Ómega 3 para cães

Que a alimentação é fundamental para que um cão se mantenha saudável não é novidade. Contudo, é importante conhecer as propriedades de certos nutrientes, especialmente daqueles que satisfazem as necessidades específicas de cada peludo. 

No caso dos ácidos gordos Ómega 3, estes, são essenciais para o organismo dos cães e apenas podem ser obtidos através da alimentação. 

Desta forma, podem ser encontrados diferentes ingredientes ricos em Ómega 3 como é o caso do óleo de peixe para cães. Este óleo, é proveniente de peixes como o salmão ou a sardinha, e pode ser oferecido como suplemento em forma de cápsulas ou em forma líquida para enriquecer a ração. Igualmente, o óleo de peixe pode ser incluído na própria ração,  como nas marcas Dogzilla ou Edgard & Cooper. Este tipo de rações com Ómega 3 para cães proporciona uma pele saudável e um pelo brilhante, além de reforçar o sistema imunológico, entre muitos outros benefícios. 

loading

Outros ingredientes que contêm Ómega 3 são as sementes de linhaça, além da soja, que também pode fazer parte da composição de rações para cães, como é o caso da ração Hill’s Adult Medium de frango, que além do mais garante o correto funcionamento do sistema nervoso. 

loading

Benefícios do Ómega 3 para cães

São numerosos os benefícios do Ómega 3 na saúde dos cães:

  • Contribui para o desenvolvimento do cérebro: graças ao seu conteúdo de ácido docosahexaenoico (DHA), algo fundamental no caso das cadelas, sejam gestantes ou lactantes, e dos cachorros, pelo que também favorece o desenvolvimento da sua visão. 
  • Previne diferentes tipos de afeções: especialmente as do sistema imunológico e as cardiovasculares, além das infeções cutâneas e de ouvidos. Também diminui o colesterol alto no sangue e atua tanto como antioxidante como anti-inflamatório natural, com o que tudo isto implica para a saúde do animal.
  • Reduz os sintomas de alergia: mais concretamente o prurido, evitando assim lesões devidas a arranhões. Comichão que por sua vez, está associada a alergias alimentares. Inclusive consegue melhorar a saúde do pelo. 
  • É uma fonte de energia: desta forma, o cão mantém-se ativo para realizar diferentes atividades como os seus passeios diários e as intermináveis sessões de brincadeira.
loading

Como saber se o meu cão tem défice de Ómega 3?

Por sua vez, a deficiência deste tipo de ácidos gordos essenciais pode manifestar-se através de diferentes sintomas:

  • Mau estado do pelo, da pele e das unhas: o pelo aparenta ser áspero enquanto que a pele fica seca e escamosa. Enquanto as unhas, ficam quebradiças. 
  • Comichão 
  • Fadiga
  • Dor articular

Em qualquer um dos casos, o recomendável é consultar um veterinário para que confirme que estes sintomas se devem à falta de Ómega 3 e que não estão associados a uma doença. 

Com que frequência é recomendável dar Ómega 3 a um cão?

No caso de o cão sofrer de alguma patologia para a qual necessita deste tipo de suplemento, o recomendável, de acordo com os especialistas, é administrar-lhe Ómega 3 diariamente ao longo de um mês, no mínimo, para observar os efeitos que este tem sobre o organismo do animal.

Ómega 3 e Ómega 6, uma combinação com vantagens

O Omega 3 oferece tantos benefícios à saúde dos cães, adicionar à sua alimentação o Omega 6, ácidos gordos que também são essenciais para o organismo dos peludos, permite que tais vantagens se multipliquem, sempre que a proporção de ambas seja equilibrada.

Desta maneira, a combinação de Ómega 3 e 6 pode melhorar a saúde dos cães nos seguintes aspetos:

  • Fertilidade: melhora tanto a das fêmeas como dos machos.
  • Capacidade cognitiva: estimula tanto a dos cachorros como dos cães sénior.
  • Pele: ao proteger e restaurar a barreira cutânea, evita também o aparecimento de doenças como a seborreia. Além do mais, ajuda a controlar os sintomas da dermatite atópica, entre outras patologias.
  • Ossos e músculos: fomenta a produção de colagénio, prevenindo assim a artrose, entre outras doenças. Além disso, os dentes e as unhas também se beneficiam. 
  • Ritmo cardíaco e pressão sanguínea: o seu efeito cardioprotetor os regula.
Agora que conhece as propriedades do Ómega 3 para cães, recorde-se que nas lojas Kiwoko e em kiwoko.pt ou na nossa App encontrará uma grande variedade de rações ricas nestes ácidos gordos essenciais para o seu cão. 
loading
Etiquetas: