Degus, os seus cuidados e necessidades

Se um novo membro da sua família chegou e é um roedor degu, então terá de preparar tudo para que se sinta o mais confortável possível na sua nova casa. Hoje vamos dizer-lhe o básico que precisa de saber para que o seu degu possa viver feliz ao seu lado.

Nome científico: Octogon degus

Origem: América do Sul

Expectativa de vida: 5 - 8 anos

Peso: entre 170 e 300 gr

Tamanho: 25 - 30 cm

Gaiola e acessórios

Como deve ser a gaiola de um degu?

O seu degu precisará de espaço para se mover, por isso encontre uma gaiola com vários andares e uma superfície mínima de 2 metros quadrados no total (tendo em conta todas as alturas).

Os materiais das gaiolas devem ser:

  • madeira
  • metal
  • metacrilato

Mas nunca de plástico, e o solo não deve ser feito de arame ripado! O substrato ou leito mais adequado é palha, serradura prensada ou aparas de madeira prensadas.

loading

Cuidados com o degu

Como é o comportamento do degu?

Estes pequenos roedores são animais sociáveis e gostam de estar acompanhados por outros companheiros da mesma espécie. Os degu estão relacionados com as chinchilas e porquinhos-da-índia.

Estes pequenos roedores bonitos são animais diurnos e embora tendam a ser animais de estimação calmos, não gostam que lhes mexam! Por isso, é melhor deixá-los à sua sorte e desfrutar de os ver a brincar uns com os outros.

Como sempre, é aconselhável visitar o seu veterinário especialista pelo menos de 6 em 6 meses. Isto dar-lhe-á recomendações diretas sobre os seus cuidados e poderá verificar a sua saúde. Lembre-se que o degu é um animal "presa" e por sobrevivência não se exprime ou é difícil de detetar qualquer doença.

Alimentação dos roedores degu

O que é que um degu come?

Estes roedores são herbívoros e a sua dieta consiste em:

A alfalfa é muito rica em cálcio e só deve ser dada como um tratamento ocasional.

loading
  • Ervas e plantas variadas: acelgas, espinafres, endívia, agrião, canónigos, rúcula, folhas de cenoura, couve, pimenta verde, courgette.
  • Feno.
loading

Alimentos proibidos para os degu:

  • Não podem comer açúcar. São propensos à diabetes.
  • Couve.
  • Batatas.

Ter sempre água limpa e fresca disponível.

Finalmente, antes de adotar um degu deve considerar se pode dar-lhe todo o cuidado e tempo necessários para viver uma vida plena. Os degu podem viver até aos 8 anos de idade, por isso requer um compromisso a longo prazo - se estiver preparado, vai dar-lhe grandes momentos!

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas: