O Dia Internacional da Adoção é celebrado todos os anos a 9 de novembro, um evento que nos recorda a importância do conceito de família para além da biológica. Este conceito também pode ser aplicado a um animal de estimação, que tem a mesma necessidade de encontrar um lar onde seja cuidado e amado como merece.
É por isso que nós, na Kiwoko, queremos aproveitar este dia para realçar os benefícios de adotar um animal de estimação e sensibilizar a sociedade para o facto de se tratar, afinal, de um novo membro da família.
Para além da alimentação e da saúde, o animal de estimação é envolvido em todos os projetos que são realizados e, ao viver em conjunto com o animal, cria-se um laço que acaba por o ligar para o resto da sua vida.
Porque é que é tão importante adotar um animal de estimação?
Quer tenha tido um amigo peludo no passado ou não, a chegada de um novo amigo à sua casa irá revolucionar a sua vida de uma forma positiva, e é disso que queremos falar no Dia Internacional da Adoção.
Quando decide adotar um cão, um gato ou outro animal, está a contribuir de muitas formas:
- Por um lado, está a ajudar a reduzir o número de animais detidos em abrigos ou lojas de animais por terem sido abandonados ou por outras razões.
- Quando adota um animal de um abrigo, este é frequentemente esterilizado. Desta forma, ajuda a controlar e a reduzir a sobrepopulação animal ou a reprodução indesejada.
- Apoia abrigos de animais e organizações de salvamento para que possam continuar o seu importante trabalho de ajuda aos animais necessitados.
- Promove a adoção responsável.
- Se tem filhos, a adoção é uma oportunidade ideal para lhes ensinar a importância de cuidar e amar os animais.
- Por último, e mais importante, dá a um animal sem abrigo a oportunidade de encontrar uma família carinhosa e atenciosa, o que melhorará a sua qualidade de vida.
Benefícios de adotar um animal
Se adotar um animal e lhe der um lar e uma família, ele ficar-lhe-á sempre grato. Por isso, vai recebê-lo com alegria e carinho sempre que chegar a casa e ajudá-lo a viver inúmeras experiências novas com ele. Em suma, ao adotar um animal, terá um companheiro fiel que enriquecerá a sua vida em todos os sentidos.
A adoção de um animal de estimação tem também muitas vantagens tanto para si como para a sua família:
Companhia
Os animais de estimação dão-lhe amor, afeto e companhia incondicional. Quando tem o seu amigo peludo ao seu lado, ele conforta-o nos momentos de solidão, ajuda-o a ultrapassar sentimentos de isolamento ou acompanha-o para onde quer que vá e faz parte da sua vida e, portanto, de todas as suas experiências. Adotar um animal de estimação significa ter um melhor amigo que estará sempre ao seu lado.
Redução do stress
Muitos estudos demonstraram que ter um animal de estimação ajuda a reduzir o stress. A interação com o seu animal de estimação liberta oxitocina, uma hormona que reduz o stress e o ajuda a sentir-se mais relaxado. Acariciar ou brincar com o seu animal de estimação pode proporcionar um grande alívio em momentos de stress.
Melhora o seu humor
Da mesma forma que os animais aliviam o stress, também ajudam a melhorar o humor. Passar tempo com o seu amigo peludo pode aumentar os níveis de dopamina e serotonina, dois neurotransmissores associados à felicidade e ao bem-estar emocional.
Ajudam-no a fazer exercício e a reforçar a sua vida social
Alguns animais, como os cães, precisam de exercício diário. Por isso, quando passeia o seu cão ou brinca com ele no exterior, ele encoraja-o a fazer mais exercício, o que pode melhorar o seu bem-estar geral. Também pode conhecer novas pessoas quando passeia o seu cão.
Novas experiências
Quando adota um animal de estimação, o seu dia-a-dia torna-se completamente diferente, pois tem de cuidar bem dele e incluí-lo em todos os seus planos, por isso, gradualmente, irá criar novas experiências com ele e forjar uma forte ligação emocional entre os dois.
Como se tudo isto não bastasse para tornar os animais muito presentes no Dia Internacional da Adoção, ter um animal é também benéfico em todas as fases da vida, uma vez que ajuda as crianças a desenvolver um maior sentido de responsabilidade e dá aos idosos uma companhia inseparável. Mesmo que sofra de uma doença ou deficiência, um animal de estimação pode ajudar a melhorar a qualidade da sua vida quotidiana.
E em ambos os casos, ter um animal de estimação peludo significa que a sua perspetiva de vida muda através da ligação emocional que advém da convivência e interação com o animal. Os seus despertares, as suas refeições, os seus planos, as suas viagens... Nada fica na mesma, fica melhor!
Histórias de adoção que o vão comover
A Kiwoko gostaria de aproveitar o Dia Internacional da Adoção para partilhar algumas das histórias de adoção mais comoventes que nos foram contadas por muitos dos nossos colegas.
História da adoção de Lluna e Emilio

A história de Lluna e Emilio é um belo exemplo de como a paciência e o carinho podem dar origem a uma ligação única. Após várias tentativas falhadas devido à distância, a família de Emilio viu a foto de Lluna no site de adoções da Kiwoko e soube que era ela.
Graças a África, voluntária da proteção animal, tudo foi organizado com carinho e, após mais de quatro horas de viagem, Lluna chegou ao seu novo lar. Desde o primeiro momento, ela mostrou-se tranquila e carinhosa, como se sempre tivesse vivido ali.
Lluna chegou para fazer companhia… e acabou trazendo uma história de amor e segundas oportunidades que eles nunca esquecerão.
História da adoção de Teddy e Maria José
A história de Teddy e Maria José é um reencontro com o passado disfarçado de nova oportunidade. Enquanto navegava pelo KiwokoAdopta, Maria José viu a foto de um cachorrinho que a lembrou profundamente de um cão que ela amara anos atrás. Foi amor à primeira vista.
Após um processo cheio de entusiasmo, o pequeno Teddy chegou de Córdoba ao seu novo lar, onde foi recebido com carinho.
Apenas duas semanas depois, a família sofreu a perda da sua gata Caty. Mas, em meio à dor, Teddy tornou-se consolo, alegria e companhia incondicional. Desde então, ele não parou de espalhar amor.

Histórias que deixam marcas: Laura e Mara

A história de Mara e da família de Laura começou como uma surpresa secreta para superar a perda de Kiara, a sua cadela de 15 anos. Laura, juntamente com o pai e as irmãs, procurava uma nova companheira… e encontrou-a em Mara, uma cadela com as orelhas mutiladas.
Embora o plano fosse apresentá-la como uma surpresa, uma lesão do pai mudou tudo. Bastou uma foto para que Angélica, a mãe, se apaixonasse por Mara. E, em 28 de dezembro, a pequena chegou ao seu novo lar em Astúrias.
Lá, uma grande família peluda a esperava: Estela, Tobi e Rosi, com quem ela se deu bem desde o primeiro dia. Mara encheu a casa de alegria, lambidelas e novas rotinas. Mas, acima de tudo, devolveu o sorriso a uma mãe que não acreditava que poderia voltar a rir da mesma forma.
Se quiser saber mais sobre a adoção, recomendamos-lhe que leia os nossos artigos "Animais de estimação e família: descubra as vantagens de ter um animal de estimação" e "Preparar as boas-vindas para um animal de estimação num lar onde existem crianças"
O trabalho da Kiwoko
O objetivo da Kiwoko não é apenas oferecer-lhe os melhores produtos de alimentação, cuidados e lazer para o seu amigo peludo, mas também apoiar a posse responsável de animais de estimação e promover a adoção, para que todos os animais tenham um lar e uma família que os ame.
Neste Dia Internacional da Adoção, gostaríamos de lembrar a todos que cada animal que é adotado não só recebe um novo lar, mas também uma segunda oportunidade para uma vida de amor. Na Kiwoko, acreditamos firmemente que a adoção é um ato de amor que muda a sua vida, tanto para os animais como para os seus novos donos. Encorajamo-lo a abrir o seu coração e a dar uma oportunidade a estes animais peludos que esperam por um lar. Juntos podemos fazer a diferença e criar famílias amorosas!
Lembre-se: é fácil melhorar a vida de um animal e tornar a vida de uma pessoa mais feliz.
Na Kiwoko, unimos forças com associações e abrigos para incentivar a adoção e acabar com o abandono. Se quiser beneficiar da melhor companhia e fazer crescer a sua família, não perca o nosso post “Tudo o que precisa de saber antes de adotar"!
