Como posso fazer com que o meu gato durma na sua própria cama (em vez da minha)?

Quem vive com um gato sabe: escolher onde dormir é uma questão muito pessoal para eles. Hoje pode encontrá-los enrolados na sua cama, amanhã eles ocupam o sofá e, quando menos espera, decidem que uma caixa de papelão é o local ideal para passar horas a fio. Eles são assim: imprevisíveis e encantadores.

Mas, claro, surge a inevitável pergunta: como posso fazer com que o meu gato durma na sua própria cama em vez da minha? Porque, embora apreciemos a sua companhia, também precisamos do nosso próprio espaço. Além disso, ter um lugar privado para descansar também é benéfico para a saúde do gato: proporciona-lhe uma sensação de segurança, uma rotina e um espaço que é «só dele».

A boa notícia é: sim, é possível. No entanto, a questão não é forçá-los (essa estratégia nunca funciona com gatos), mas persuadi-los. E hoje, vamos explicar cada passo para que consiga isso.

Continue a ler!

Porque é que o meu gato não dorme na cama dele?

Antes de pensar em como fazer com que o seu gato durma na cama, é importante entender por que ele não o faz atualmente. Os gatos não agem sem motivo, mesmo que nem sempre o entendamos. Aqui estão algumas razões comuns:

Ele não gosta da localização da cama

Os gatos não gostam de dormir em locais lotados, barulhentos ou áreas onde se sentem inseguros. Se colocou a cama do gato perto de um corredor, cozinha ou janela com muito tráfego de pessoas, talvez não seja o local ideal para ele.

A cama é desconfortável para o gato

Embora possamos achar adorável, o seu gato pode achá-la desconfortável. Alguns gatos preferem camas tipo caverna, outros preferem camas abertas, camas macias ou camas com encosto. Se o design não atender às necessidades de descanso deles, eles podem ignorá-la completamente.

Prefere superfícies com o seu cheiro

A sua cama, o seu sofá, as suas roupas... tudo carrega o seu cheiro. E se o seu gato tiver uma ligação próxima consigo, ele preferirá dormir onde o seu cheiro for mais forte.

Ainda não está habituado à sua cama

Para os gatos, a «cama deles» não é apenas um objeto. Eles precisam de sentir o seu cheiro nela, ela precisa fazer parte do território deles e eles precisam se sentir seguros nela. Se for nova, tiver sido lavada recentemente ou simplesmente não lhes for familiar, pode levar algum tempo para que eles a aceitem.

loading

O que posso fazer para que o meu gato use a sua cama? Passos que deve seguir

Agora que compreende por que razão o seu gato não está a usar a cama, vamos mostrar-lhe os passos que pode seguir para que ele a use. Preste atenção!

Escolha a cama certa para o seu gato

O primeiro passo é escolher o tipo certo de cama. Nem todos os gatos descansam da mesma maneira. Alguns enrolam-se como uma bola, outros esticam-se como se o sofá fosse deles e outros procuram abrigo em cantos isolados.

A tabela abaixo indica-lhe que tipo de cama é mais adequada à personalidade do seu gato:

Tipo de gatoCama recomendada
Tímido, procura esconderijosCama tipo gruta ou iglú
Observador e curiosoCama montada na janela ou cama elevada
Muito afetuoso e carenteAlmofada macia perto de onde costuma ficar
Sénior ou com mobilidade reduzidaCamas ortopédicas, baixas e de fácil acesso
Gosta de se deitar em caixas de cartãoUma casinha ou cesto com um cobertor

É importante observar. Preste atenção ao local onde o seu gato costuma dormir: se ele dorme numa caixa, pode preferir espaços confinados; se deita na sua cama, pode estar à procura de espaço e calor.

Independentemente de como ele dorme, recomendamos a leitura do nosso artigo «As melhores camas para gatos» para encontrar a cama mais adequada para o seu gato.

loading

Escolha o local certo

A cama mais bonita do mundo é inútil se a colocar num local que não faça o seu animal de estimação sentir-se seguro.

O seu gato deve poder descansar num local seguro e tranquilo. O ideal é um canto que não seja muito barulhento e que não seja frequentado por muitas pessoas. Os gatos gostam de observar sem serem incomodados, por isso um local mais alto ou perto de uma janela pode ser a escolha perfeita.

Também é benéfico que a cama esteja relativamente perto de si. Não no meio do corredor, mas num local onde ele possa sentir a sua presença. Dessa forma, ele sentirá que está consigo sem ter de abrir mão da sua independência.

Evite locais frios, com correntes de ar ou muito próximos da caixa de areia e do comedouro. Assim como não gostaria de dormir ao lado da casa de banho ou da cozinha, o seu gato também não.

Crie um aroma familiar para a cama do gato

Um dos segredos fundamentais para fazer com que um gato durma numa cama é o aroma. Para os gatos, o mundo é percebido mais através do olfato do que da visão.

Se a cama cheirar a «novo» ou tiver o cheiro de um produto de limpeza, o gato poderá evitá-la. A solução é simples: esfregue a cama com um dos cobertores do gato ou até mesmo com a sua própria t-shirt. Também pode colocar na cama um cobertor que o gato tenha usado noutra parte da casa.

O catnip para gatos também pode ser um método eficaz. Nem todos os gatos reagem a ele, mas se o seu gato for sensível a ele, algumas folhas secas ou um pouco de spray na cama vão deixá-lo curioso o suficiente para se aproximar. Outra opção é usar feromonas sintéticas num difusor, que proporcionam uma sensação de calma e segurança.

loading

Use reforço positivo

Os gatos não entendem comandos, mas entendem experiências agradáveis. Portanto, o reforço positivo é a chave para fazer com que o seu gato durma na cama dele.

Coloque um snack para gatos na cama do gato para incentivá-lo a aproximar-se. Se o gato tiver um brinquedo favorito, coloque-o na cama. E quando o gato decidir deitar-se, aproveite a oportunidade para acariciá-lo suavemente ou elogiá-lo com uma voz suave.

loading

O objetivo é que o seu gato associe a cama a algo agradável.

E lembre-se: forçar o seu gato a ficar nunca funcionará. Se colocar o seu gato na cama e tentar impedi-lo de se mover, só fará com que ele fuja sempre que vir a cama.

Estabeleça uma rotina

Os gatos são criaturas de hábitos, por isso as rotinas funcionarão a seu favor. Tente estabelecer um pequeno ritual para a hora de dormir: feche as cortinas, apague as luzes e dê ao seu gato um snack saboroso na cama dele.

Com o tempo, o seu gato associará essa hora do dia à calma na sua área. Não se surpreenda se ele ocasionalmente decidir mudar (os gatos podem ser um pouco nómadas quando se trata de dormir), mas a rotina dar-lhe-á uma referência.

Erros comuns ao tentar habituar o seu gato

Nos seus esforços para fazer com que o seu gato durma na cama, o que faz é tão importante quanto o que deve evitar:

  • Um dos erros mais comuns é forçá-lo. Se o forçar a deitar-se na cama, isso só vai levar à resistência.
  • Outro erro é mudar constantemente a localização da cama: hoje na sala, amanhã no corredor, depois de volta ao seu quarto... Dessa forma, o gato nunca a considerará parte do seu território.
  • Evite camas muito duras, locais isolados que o façam sentir-se excluído ou cantos frios da casa.
  • E, claro, não o castigue se ele decidir dormir noutro lugar. Para os gatos, a paz e o silêncio são sagrados.

O que posso fazer se o meu gato está habituado a dormir noutro lugar?

O que deve fazer se o seu gato está habituado a dormir no sofá ou na sua cama? Neste caso, deve adotar uma estratégia passo a passo.

Coloque a nova cama do gato onde ele costuma descansar. Assim que o gato começar a usar a nova cama, mova-a gradualmente para a posição final onde deseja colocá-la.

O movimento deve ser feito lentamente e de forma quase impercetível. Desta forma, a cama do gato permanece na sua «posição antiga», mesmo enquanto a move gradualmente.

Esta técnica é particularmente eficaz para gatos muito territoriais ou gatos adultos que dormem no mesmo local há muitos anos.

loading

Em última análise, treinar um gato para dormir na sua cama não é forçá-lo, mas orientá-lo. Observe as suas preferências, ajuste a cama para se adequar aos seus hábitos de sono, coloque a cama num local adequado e ajude-o a associar a cama a experiências positivas.

Com paciência, carinho e um pouco de estratégia, o seu gato acabará por aceitar a sua cama como um local seguro e confortável. E você poderá finalmente recuperar o seu sono tranquilo.

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas: