Pastor de Berna: conselhos, cuidados e características

Características do Pastor de Berna

Nome: Pastor de Berna, Boiadeiro de Berna, boieiro de berna bernese e boiadeiro-bernês
Origem: Berna, Suíça
Esperança média de vida: 8 - 10 anos
Colores: Preto, marrom e branco
Pelo: Longo, sedoso e suave
Tamanho: Gigante
Altura: 70 cm
Peso: 48 - 51 kg
Temperamento: Tranquilo
Necessidades: Um pouco de adestramento, escovação diária e passeios diários
Aptidão: Cão de guarda, cão de resgate, cão de companhia
Perfeito para: Familias com crianças

Origem

O Pastor de Berna é uma raça que é estimado que tenha cerca de 2.000 anos de antiguidade e a sua aparição se remete aos tempos nos quais os romanos invadiram a Suíça, Helvécia naquele momento. Os romanos chegaram a essas terras acompanhados pelos seus cães de guarda e de pastoreio, que eram tipo mastim. Estes cães seriam cruzados com os pastores suíços, que eram capazes de suportar as baixas temperaturas dos Alpes, o que deu origem à raça Pastor de Berna.

O resultado foi uma raça com um temperamento mais dócil, que ajudou a transportar produtos e mercadorias entre populações e aldeias, mas que também se utilizava como cão de guarda. Houve um tempo em que esta raça era conhecida como Dürrbächler, o que se devia a que, a princípio, estes cães eram vistos nos arredores do povoado Dürrbach de Riggisberg, em Berna. Apenas em 1910 começaram a ser chamados de Pastor de Berna.

Tipos de Pastor de Berna

Cores

O Pastor de Berna é um cão tricolor, mas o preto é a cor de fundo desta raça. Além disso, conta com marcas nas cores fogo e branco que, segundo os padrões de competição, o melhor é que sejam simétricas.

A cor fogo pode ser apreciada em cima dos olhos, nas bochechas e na comissura da boca; também vai até o peito, as patas e o rabo.

Por outro lado, a cor branca aparece no focinho e no peito, onde forma uma cruz invertida. Para as competições o mais desejado é que o animal tenha branco também na zona das patas, mas não para além dos carpos.

Tipo de pelo

A pelagem é longa, grossa e levemente ondulada, além disso, é brilhante. Dentro dos padrões oficiais para competir, se o cão apresenta um pelo extremamente encaracolado com pouco brilho, perde pontos na competição.

Caráter do Pastor de Berna

O Pastor de Berna tem um caráter que o torna ideal para as famílias, inclusive com crianças. A única condição é que sejam famílias que levem uma vida ativa que permita o animal se desenvolver de forma plena.

É um cão muito tranquilo, que gosta de ficar em interiores; além disso, é muito independente, dócil, carinhoso e leal. O Pastor de Berna pode conviver de forma pacífica com cães de outras raças, inclusive com outras espécies de animais, mas é importante que a sua etapa de sociabilização comece cedo, com pouca idade.

Cachorros de Pastor de Berna

É importante ter muito cuidado na criação dos cachorros de Pastor de Berna. Este tipo de cão, assim como outras raças gigantes, cresce muito rápido durante os primeiros quatro e sete meses de vida. Isso faz com que sejam mais sensíveis a apresentar lesões e transtornos nos ossos.

Apesar de o crescimento físico dos cachorros desta raça ser muito acelerado, mentalmente é muito mais lento. Então se estiver a considerar ter um exemplar de Pastor de Berna, deve saber que terá um cachorro durante certo tempo, porque, além disso, é tão sensível que não suporta repreensões e castigos facilmente.

Para conseguir que o animal de estimação se desenvolva emocionalmente de maneira adequada, deve apresentá-lo a outras espécies animais, raças de cães, crianças e estranhos desde pequeno. O seu caráter tímido o impede de socializar adequadamente se não é colocado em contato com outras pessoas e espécies desde que é um cachorro.

Saúde e cuidados

Dentro dos problemas de saúde do Pastor de Berna encontram-se certos tipos de câncer bastante agressivos e aos quais estes cães têm muita propensão. Por isso a expectativa de vida do Pastor de Berna não é muito longa. Por outro lado, estes cães podem apresentar displasia de quadril, devido ao seu grande tamanho.

Cuidados básicos

Nos cuidados básicos do Pastor de Berna, a escovação de duas a três vezes por semana é indispensável; no entanto, durante os períodos de troca de pelo, o melhor é fazê-lo uma vez por dia. Além disso, também é aconselhável dar banho somente quando estiver verdadeiramente sujo, ou seja, a cada dois meses.

Por outro lado, apesar de terem um caráter e um temperamento tranquilo, e de gostarem da vida no lar, estes cães têm muitas necessidades de exercício físico. Por isso é imprescindível que, se tiver um Pastor de Berna, o leve para passear várias vezes por dia, além de ser importante fomentar a atividade física com jogos.

Não é ideal que passe muito tempo sozinho, porque gosta da companhia de outras pessoas e de outros animais de estimação.

Alimentação

Quanto à alimentação, o Pastor de Berna, assim como outros cães de tamanho gigante, requer uma alimentação rica em vitaminas e minerais que ajudam a manter as articulações e as cartilagens saudáveis para evitar problemas de mobilidade em idades adultas.

Esta raça também é propensa a ter problemas estomacais, por isso o recomendado é que coma suficiente comida, mas distribuída em pequenas doses ao longo do dia.

Quando são cachorros, o Pastor de Berna deve seguir uma dieta baixa em calorias para evitar que cresça de maneira acelerada.

Adoção de um Pastor de Berna

Adotar um cão da raça Pastor de Berna é uma boa opção para as famílias, principalmente as que têm crianças e outras espécies de animais de estimação no lar. Mas é importante destacar que estes animais, pelo seu tamanho, não podem viver em apartamentos e espaços reduzidos. Requerem uma área suficientemente grande para se desenvolverem de forma plena.

Sentiu uma conexão? Acha que é o cão ideal e que cumpre com todas as características para viverem juntos? Neste caso desejamos uma longa e feliz vida juntos. E não se esqueça de que nas nossas lojas Kiwoko e na nossa página web pode encontrar tudo o que precisa para os cuidados do seu Pastor de Berna.