pequeno e pela pelagem esponjosa, além disso, é muito engraçado e doce. Optar por um bichon havanês cachorro pode ser uma aposta assertiva se está em busca de um animal de estimação: é ideal para as crianças e para pessoas mais velhas.

O adestramento é aconselhado pelos problemas de comportamento que o bichon adulto poderia apresentar: latidos excessivos e ansiedade.

Como alimentar um cão havanês segundo a sua idade? 

Bichon Havanês cachorro 

Os cachorros de bichon havanês devem receber entre três e quatro comidas por dia, quando têm de dois a seis meses; entre os seis meses e o ano de idade, as comidas devem ser reduzidas a duas. A dieta deve ser equilibrada e rica em proteínas, carboidratos, ácidos gordos, minerais e vitaminas que oferrecem os nutrientes necessários para crescer.

loading

Bichon Havanês adulto 

Graças ao seu tamanho, o bichon havanês não requer muito alimento, no entanto, a comida deve ser de qualidade. Para cobrir as necessidades energéticas deste animal de estimação, basta alimentá-lo com entre 100 e 150 gramas de ração por dia. Não deve se preocupar com o excesso de peso, pois são animais de estimação que não ingerem grandes quantidades de comida. É importante que o alimento seja para raças pequenas.

Bichon Havanês Sénior 

Quando o animal de estimação alcançar os sete anos, é momento de alimentá-lo com ração especial para cães sénior, que não seja muito difícil de mastigar, ou pode oferecer alimento húmido.

loading

Saúde de um cão Bichon Havanês 

Patologias de saúde típicas nesta raça 

Esta raça é bastante saudável e a patologia mais comum com que sofre é a luxação patelar. Além disso, pode apresentar doenças como a displasia de quadril e de cotovelo, atrofia progressiva da retina, cataratas e otite externa.

Como prevenir as patologias anteriores 

É importante levar o animal de estimação a revisões periódicas com o veterinário e proporcionar a alimentação necessária e adequada para a sua idade e tamanho.

Cuidados com a raça Bichon Havanês 

Pelo 

Precisa de escovação constante diariamente ou a cada dois dias para evitar a formação de nós.

loading

Pele 

É importante dar banho no animal de estimação uma vez por semana para que a pele esteja bem hidratada e evitar que o cão se coce e que tenha nós no pelo.

loading

Outros  

Deve ser eliminado o excesso de pelo que cresce nas orelhas e fazer limpezas periódicas para evitar problemas como a otite. As unhas devem ser cortadas a cada três ou quatro semanas e devem medir um centímetro, aproximadamente.

loading

Bichon Havanês: Adoção 

Se está a pensar em adotar um animal de estimação, deve considerar o bichon havanês. É pequeno, muito alegre e ideal para conviver com crianças, pessoas mais velhas, outros cães e inclusive, outras espécies. Não requerem grandes cuidados e podem viver em apartamentos.

Não esqueça de comprar tudo o que o seu cão precisa, tanto de alimentação quanto de acessórios, na nossa web ou em qualquer uma das nossas lojas físicas. Encontre os melhores produtos com o melhor preço.
loading