Como educar um gato para que durma durante a noite

Sabia que a atividade felina noturna é o pesadelo de muitos donos de gatos? Imagine que justamente quando está a entrar na fase de sono REM, um felino de 4 quilos salta sobre o seu peito, brinca com os seus pés ou mia insistentemente a pedir-lhe comida. Acontece-lhe?

A maior parte das pessoas que sofre deste problema tenta combater comportamento alimentando o gato ou dando-lhe atenção para tentar acalmá-lo. Embora isso não esteja correto, quando alguém está desesperado para dormir faz o que for preciso para recuperar o sossego. Neste artigo vamos explicar-lhe que compreender o comportamento do seu gato é o primeiro passo para o modificar e conseguir uma boa noite de sono.

Em primeiro lugar, deve saber que os gatos são noturnos por natureza. Os gatos selvagens caçam durante a noite e os gatos domésticos conservam esta tendência de serem “noctívagos”. Mas também é uma consequência da típica falta de atividade diurna da casa enquanto está a trabalhar ou por estarem entediados.

O gatinho costuma passar todo o dia a dormir e o seu dia começa quando chega a casa do trabalho e dá-lhe comida e proporciona momentos de brincadeira e interação social. Por conseguinte, o seu meio da noite é o equivalente ao nosso meio do dia.

Como educar o seu gato para que durma durante a noite

Deixar o seu gato fora do quarto durante a noite não é solução. Se o fizer começará a miar até que ceda. Descarte por isso essa possibilidade. A melhor solução é aumentar o nível de atividade durante o dia, de forma a que à noite esteja cansado e com vontade de dormir. O problema reside no facto de passar grande parte do dia fora, algo que não pode controlar, mas pode antes criar um ambiente que o estimule e aumente a sua vigília diurna. De seguida damos-lhe alguns truques que pode pôr em prática para o conseguir.

Instale um comedouro para pássaros nas janelas

Desta forma, o seu gato terá um cinema em direto durante horas do outro lado do vidro, verá os passarinhos a aproximarem-se para comer e isso irá mantê-lo muito entretido.

Adote um companheiro

Se só tiver um gato, pondere a possibilidade de adotar um companheiro. Diminuirá o tédio e aumentará o seu nível de atividade durante o dia. Além disso, dirigirá a sua necessidade noturna de brincar para o novo amigo.

Aumente as suas horas de brincadeira

Brinque com o gato à noite antes de se ir deitar. Experimente com um brinquedo com ponteiro laser e com brinquedos tipo cana de pesca que incentivam muito a correr e a saltar. E, além de aumentar a sua atividade para que fique cansado o suficiente para dormir à noite, há outras medidas que pode tomar para evitar que interrompa o seu descanso noturno:

  • Coloque uma cama de gato quente e aconchegante numa divisão livre.
  • Mude os seus hábitos alimentares. Se lhe der a comida mais forte imediatamente antes de ir dormir, ficará com sono e mais letárgico.
  • Se o seu gato insistir em comer às 4 da manhã, pode colocar um comedouro automático que dispense pequenas quantidades de comida a intervalos programados.

Não desista

Como dizíamos ao princípio, dar-lhe mimos e atenção não é uma opção viável se quiser dormir sossegado. É importante ignorar os comportamentos noturnos do seu gato. Se não o fizer, o gato pensará que o seu comportamento está a ser recompensado, o que reforça e perpetua esta conduta. Apesar de os gatos terem predisposição para estarem ativos durante a noite, é possível aumentar a quantidade de tempo que dormem e diminuir a sua atividade noturna. 

Sem dúvida que vale a pena tentar: Uma boa noite de sono para o seu gato irá traduzir-se numa boa noite de sono para si! Lembre-se de que nas nossas lojas Kiwoko e em Kiwoko.pt temos tudo o que o seu gato precisa para ser feliz.