Coelhos, os seus cuidados e necessidades

Está a pensar em ter um coelho como animal de estimação?

Os coelhos tornaram-se animais de estimação muito populares em muitos lares. Devido à sua natureza curiosa e ao seu comportamento brincalhão, muitas famílias optaram por ter um coelho em casa

Mas antes de trazer um coelho para a sua casa, é importante que se informe bem sobre as necessidades e os cuidados a ter com o coelho para garantir o seu bem-estar e felicidade a longo prazo. 

A seguir, explicamos-lhe em pormenor tudo sobre os coelhos, incluindo os seus cuidados específicos, as suas necessidades e as suas características. 

Nome científico: Oryctolagus cuniculus
Origem: Europeia
Tamanho: até 50 cm
Cor: preto, cinzento, branco, bege ou castanho
Dificuldade: Moderada
Esperança de vida: Até 8 anos
Conejo cuidados y necesidades

Escolher um coelho como animal de estimação de forma responsável

A ideia de ter um pequeno animal de estimação pode ser tentadora: São bonitos, ocupam pouco espaço e podem oferecer-lhe companhia e diversão em casa. Se está a pensar em ter um coelho como animal de estimação, é importante que tome uma decisão consciente e responsável.

Antes de ter um coelho, deve dedicar algum tempo a familiarizar-se com o comportamento, as necessidades nutricionais, o habitat e os cuidados médicos do coelho. Só então poderá realmente verificar se o seu estilo de vida é adequado para o seu novo membro da família. 

Além disso, os coelhos são seres vivos com uma esperança de vida de 7 a 10 anos. Antes de comprar um coelho, certifique-se de que está preparado para cuidar, alimentar e brincar com o seu coelho durante toda a sua vida. 

Raças e espécies de coelhos domésticos

Existe um grande número de raças e espécies de coelhos em todo o mundo, cada uma com as suas características, tamanho e comportamento únicos. Eis uma lista de algumas das raças e espécies de coelhos mais populares:

  • Holland lop: Conhecido pelas suas orelhas descaídas e tamanho pequeno. 
  • Mini rex: Com pelo denso, macio e aveludado e orelhas pequenas e rígidas. 
  • Lionhead: Caracteriza-se pelo pelo em forma de juba à volta da cabeça.
  • Netherland Dwarf: conhecido pelo seu tamanho pequeno e orelhas curtas e arredondadas. 
  • Angora: O pelo longo e sedoso do coelho angorá requer uma limpeza cuidadosa para evitar emaranhados. 
  • Flemish Giant: É conhecida como uma das maiores raças de coelhos.
  • Jersey Wooly: Caracteriza-se por uma pelagem lanosa e fofa que faz lembrar o velo da lã.
  • American Fuzzy Lop: Muito semelhante ao Holland Lop, mas tem um pelo mais comprido e fofo. 
  • Silver Fox: De todas as raças de coelhos, a raposa prateada é a única que se apresenta apenas numa cor: preto. 

Habitat e alojamento dos coelhos

É fundamental proporcionar um habitat e um alojamento adequados para garantir o bem-estar e a saúde do seu coelho. Os coelhos são animais activos e curiosos que precisam de espaço para se movimentarem, explorarem e fazerem exercício. 

Requisitos básicos para a gaiola de um coelho

A gaiola deve ser suficientemente grande para permitir que o coelho se estique completamente, ou seja, a gaiola deve ter, pelo menos, 69 cm de comprimento, 47 cm de largura e 35 cm de altura. Embora existam gaiolas mais pequenas, o nosso conselho é que a gaiola seja sempre 4 a 6 vezes maior do que o tamanho do coelho. 

Se quiser ter um par de coelhos, deve aumentar o espaço para pelo menos 4 metros quadrados. 

loading

As gaiolas funcionam como um esconderijo para os coelhos, é onde eles se podem sentir seguros e calmos. Por isso, as gaiolas devem estar sempre limpas, desenvolvidas e equipadas com os acessórios necessários para o seu bem-estar.

Enriquecimento e cuidados

A gaiola do nosso coelho deve ter um recipiente para feno, um bebedouro de pelo menos 450 cc, um comedouro, uma caixa de madeira e um canto onde possa defecar. 

loading

Além disso, como são muito curiosos e brincalhões, recomendamos sempre a utilização de brinquedos e cordas especialmente desenvolvidos para eles, para que não se magoem. 

Alimentação para coelhos

Guia para uma dieta equilibrada

Prefira feno de qualidade como base e complemente com uma seleção de legumes frescos.

É também importante manter as quantidades sob controlo e adicionar sempre uma quantidade controlada de pellets de coelho de alta qualidade. Não se esqueça de limitar o número de guloseimas e dê sempre água fresca!

