2025 na Kiwoko: um ano repleto de histórias partilhadas, vidas transformadas e muito amor pelos animais

Há anos que mudam as pessoas. Não por causa do que alcançamos sozinhos, mas por causa do que alcançamos quando estamos rodeados pelas pessoas e coisas que realmente importam.

E em 2025, graças a elas, alcançámos grandes conquistas juntos.

Na Kiwoko, não só continuamos a cuidar dos animais (e eles cuidam de nós), mas este ano também construímos uma comunidade, fomentamos relações, vivemos segundas oportunidades e, acima de tudo, sentimos o efeito Kiwoko mais forte do que nunca.

Gostaria de se juntar a nós para recordar o que alcançámos este ano?🐶 ❤️🐱

O efeito Kiwoko: o que acontece quando cuidamos dos outros e os outros cuidam de nós

2025 será lembrado como uma prova do que podemos alcançar quando nos unimos.

Acreditamos que cada pequena ação pode ter um grande impacto. E este ano, provámos isso mais do que nunca.

O que é o Efeito Kiwoko?

O Efeito Kiwoko é o resultado de ações e iniciativas positivas que visam promover a mudança. Mudar vidas, mudar perspetivas, mudar o ambiente.

Somos motivados pelo bem-estar dos animais, mas também pelo impacto social e ambiental. É por isso que, este ano, introduzimos iniciativas que vão além do comum, ligando pessoas, animais e o planeta numa rede de cuidado e compromisso.

Milhares de finais felizes: histórias de adoção de 2025

Este ano, não só o número de adoções aumentou, como também as histórias bonitas.

De 1 de janeiro a 2 de dezembro de 2025, registámos 8.941 adoções.

Muitas delas começaram num lugar muito especial: a nossa plataforma KiwokoAdopta. Um lugar que não é apenas um site, mas o ponto de partida para muitas novas vidas. Onde cada perfil, cada história, cada par de olhinhos que te olham do ecrã podem tornar-se parte da tua família.

Porque adotar não é salvar. É conhecer.

Juntos por eles: o nosso compromisso com os abrigos de animais

Sempre que um animal encontra uma família, há alguém que cuidou dele e o amou durante todo esse tempo.

Os abrigos de animais são o primeiro lugar a que recorremos quando as coisas ficam difíceis. São um refúgio, uma fonte de conforto... E, muitas vezes, a única oportunidade que um animal tem de recomeçar.

Este ano, na Kiwoko, queremos estar mais do que nunca ao lado deles. Porque eles nunca param, e nós também não.

Recolher alimentos, doar e agir em conjunto

Por vezes, a ajuda começa pelo básico: garantir que não ficam sem comida.

Ao longo de 2025, estivemos ao lado dos abrigos de animais e apoiámo-los da melhor maneira possível: através da nossa presença, trabalhando juntos para ajudar e atendendo às suas necessidades práticas.

Os resultados são verdadeiramente impressionantes: em Espanha e Portugal, foram doados mais de 753 000 kg de alimentos.

  • Espanha: 634 391 kg
  • Portugal: 119 047 kg

E isso não é tudo. Este ano, também realizámos ações promocionais especiais que deixaram uma impressão duradoura:

  • 11 552 kg graças ao calendário solidário
  • 330 kg adicionais graças à campanha «O teu Like = 2 refeições», em colaboração com a Royal Canin
  • Além disso, como parte da campanha #Desparasita2, foram distribuídas 7.500 gotas para prevenção de parasitas.

Reconhecemos que estas ferramentas são de grande importância para muitos abrigos de animais.

Portanto, não estamos apenas a falar de doações. Estamos a falar de respeito.
Estamos a falar de cuidar daqueles que cuidam dos outros.
Sobre colaborar com aqueles que nunca desistem, mesmo quando às vezes lhes faltam recursos.

E se acreditamos numa coisa, é que cada saco, cada caixa, cada conta-gotas transmite uma mensagem: «Não está sozinho».

Plano de resposta a catástrofes

Neste verão, incêndios florestais devastaram partes de Espanha e, como sempre, os animais também sofreram as consequências deste desastre.

Por isso, ativámos o nosso protocolo de resposta a emergências e enviámos 1620 kg de alimentos para as áreas afetadas.

Quando a natureza ataca, respondemos com solidariedade.

O programa de voluntariado «Conectados»

Graças ao «Conectados», pelo segundo ano consecutivo, muitas empresas descobriram o valor da empatia, do respeito e da compaixão pelos animais sem lar.

Este programa permite que funcionários de diferentes empresas sejam voluntários em abrigos de animais por um dia. O objetivo não é apenas ajudar, mas também criar laços com a causa, os animais e uma realidade que às vezes é invisível

A história de sucesso da empresa STV é uma inspiração: após a sua primeira experiência, muitos funcionários decidiram continuar a participar no programa de forma voluntária. Porque, depois de ajudar, não se pode permanecer indiferente.

