Tartarugas aquáticas, seus cuidados e necessidades

A chegada a casa de um novo membro é sempre importante, pelo que é preciso ter tudo pronto para dar-lhe as boas-vindas. Se tiver adquirido uma tartaruga aquática, de certeza que gostaria de saber um pouco mais sobre a mesma. Nesta publicamos vamos abordar os aspetos básicos para cuidar do seu novo animal de estimação.

Nome científico: Graptemys sp o Pseudemys sp
Esperança média de vida: entre 10 y 20 anos
Tamanho: entre 10 - 40 cm (caparaça)

Recomendações para o cuidado de uma tartaruga aquática

A sua nova pequena amiga é um animal de sangue frio e, para regular a sua temperatura corporal, é preciso que o seu habitat seja o mais parecido à sua zona de origem (sudeste dos Estados Unidos e nordeste do México). Vamos ver de que maneira podemos fazer com que se sinta em casa.

terrário icon

Que recipiente necessito?

Precisará de uma tartarugueira ou terrário aquático além dos seus acessórios.

loading

Onde devo ter o meu novo animal de estimação?

Deve situar-se num local calmo e afastado de portas ou janelas. Evite zonas próximas a radiadores e/ou que recebam diretamente correntes de ar frio.

Como deve ser a tartarugueira?

Para alojar a sua tartaruga aquática, recomenda-se um recinto grande, com entre 8 e 15 litros por espécie juvenil no mínimo (carapaça de 3 a 6 cm) e, à medida que a tartaruga vá crescendo, precisará de mais espaço. Por isso, é recomendável procurar a maior tartarugueira que possa comprar!

Se tiver jardim, pode viver num tanque ao ar livre, mas também pode viver em casa, se lhe proporcionar uma tartarugueira ou terrário aquático, onde tenha uma superfície seca para descansar, e água para que possa nadar.

Já que é na água que passará mais tempo a nova inquilina, a profundidade da mesma deve ser no mínimo o dobro do tamanho que tem a tartaruga na vertical, ou seja, que cubra várias vezes o seu corpo, para que possa nadar comodamente.

Nas zonas secas do terrário aquático, a tartaruga aquática poderá regular a temperatura corporal, pelo que é indispensável que este tenha rampas para que a tartaruga possa aceder a uma superfície firme. Nunca pode saltar este passo, já que é muito importante que a tartaruga possa sair da água e secar-se, caso contrário pode conduzir a um gasto calórico excessivo, stress e outras possíveis doenças na carapaça.

Quais os suplementos de que necessita?

Além de se preocupar com a água e a zona seca, outro fator a ter em conta na tartarugueira é o controlo da temperatura, da humidade e da luz. De seguida, iremos descrever-lhe os três principais dispositivos que são necessários para manter o seu animal de estimação feliz e saudável:

  • Termoaquecedor específico para tartarugas aquáticas. Este dispositivo mantém a água a uma temperatura entre 23 e 25 Cº. Tem uma estrutura resistente aos golpes e cuidado, porque poderia queimar a tartaruga, se tocasse no mesmo.
  • Equipamento de filtração. Trata-se de um dispositivo que mantém a água livre de sujidade e biologicamente equilibrada. Reduz a manutenção e melhora a qualidade de vida das tartarugas.
  • Sistema de iluminação específico para tartarugas aquáticas. Se a sua tartaruga não tiver a possibilidade de apanhar sol dentro de casa, o ideal é proporcionar-lhe um sistema de iluminação formado por um porta-lâmpadas e uma lâmpada específica para tartarugas aquáticas. A luz que esta lâmpada emite tem um equilíbrio entre luz UVB e UVA necessário para o metabolismo ótimo do cálcio e vitaminas. Estes sistemas foram concebidos para serem resistentes a salpicos de água.

loading

As tartarugas não se entretêm com brinquedos, mas pode enriquecer o habitat proporcionando-lhes oportunidades de escalada moderada. Se quiser que a sua tartaruga aquática se sinta na maior na sua casa, considere a possibilidade de incluir uma área de pedrinhas, ramos e arbustos, para que possam subir ou procurar sombra. Além disso, as tartarugas também desfrutam da escavação, assim deve certificar-se de que há uma camada profunda de uma mistura de areia e gravilha de aquário.