Alimentos permitidos e proibidos

Os alimentos permitidos para os coelhos incluem:

  • Feno de qualidade como alimento principal.
loading
  • Vegetais frescos, como espinafres, alface romana, dente-de-leão e brócolos.
  • Ervas aromáticas frescas, como coentros e salsa.
  • Os granulados para coelhos de alta qualidade também são adequados, desde que não contenham sementes ou outros ingredientes.
  • Snacks para coelhos de qualidade.
loading

Por outro lado, é importante evitar alimentos tóxicos para os coelhos, como o chocolate, a cebola e o alho, bem como alimentos ricos em açúcar e gordura, como os doces e os alimentos processados. 

Como prevenir a obesidade e de outras doenças relacionadas com a alimentação dos coelhos

Para prevenir a obesidade e doenças relacionadas com a dieta em coelhos, é importante manter um equilíbrio entre uma boa nutrição e exercício. Dê ao seu coelho bastante feno para ajudar a digestão, forneça uma variedade de vegetais frescos e limite as guloseimas a alternativas mais saudáveis. 

Além disso, tente manter o seu coelho em movimento e a brincar diariamente para fazer exercício. 

Saúde e cuidados nos coelhos

Para cuidar bem da saúde do seu coelho, é importante estar atento a sinais comuns de doença, como redução do apetite, comportamento anormal, dificuldades respiratórias, diarreia e corrimento nasal ou ocular. 

Deve também seguir um calendário de vacinação e desparasitação adequado para prevenir doenças e garantir a saúde do seu roedor. Falamos-lhe mais sobre a desparasitação dos coelhos no artigo "Sabia que os coelhos também se desparasitam?". 

Comportamento e socialização dos coelhos

Ao interpretar a linguagem corporal de um coelho, como lamber-se ou esticar-se, podemos compreender o seu estado emocional e as suas necessidades.

Para encorajar uma interação positiva com o seu animal de estimação, é importante proporcionar-lhe um ambiente enriquecido com túneis e brinquedos para roer para promover a estimulação mental. 

Como com qualquer outro animal de estimação, é importante socializar o seu coelho desde o momento em que nasce para que se habitue ao contacto com pessoas e outros animais. 

Acessórios e brinquedos recomendados para coelhos

Para enriquecer o habitat do coelho, os brinquedos recomendados para coelhos incluem túneis, bolas para roer, puzzles de comida e brinquedos de madeira, entre outros. Estes tipos de brinquedos não só estimulam o cérebro, como também promovem a saúde dentária. 

Além disso, envolver os coelhos em atividades como esconder guloseimas no seu ambiente, criar áreas de jogo com obstáculos e deixá-los explorar a área fora da gaiola enriquecerá a sua experiência e evitará o tédio. 

loading

Convivência dos coelhos com outros animais de estimação e crianças

Com outros animais de estimação

É aconselhável apresentar gradualmente os coelhos a outros animais de estimação, como cães ou gatos, para garantir uma relação segura. 

É sempre importante monitorizar a relação inicial e proporcionar um local seguro para onde o coelho se possa retirar se ficar stressado. 

Com crianças

Os coelhos devem ser ensinados a interagir de uma forma gentil e respeitosa, evitando ruídos altos e movimentos bruscos. Em geral, os coelhos são perfeitos para que as crianças mais velhas desenvolvam uma atitude carinhosa em relação a outros seres vivos. 

Benefícios de ter um coelho

  • Os coelhos são animais sociais, inteligentes e brincalhões que facilmente criam laços fortes com outros membros da família.
  • Os coelhos incutem nas crianças e nos jovens valores como a responsabilidade e o respeito, à medida que aprendem a cuidar das necessidades de outros seres vivos.
  • Além disso, os coelhos são animais silenciosos.
  • Não há problema em deixá-los sozinhos em casa durante curtos períodos, como um fim de semana. Desde que tenha uma tigela para bebida e comida.  
  • São animais que adoram o contacto com as pessoas. Recomendamos que o deixe sempre fora da gaiola sob supervisão para explorar e brincar num ambiente seguro.  
  • Existem muitos estudos científicos que demonstram que a interação com animais de companhia, como os coelhos e outros pequenos mamíferos, produz hormonas que desencadeiam emoções positivas e sentimentos de felicidade
  • É importante que os coelhos façam pelo menos um check-up veterinário anual, incluindo desparasitação e vacinação, para garantir uma boa saúde. 

Se quiser saber mais sobre coelhos ou pequenos animais, não perca os nossos últimos artigos no blog sobre pequenos roedores:

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt