Cuidados e características do Gecko Leopardo

Um Gecko Leopardo entrou na sua vida? ótimo! Se é um principiante, o Gecko é uma ótima maneira de se iniciar no mundo dos répteis. Agora que ele chegou a casa, é um grande momento para aprender um pouco mais sobre ele.


  • Nome científico: Eublepharis macularius
  • Origem: Médio Oriente
  • Tamanho: 18 - 24 cm
  • Esperança de vida: mais de 20 anos
  • Cor: Amarelo e branco com pontos pretos (embora se possam encontrar em muitas cores e padrões).
características gecko leopardo

Recomendações para o cuidado de um Gecko Leopardo

A seguir dizemos-lhe os cuidados básicos de que o seu Gecko Leopardo precisa para viver confortavelmente e feliz. Tome nota!

Como deve ser o terrário do meu Gecko Leopardo?

Naturalmente, quererá manter o seu lagarto nas melhores condições possíveis. Para isso, é necessário um recipiente com uma capacidade de cerca de 40 litros e dimensões mínimas de 45 cm x 40 cm, podendo optar entre dois tipos de materiais:

  • Recipientes de plástico. São mais baratos mas não têm tão bom aspeto como os de vidro. Terá também mais obstáculos para instalar o sistema de iluminação e de aquecimento.
  • Terrários de vidro. São ideais para alojar o seu Gecko, pois pode instalar perfeitamente o sistema de iluminação e ficarão muito bem em qualquer canto da sua casa.

Sabia que os Geckos são animais de sangue frio? São também répteis do deserto que estão habituados a temperaturas elevadas durante o dia e baixas durante a noite. Por esta razão, precisam de ser aquecidos. O ideal é a manta térmica que se coloca no exterior do terrário, ao nível do chão, com adesivo e, graças a um termóstato, mantém uma temperatura constante entre 24º C e 32º C, tanto de noite como de dia. Para conseguir o gradiente de temperatura do deserto, pode colocar a manta num lado do terrário (este será o lado quente) e o outro lado será o lado frio.

Idealmente, a manta elétrica deve cobrir até 70% da superfície do terrário.

O substrato ideal para instalar no terrário para que o Gecko se sinta em casa é a areia do deserto - ele vai adorar!

Como iluminar o terrário de um Gecko?

Os geckos também precisam de luz, em particular de um foco que forneça radiação UVB suficiente para os manter saudáveis. Além disso, pode colocar lâmpadas para poder observar a sua vida noturna. O fotoperíodo de luz diurna depende da estação do ano:

  • Verão. Das 12:00 às 13:00.
  • Inverno. Das 9 às 10 horas.

Para a iluminação durante o dia, o seu Gecko pode beneficiar de dois tipos de lâmpadas:

  • Lâmpada compacta de luz visível. Esta lâmpada produz o espetro de luz perfeito para facilitar aos répteis o reconhecimento das suas presas.
  • Lâmpada compacta de luz diurna. Este tipo de lâmpada é frequentemente utilizado para répteis que não necessitam de uma grande quantidade de UVA e UVB (por exemplo, as lagartixas).

Para a iluminação noturna, o ideal é encontrar um tipo de lâmpada que imite o luar (avermelhado ou azul), algo ténue e subtil para que possa caçar.

Como decorar o terrário de um Gecko?

Para que se sintam em casa, é também importante ter uma decoração adaptada ao seu biótopo natural:

  • Cavernas.
  • Troncos.
  • Rochas.
  • Xisto.

No entanto, é importante que tudo esteja bem fixado para evitar que seja esmagado, pois gosta de trepar por todo o lado.

Alimentação dos geckos

O que é que o Gecko Leopardo come?

Os geckos são insetívoros. A alimentação destes répteis enigmáticos é muito variada, mas necessitam de alimentos vivos.

Tenha cuidado para não oferecer alimentos maiores do que o tamanho da cabeça do animal.

A sua alimentação deve ser à base de grilos, baratas, gafanhotos, larvas de moscas e, em casos excecionais (como guloseima), pode dar-lhes bicho da farinha ou larvas. Ocasionalmente, durante o seu crescimento ou na sua fase adulta, pode dar-lhe pinkies. Coloque os grilos, um de cada vez, no terrário, num recipiente onde não possam escapar, quer durante o dia quer durante a noite. Se deixar os insetos à solta no terrário, pode stressar o Gecko.

Se conseguir arranjar bichos-da-seda na primavera, tanto melhor, pois têm mais valor nutritivo do que os grilos!

Uma vez por semana, administrar carbonato de cálcio ou preparados líquidos para a água ou para a comida.

Se vai de férias durante alguns dias, o seu terrário deve ter um bebedouro (na zona fria) e um comedouro para grilos.

Cuidados dos geckos

Como cuidar do seu Gecko?

Os gecko leopardo são animais noturnos, pelo que passam a maior parte do dia escondidos e são mais ativos ao amanhecer ou ao anoitecer. São geralmente dóceis e não são suscetíveis de morder. Movem-se geralmente de forma lenta.

São conhecidos por serem muito vocais e emitirem sons, especialmente quando têm fome.

Se tiver mais do que um Gecko Leopardo num recinto, preste atenção. Se um deles estiver a abanar a cauda, significa que se sente ameaçado e está prestes a atacar. Terá de os separar imediatamente.

E, tal como muitos outros sáurios, quando se sentem em perigo, podem auto-amputar a cauda como mecanismo de defesa. Seria invulgar ver isto em cativeiro, mas é um dos comportamentos peculiares que se podem observar num Gecko Leopardo.Para além de observar o seu comportamento e verificar se tudo está bem, é necessário limpar o terrário de 15 em 15 dias e desinfetar todos os utensílios.

loading

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt