Yorkshire terrier: conselhos, cuidados e características

Nome: Yorkshire Terrier, Yorkie 

Origem: Reino Unido 

Esperança média de vida: 15 - 20 anos 

Cores: Cinza prata, canela 

Pelo: Longo, liso 

Tamanho: Toy, mini 

Altura: 15 - 20 cm 

Peso: 2 - 4 kg 

Temperamento: Inteligente, ativo, super protetor, valente 

Necessidades: Escovagens frequentes 

Aptidões: Cão de companhia, cão de guarda, cão de caça

Perfeito para: Crianças e pessoas mais velhas, apartamentos pequenos

Origem do Yorkshire Terrier 

Durante a Revolução Industrial na Inglaterra, os trabalhadores escoceses levaram o Yorkshire Terrier para trabalhar nas minas de carvão e nas fábricas, trazendo consigo cães conhecidos como Clydesdale Terrier ou Paisley Terrier. Estes cães eram muito maiores que o Yorkshire Terrier que conhecemos hoje em dia, e acreditamos que eram utilizados para caçar ratos nos moinhos.  

Os Terriers de Clydesdale foram cruzados com outros tipos de Terrier, como com o Toy Terrier inglês e com o Skye Terrier, entre muitas outras raças, até dar lugar a um cão pequeno com pelo longo de cor cinza azulada.  

No início era o cão perfeito para as famílias humildes, já que era uma das raças mais económicas e servia para acabar com as pragas de ratos. Mais tarde os burgueses britânicos interessaram-se, porque ficaram encantados com a sua beleza e começaram a utilizá-los como cães de companhia.  

A raça Yorkshire Terrier, também conhecida popularmente como Yorkies, foi registada por primeira vez no livro de British Kennel Club em 1874, e o seu primeiro clube foi formado na Inglaterra em 1898. 

Características do Yorkshire Terrier  

É de tamanho pequeno, mas tem uma personalidade forte. No Yorkshire Terrier encontrará um pequeno companheiro energético, mas carinhoso. 

É uma das raças Toy mais populares devido à sua beleza e ao conforto que é viver com um cão deste tamanho num apartamento. 

Inteligente e seguro de si mesmo, o Yorkshire possui um grande espírito aventureiro. Alguns Yorkies são carinhosos e alegres, além de serem muito apegados aos seus donos; outros são mais travessos, extrovertidos e metem-se em tudo. 

Comece a estabelecer limites desde que é cachorro e o seu Yorkie será um maravilhoso companheiro. Como todos os cães, necessita de passar por um processo de socialização (com a exposição a muitas pessoas, visitas, sons e experiências diferentes) quando é jovem. Deste modo, irá viver com um cão amigável e equilibrado. 

Temperamento e caráter 

A personalidade do Yorkshire Terrier é energética  e dominante. E apesar de ser carinhoso, exige muita atenção.  

Os Yorkies também são excelentes vigilantes e caracterizam-se por ladrar, em determinadas ocasiões em demasia. 

De igual forma, é uma raça que pode ser obstinada no momento de ser educada. 

Tipos de Yorkshire Terrier 

Entre os diferentes tipos de Yorkshire Terrier que existem encontra-se o Parti Yorkie, que se destaca por ter uma pelagem de cor diferente, mais em concreto três cores: branco, castanho e preto. O American Kennel Club (AKC) foi reconhecido oficialmente no ano de 2000 depois de ser registado.   

Outro tipo de Yorkie em função da cor que possui é o Biewer Yorkshire Terrier, caracterizado por ter um padrão específico de pelo, onde a primeira cor é branca com manchas de outras cores, geralmente simétricas e que estão situadas em áreas concretas do seu corpo.  Em 2014 foi introduzido no registo do AKC.  

Também existe o Yorkshire preto, considerado como uma variedade especial e rara desta raça de cão. À medida que cresce, a tonalidade do seu pelo pode ficar com uma cor azulada. 

E o conhecido como Yorkie sem marcar, refere-se a um tipo de Yorkshire que não conta com nenhum destes standards de cor anteriormente referidos. Assim, o pelo deste tipo de Yorkshire Terrier pode ser de cor dourada, chocolate, vermelha ou prateada. Além do mais, pode ter uma mancha branca característica localizada na parte superior do seu peito.  

Outros tipos de Yorkshire Terrier estão relacionados com o seu tamanho, como é o caso do  Yorkshire miniatura, criado para que seja consideravelmente menor do que o normal, algo que costuma causar-lhe problemas de saúde devido ao tamanho dos seus ossos e órgãos. 

Finalmente, existe o chamado Yorkie cruzado ou personalizado, que surge ao cruzar cães da raça Yorkshire Terrier com outros de diferentes raças como o chihuahua (obtendo o Chorkie), o Maltés (Morkie) e o Poodle (Yorkipoo).  

Cuidados básicos  

Durante o seu primeiro ano de vida, o Yorkshire Terrier necessita de canalizar a sua energia através da brincadeira e dos passeios diários.

Tendo em conta que o seu metabolismo é rápido, também é recomendável administrar-lhe pouca quantidade de alimento mas com maior frequência, sem se esquecer de lhe dar um tipo de comida que se adapte tanto ao tamanho da sua boca como às suas necessidades.

No que diz respeito ao seu processo de aprendizagem, os  Yorkies não precisam de se esforçar muito, mas precisam sim de uma rotina de higiene constante a que deve acostumá-los, como dar-lhes banho duas vezes por mês e remover-lhes os pelos da franja para não incomodar os olhos, usando algum acessório ou levando-os a um cabeleireiro canino.

Como manter o pelo de um Yorkshire terrier? 

O pelo dos Yorkies costuma ser longo, liso, sedoso e de apenas uma capa de pelo, sendo uma raça de cão que solta pouco pelo. Outro dado curioso a ter em conta é que as trocas hormonais podem afetar a cor do seu pelo.

Por tudo isso, é importante manter o seu pelo cuidado através de uma rotina de limpeza cuidadosa, especialmente para evitar emaranhados. Inclusive se mantiver o seu pelo curto, recomenda-se escovar suavemente todos os dias para o manter limpo

Alimentação do Yorkshire Terrier segundo a sua idade 

É normal que um cão tão pequeno e tão ativo como o  Yorkshire Terrier queime rapidamente muitas calorias, pelo que terá que escolher uma ração de qualidade que lhe dê a energia necessária para estar saudável.

Os primeiros meses da vida de um cachorro são fundamentais, pelo que deve escolher uma ração especial para raças mini para que assim cresça saudável e forte.

loading

Para garantir que dispõe de uma nutrição ótima em todas as etapas, ofereça-lhe uma ração de qualidade adequada para a sua idade e tamanho. Leia o nosso post se não sabe a quantidade de comida que deve dar-lhe por dia.

Finalmente, a partir dos sete anos, o seu Yorkie passará de adulto a sénior e irá necessitar de uns cuidados específicos para esta etapa e de uma comida diferente que lhe dê todos os nutrientes necessários.  

Saúde

A nível físico não custa muito manter em forma um Yorkie, já que é um cão muito ativo e irá querer brincar tanto dentro como fora de casa. De facto, irá adorar as bolas e os brinquedos com som.

loading

De modo geral, o Yorkshire Terrier não tolera bem o frio nem o calor extremo.  

É propenso a sofrer problemas dentais, uma vez que tende a formar tártaro, correndo o risco de perder os dentes numa idade precoce. De modo que deve  escovar os seus dentes regularmente. 

É Igualmente aconselhável inspecionar os seus olhos e ouvidos, além de lhe cortar as unhas quando as tiver demasiado longas. 

loading

Agora que sabe um pouquito mais sobre os Yorkshire Terrier, pode perceber se é o seu companheiro ideal ou não. Recorde-se que nas nossas lojas Kiwoko e na nossa página web encontrará tudo o que precisa para cuidar do seu animal de estimação.  

Etiquetas: