Conselhos para cuidares do teu réptil durante o verão

Quer tenham pelo ou escamas, todos os animais estão em risco de stress relacionado com o calor. Aqui estão as precauções que deves tomar durante o verão para garantir que o teu réptil permaneça saudável nas altas temperaturas.

Na Kiwoko sabemos que todos os animais são importantes, por isso é uma responsabilidade e uma alegria tê-los, deves estar sempre bem informado sobre os seus cuidados, e no verão ainda mais! por isso toma nota:

Recomendações para manter o teu réptil saudável no verão

Se tiveres um terrário em casa com uma serpente, um gecko leopardo, um camaleão ou uma tartaruga, estarás interessado em saber que medidas tomar para que o teu réptil possa viver pacificamente durante a estação do verão.

Manter a temperatura ideal

Provavelmente já sabes que os répteis precisam de um ambiente muito específico, porque quando o trouxeste para casa já tiveste o cuidado de adaptar um espaço para ele. Mas para garantir que prospera, pode ser necessário adaptá-lo à medida que o clima muda. Dependendo do tipo de réptil que estás a cuidar, a temperatura do teu terrário irá mudar.

No verão, especialmente, há maneiras de manter essa temperatura ideal para evitar a exaustão por calor.

  • Mantem-no afastado de janelas e áreas quentes. A primeira coisa a fazer é manter o terrário longe das janelas ou das áreas mais quentes da tua casa.
  • Répteis de climas mais frios. De facto, as espécies que preferem climas mais frescos gostarão de ficar num quarto com ar condicionado.
  • Répteis em climas tropicais. Para as espécies tropicais, um método eficaz de baixar a sua temperatura é desligar as mantas térmicas durante o dia.
  • Répteis ao ar livre. Para qualquer réptil ao ar livre (por exemplo, uma tartaruga), é claro, proporcionar muitos espaços sombrios para se refugiar.

Em caso de dúvida, consulta o teu veterinário para descobrir a temperatura ideal para o teu réptil. Terás de verificar quantas horas ou quanto tempo a lâmpada de calor precisa de estar ligada.

loading

Controlar os níveis de humidade

Embora saibamos que os répteis (especialmente os répteis tropicais) adoram a humidade, durante esta época do ano os valores de humidade são tão elevados que podem causar o sobreaquecimento do teu réptil no seu terrário:

  • Humidade elevada. Se vives numa área com altos níveis de humidade, ajusta a ventilação do teu réptil conforme necessário para manter a humidade (abrindo aberturas de ventilação para permitir o fluxo de ar).
  • Ambientes secos. Para aqueles que vivem em áreas mais secas, pode ser necessário aumentar a humidade, podes fazê-lo muito facilmente adicionando outra tigela de água ou aumentando a neblina.

loading

Hidrata o teu réptil

Qual é a melhor maneira de evitar a exaustão do calor? Beber! O mesmo se aplica ao teu réptil. Certifica-te de que o teu amigo de sangue frio tem sempre acesso a água limpa e fresca.

No caso de dispensadores automáticos, verificar se estão a funcionar corretamente. Mantem sempre um olho no teu terrário para te certificares de que há água - e comida - suficiente disponível para o teu animal de estimação e, se necessário, enchê-lo várias vezes ao dia.

loading

Sinais de que o teu réptil está a sobreaquecer

Terás de estar ciente dos sinais para saber se o teu réptil está a sofrer com o calor. Para a maioria dos répteis, os sinais incluem:

  • Tremores ou cambaleante.
  • Ofegação intensa.
  • Desorientação ou perda de consciência.

Isto significa que durante os meses de julho e agosto terás de verificar o terrário com mais frequência do que o habitual. Se o teu réptil mostrar algum destes sinais, leva-o imediatamente ao teu veterinário para cuidados adequados.

Esperamos que seguindo estas dicas o teu réptil tenha umas férias sem problemas, e lembra-te de que nas nossas lojas Kiwoko e no nosso website Kiwoko.com e por telefone podes comprar tudo o que precisas para cuidar do teu réptil.