Limpeza das tartarugueiras

limpeza icon

Como limpar a tartarugueira?

Manter o terrário aquático limpo é muito importante, pelo que terá de ser disciplinado com a limpeza do seu habitat, se se tratar de uma tartarugueira pequena de menos de 15 litros, é preciso trocar a água inteira 2 vezes por semana.

Se for maior, pode trocar a água uma vez por semana. Isto também depende da quantidade de tartarugas e se dispõem de um sistema de filtração. É sempre necessário usar um condicionador para a água antes de meter as tartarugas, assim reduzirá o stress e agentes tóxicos aos animais. Também se recomenda limpar com água corrente a decoração, filtro e caixa.

loading

Alimentação das tartarugas aquáticas

As tartarugas são animais omnívoros e, além disso, são uns autênticos glutões. Têm sempre muito apetite! Vejamos como é composta a dieta de uma tartaruga:

Ofereça-lhe como opção principal sticks ou pellets que tenham uma fórmula específica para tartarugas aquáticas, é importante que a fórmula esteja ajustada à idade do animal.

loading

Alimente as tartarugas duas vezes ao dia e o que consumir em menos de 3 minutos, tudo o que não comer é importante que retire do habitat. É preferível alimentá-las quando dispõem de luz no habitat, pois não costumam comer quando estão às escuras.

Variar a alimentação ao longo da semana com Gammarus, larva de mosquito e Krill. Também é importante dispor na água da tartarugueira uma pedra de cálcio.

Cuidados

Como cuidar da sua tartaruga?

São animais curiosos mas tímidos, pelo que deve evitar ações bruscas que assustem a tartaruga. Não é bom que estes animais hibernem se forem mantidos dentro de casa, pois o ciclo de hibernação pode ser afetado e adoecerem. No geral, não costumam hibernar se estiverem na água, mas é importante ter uma zona seca. Se quiser que as suas tartarugas hibernem, deve começar em abril ou maio a sua ambientação no exterior, ao longo dos meses tem de comer o mais variado possível e no outono deve preparar um refúgio para que possa descansar durante todo o inverno. Nesta publicação pode ler tudo o que precisa de saber sobre a hibernação das tartarugas. Também lhe recomendamos que as tartarugas visitem o veterinário uma vez por ano.

Necessidades

Por último, fazemos uma recapitulação de todos os artigos que, se tiver quando a tartaruga chegar a casa, facilitará muito a adaptação ao novo lar.

Chegada a casa

  • Ração alimentar
  • Alimento gammarus
  • Tartarugueira
  • Condicionador de água
  • Decoração (pedras, troncos, etc.)
  • Bloco de cálcio
  • Aquecedor
  • Filtro
  • Camaroeiro/rede
  • Termómetro
  • Ecrã luminoso
  • Lâmpada UVA/UVB

Saúde

  • Colírio para tartarugas
  • Vitaminas para tartarugas
  • Distintos tipos de alimentação

Higiene

  • Líquidos eliminadores de detritos
  • Sifão limpador
  • Desinfetante para tartarugueiras
O que precisa a minha tartaruga? imagem

Como sempre, antes de adquirir um animal de estimação, deve refletir profundamente sobre os cuidados e o tempo que são necessários para os manter em ótimas condições. Se estiver preparado, adiante!

Esperamos que esta publicação lhe tenha sido útil e lembre-se que, se tiver alguma dúvida sobre os cuidados que precisa a sua tartaruga, pode dirigir-se à sua lojas Kiwoko mais próxima e questionar os nossos especialistas. Terão todo o prazer em ajudá-lo. Uma vida longa à sua tartaruga!