Guia de alimentação para cachorros

Tão pequenos como são, os cachorros são uns devoradores adoráveis. Chegou um deles a sua casa? Quer saber um pouco mais sobre como alimentar o seu pequeno glutão? Continue a ler porque as quantidades e a frequência com que deve alimentar o seu novo amigo variam em função de diferentes fatores.

Quantas vezes tenho de alimentar o meu cachorro?

Esta é uma dúvida muito recorrente porque é preciso encontrar o equilíbrio para que o seu cachorro não fique com fome e muito menos seja alimentado em excesso. Este equilíbrio é marcado pela frequência com que divide a sua porção diária durante a fase de desenvolvimento. O mais recomendável é alimentar o seu cachorro várias vezes por dia em vez de o deixar a ração para cachorros sempre no seu comedouro para que assim se habitue e aprenda um horário. Por norma, reja-se por estas regras:

  • Transição do desmame para a alimentação sólida (normalmente 8 semana): 4-6 refeições por dia.
  • Das 8 semanas aos 3 meses: 4 refeições por dia.
  • Dos 4 aos 6 meses: 2-3 refeições por dia.
  • Depois dos 6 meses: 2 refeições por dia (dependendo da raça).

Como alimentar um cachorro durante as primeiras 6 a 8 semanas

Durante as primeiras seis a oito semanas de vida, o ideal é que o cachorro permaneça com a sua mãe. O leite materno, além de oferecer a melhor nutrição, contém anticorpos que ajudarão o seu cachorro a estar protegido contra as doenças. Por vezes não é possível manter um cachorro com a mãe durante as primeiras oito semanas. Nesse caso, deve procurar substitutos de leite e biberões concebidos especialmente para os cachorros.

Como alimentar um cachorro após o desmame de 6 a 8 semanas

A transição desde o desmame do seu cachorro à comida sólida não deve ser uma mudança da noite para o dia, devendo antes ser feita ao longo de duas a três semanas.

  • Em primeiro lugar, escolha a marca de alimento para cachorro para alimentar tanto o cachorro como a sua mãe. Nesta fase, tanto os cachorros como a mamã têm altas necessidades calóricas e nutricionais, pelo que o alimento escolhido deve ser uma ração para cães starter de qualidade elevada, que contenha proteínas, cálcio e calorias. Fale com o seu veterinário para que lhe dê recomendações específicas.
  • Quando o cachorro tiver entre quatro e seis semanas, é momento de o iniciar na comida sólida fazendo uma papa de transição, misturando a ração com um substituto do leite.
  • Quando fizer oito semanas, o seu cachorro já deverá comer alimentos sólidos.

loading

Como alimentar um cachorro a partir dos 3 meses

Agora que o seu cachorro começou a comer sólidos e lhe estão a sair os dentes, a alimentação deverá atender a outras circunstâncias além da idade, tais como o porte da sua raça.

Alimentar um cachorro de uma raça de porte grande a partir dos três meses

Os cachorros de uma raça de porte grande necessitam de um crescimento lento para ajudar a prevenir problemas ortopédicos, tais como a displasia da anca. Para tal é preciso oferecer-lhes uma dieta pensada especialmente para cães de uma raça de porte grande. Qualquer que seja a marca de ração que escolher, não exagere nos níveis de proteína, gordura e calorias que contém, uma vez que o desenvolvimento dos cachorros deste tipo de raças pode prolongar-se até aos 2 anos de idade. Não há pressa nenhuma nesta fase. O ideal é ter como referência os nutrientes e a quantidade recomendados pelo fabricante.

loading

Alimentar um cachorro de uma raça de porte médio a partir dos três meses

Os cachorros de uma raça de porte médio têm taxas de metabolismo ligeiramente mais altas que os cachorros de uma raça de porte grande. O que significa que um cachorro de uma raça de porte médio alcançará o seu peso adulto em aproximadamente 12 meses. As raças de porte médio também necessitam de uma dieta baixa em calorias porque também são raças propensas a sofrer de displasia da anca. Para garantir que o seu cachorro está a receber uma nutrição ótima para proteger e manter a sua saúde e bem-estar, inclua na sua dieta proteína de origem animal, pois esta ajudará o seu cachorro a criar novo tecido corporal. Definitivamente, é importante dar-lhe um alimento de acordo com o seu tamanho médio, para que o metabolismo receba deste modo a medida certa de nutrientes.

loading

Alimentar um cachorro de uma raça de porte pequeno a partir dos três meses

Os cães de uma raça de porte pequeno em proporção comem mais quantidade comparado com os de porte grande. Porquê? Porque o metabolismo dos cachorros de porte pequeno é mais rápido e necessitam de um maior aporte calórico. Salienta-se que aos 10 meses, a maior parte dos cachorros de uma raça de porte pequeno já concluiu o seu desenvolvimento. Outra característica especial dos cachorros de porte pequeno a ter em consideração é o tamanho das suas bocas e estômagos. Portanto, na hora de escolher a ração para o seu cachorro, certifique-se de que o seu animal poderá mastigar o croquete sem dificuldade.

loading

Nunca alimente o seu cachorro com alimentos da sua mesa. Todos os membros da família devem seguir esta regra, caso contrário fomentará a mendicidade cada vez que se sentem para comer.

Por último, gostaríamos de recordar que nas nossas lojas Kiwoko encontrará uma ampla gama de rações de alta qualidade para o seu cachorro e, para qualquer dúvida que tenha, dirija-se à sua clínica veterinária Kivet. Cá o esperamos!