As nossas atividades de team building em 2025

Este ano, vivemos momentos que nos lembram porque fazemos tudo isto. Não são grandes gestos ou promessas vazias, mas ações concretas: encontros, adoções, abraços, mudanças que começam com um simples «Sim, também quero ajudar».

Aqui, partilharemos com vocês algumas histórias que nos fazem continuar a acreditar no nosso trabalho.

Feira de Adoção

A 20.ª Feira de Adoção de Animais de Estimação em Madrid foi mais do que um simples evento.

Nos dias 25 e 26 de outubro, a Esplanada da Puente del Rey encheu-se de esperança. Centenas de animais esperavam por um lar... e muitas pessoas estavam prontas para lhes dar um.

Mais uma vez, aconselhámos aqueles que desejavam adotar sobre cuidados, nutrição, saúde e amor.

E reafirmámos o nosso compromisso: NÃO ao abandono. SIM a uma segunda oportunidade.

Nuestra feria de adopciones 2025 kiwoko

O site KiwokoAdopta

O KiwokoAdopta tornou-se o ponto de encontro entre quem procura e quem espera.

Graças a esta plataforma, milhares de animais encontraram um lar mais rápida e facilmente. Mais de 200 abrigos e associações de animais colaboram ativamente para garantir que todas as adoções sejam viáveis, seguras e responsáveis.

Porque a adoção não deve ser difícil. Deve ser agradável. E é exatamente isso que está a acontecer aqui.

O programa Momentos da Kiwoko

Este ano, a terceira edição do «Momentos» decorreu num novo local: a Fundação Gil Gayarre. Lá, 107 estudantes com várias deficiências participaram em sessões de terapia com o apoio de cães, repletas de carinho, incentivo, confiança e ligação.

Além disso, oferecemos um programa de bolsas de estudo para permitir que jovens em risco de exclusão social estudem e se tornem futuros técnicos de intervenção de apoio. Concedemos bolsas de estudo a 32 alunos, 10 dos quais participaram no nosso programa de estágios remunerados e, até 2026, 15 deles tornar-se-ão nossos funcionários.

Porque quando um cão entra na sala de aula, acende-se uma faísca. E nenhuma palavra descreve isso melhor do que «momento».

Programa momentos kiwoko

Os nossos programas de patrocínio

Algumas coisas nunca mudam... e, felizmente, o nosso compromisso com a inclusão, o desporto e a igualdade de oportunidades é uma delas.

Por isso, em 2025, continuamos orgulhosos de apoiar o projeto Un@+ da Fundação Rayo Majadahonda.

Este projeto especial dá visibilidade e espaço à primeira equipa de futebol de salão do CF Rayo Majadahonda para pessoas com deficiência intelectual, que participa num torneio organizado pela Femaddi (Associação Madrilena de Desporto para Pessoas com Deficiência Intelectual).

Além disso, há já algum tempo que existe uma equipa feminina, e estamos orgulhosos de continuar a contribuir para um desporto igualitário, justo e aberto a todos.

Porque acreditamos que o desporto pode ser mais do que apenas uma competição. O desporto pode ser um lugar onde todos sentem que pertencem, um lugar onde todos crescem, um lugar onde todos aprendem a confiar, a partilhar e a provar que a inclusão é possível se realmente nos esforçarmos por isso.

E na Kiwoko, continuaremos a comprometer-nos. Sempre.

Feiras de 2025

Em 2025, teremos uma presença mais forte do que nunca em eventos por toda a península. Nestes locais, podemos conhecer famílias que têm animais de estimação, promover a posse responsável de animais e celebrar a vida com os animais.

Abaixo estão as nossas feiras mais importantes:

  • Pet Festival – Lisboa (31 de janeiro a 2 de fevereiro)
  • FIMASCOTA – Valladolid (22–23 de fevereiro)
  • EXPOFAMILY – Pamplona (2 a 4 de maio)
  • Exposição canina – Pinto (24-25 de maio)
  • Feira Animal – Tenerife (14 a 15 de junho)
  • EXPO ANIMAL – Braga (4–5 de outubro)
  • Animundo – Gran Canaria (11–12 de outubro)
  • Mascoting – Barcelona (18–19 de outubro)
  • Feira de adoção – Madrid (25–26 de outubro)
Ferias Kiwoko 2025

Uma viagem repleta de emoções, cabelos arrepiados e muitos sorrisos.

As campanhas dizem muito

Este ano, não nos contentamos em apenas reportar os eventos. Queremos provocar reações, estimular o pensamento e chegar ao público.

Porque alguns temas são profundamente angustiantes, mas precisam de ser trazidos à luz. E algumas campanhas não se limitam a fornecer informações, mas também a provocar a reflexão.

Campanha do microchip: «LOST»

Em julho, lançámos uma campanha contra o abandono de animais, com foco na identificação por microchip.
Inspirados na popular série de televisão Lost, partilhámos histórias reais de animais perdidos... e como os microchips os ajudaram a encontrar o caminho de casa.

Atenção: um microchip não é um detalhe menor. É um verdadeiro salva-vidas.

Dia do Cão sem raça: «Cada cão sem raça é uma obra única»

Em maio, homenageamos os cães de raças mistas, os heróis desconhecidos de muitos abrigos de animais. Esta campanha apresentou esses cães como obras de arte únicas e comparou-os à própria Mona Lisa.

Porque a diferença não é uma falha. Faz-te único.

Para mais informações, leia o nosso artigo «Dia Internacional do Cão de Raça Mista: Adote uma Nova Vida».

«Nenhum gato passa fome!»

Em abril e maio, organizámos uma campanha solidária de angariação de fundos nas nossas lojas para apoiar as colónias de gatos durante a época de reprodução.

A comunidade respondeu de forma muito generosa e mostrou que estamos sempre presentes quando mais precisamos.

Para mais informações, leia o nosso artigo «Nenhum gato passa fome! E os gatos machos também não!».

Campanha de Natal da Royal Canin

Encerramos o ano colaborando com a Royal Canin numa campanha solidária de Natal que encheu pratos, corações e lares. Porque no Natal, o melhor presente é saber que não estão sozinhos.

Graças à solidariedade de centenas de pessoas e ao trabalho conjunto com a Royal Canin, recolhemos um total de 16 761,81 kg de alimentos num único dia, no sábado, 13 de dezembro.

Este gesto coletivo não só alimenta milhares de animais que precisam, como também demonstra algo muito importante: Quando nos unimos, fazemos magia.

O plano é adotar

Neste Natal, juntámo-nos à Comunidade de Madrid na campanha El Plan es Adoptar (O Plano é Adotar), uma iniciativa com coração que colocou a adoção responsável no centro da conversa. Durante os fins de semana de 13-14 e 20-21 de dezembro, 20 centros de acolhimento abrem as suas portas para facilitar que mais cães e gatos encontrem um lar definitivo.

Além disso, de 11 a 22 de dezembro, a Kiwoko estará presente nas estações do Metro de Madrid, levando a nossa mensagem a milhares de pessoas todos os dias: adotar transforma vidas, e a melhor decisão é sempre a responsável.

Na Kiwoko, apoiamos eventos como o XX aniversário do CIAAM em Colmenar Viejo, onde famílias adotantes partilharam as suas histórias. Foi uma oportunidade para dar visibilidade ao trabalho do Centro Integral de Acolhimento de Animais da Comunidade de Madrid e lembrar que, em vez de compras impulsivas, adotar é um ato de amor e compromisso.

Histórias que nunca esqueceremos

Lembramo-nos do Sparky, o gato que voltou para casa porque alguém decidiu colocar-lhe um microchip.

Da mãe que veio visitar... e saiu com um gato, que agora dorme ao lado da sua filha.

Lembramo-nos dos olhos brilhantes de uma criança a tocar num cão de terapia pela primeira vez.

Cada história é única. Mas todas elas têm uma coisa em comum: lembram-nos porque fazemos o que fazemos.

Muito obrigado. Do fundo do nosso coração.

Obrigado por adotar.

Obrigado por não fechar os olhos.

Pelas vossas contribuições. Por falarem sobre o abandono. Por partilharem as nossas campanhas.

Por nos lembrarem que eles também são importantes.

O ano de 2025 comoveu-nos profundamente. É um daqueles anos que nos faz sorrir, iluminar os olhos e encher o coração de felicidade. Porque, mais uma vez, os animais lembraram-nos porque lhes dedicamos tudo. Eles caminharam ao nosso lado, curaram as nossas feridas e fizeram-nos rir quando mais precisávamos. E nós, na Kiwoko, só podemos dizer: obrigado. Obrigado por tudo. É por isso que cada passo que damos é a nossa forma de retribuir tudo o que eles nos deram todos os dias.

E se há uma coisa de que temos a certeza, é que isso não seria possível sem vocês.

Continuaremos a avançar convosco. Porque ainda há muito a fazer. E porque, quando se trata de animais, nada é impossível quando trabalhamos juntos.

Obrigado, porque juntos somos o efeito Kiwoko.

Na Kiwoko, unimos forças com associações e abrigos para incentivar a adoção e acabar com o abandono. Se quiser beneficiar da melhor companhia e fazer crescer a sua família, não perca o nosso post “Tudo o que precisa de saber antes de adotar"!

Etiquetas:
,