Sons de um gato: Quais são os principais? O que significam?

É praticamente uma lenda urbana que os gatos são animais de estimação que ignoram por completo os seus donos. Além de serem animais muito independentes, é certo que sim, interagem com os humanos; mas, como é lógico, têm formas particulares de o fazer.

Os gatos comunicam entre eles e connosco mediante as posturas, movimentos e também sons.  Embora pareça incrível, um miado de gato pode significar uma coisa ou outra. De facto, não são poucos os estudos (Eklund et al., 2016) que afirmam que os ruídos que os gatos fazem são uma forma de comunicação tão completa e diversificada como a dos humanos.

Saber interpretar os ruídos do seu felino irá ajudá-lo a interagir melhor e a que a vossa relação também seja muito melhor. De seguida irá conhecer os principais sons de um gato e o que significam cada um deles.

Ruídos de um gato: a sua própria linguagem

Todos os animais têm uma ou várias formas de comunicar, e isso também acontece nos gatos. A quem não aconteceu, visitar a casa de um conhecido que tem um gato, e este ter bufado, expressando assim que não se sentia confortável com a nossa presença? Essa é uma das formas que um gato tem para comunicar aos presentes se se sente ou não confortável, se está contente ou se se passa algo e quer que tenhamos conhecimento.  

Embora que aqui nos iremos centrar na linguagem de sons que um gato faz, também é bom saber que há outras formas de comunicar além do ruído que o felino emite. Através da posição das orelhas, das pupilas dos seus olhos ou da posição da sua cauda, estas também são formas de linguagem para os gatos.

Os principais sons de um gato

A ciência conseguiu registar até 100 sons diferentes de gatos, prova de que a sua linguagem pode ser tão complexa como a nossa. Os mais comuns são os seguintes:

  • O miado: Não tem uma função comunicativa específica, em vez disso é mais um recurso que os gatos utilizam para chamar a atenção. Por exemplo, o seu gato está ao lado da sua tigela de comida e mia, a mensagem é clara, tem fome e quer comer. O miar de um gato varia em função da sua intensidade e duração. Se é curto e agudo, quer dizer que se sente bem. Se é longo e mais grave, quer dizer que está perante uma situação onde não se sente confortável ou que não lhe é familiar.
  • O ronronar: Este som produz-se por causa da vibração do corpo do gato. Normalmente achamos que um gato ronrona com uma situação que está a gostar. Se um felino se dá bem com outro gato ou está no seu colo a desfrutar das suas carícias, esta situação será muito prazerosa para o seu gato pelo que é normal que este emita esse som tão característico. Não obstante, também se constatou (Eklund et al., 2016) que os gatos ronronam quando estão em situações intensas a nível emocional, como quando estão doentes.
  • O uivar: São sons longos e agudos, que duram vários segundos e se escutam em toda a casa. Se tem mais do que um gato em casa é normal que já o tenha ouvido. O significado é claro, já que é uma espécie de luta verbal entre gatos. Se o escuta, é porque um gato está a ameaçar outro gato.
  • O bufido ou assobio: Quando um gato abre muito a boca e emite um assobio rouco, o melhor que pode fazer é afastar-se e dar-lhe espaço. Isto significa que percebeu a sua presença ou de outro ser vivo ou objeto como algo que está a ameaçar a sua integridade e por isso reage de forma abrupta. Embora isso não queira dizer que não possa logo ganhar a sua confiança.
  • O chiado: Simplesmente significa que o gato se magoou. É um dos ruídos de um gato que é melhor não ouvir, já que depois deste, poderá ficar mais nervoso e tenso.
  • O miar de bebé: É como um miado, mas muito mais agudo e são emitidos pelos gatinhos com poucas semanas de vida. Fazem-no quando estão numa situação que eles consideram perigosa, como a presença de algo que não gostam ou quando têm frio.  
  • O rangido: É uma mistura de um ronronar e de um miar. Para um gato significa uma forma de cumprimentar, e também é uma forma de comunicação entre mães e filhos.

loading

Etiquetas: