Abandono de animais: é verdade que aumenta no verão?

As férias são sempre um momento de alegria e diversão, e nós contamos-lhe como pode planear a sua viagem com o seu animal de estimação, quer decida levá-lo consigo na sua viagem ou deixá-lo em casa com um cuidador - é tudo uma questão de organização! 

Infelizmente, algumas pessoas não pensam duas vezes e decidem simplesmente abandonar os seus animais de estimação. 

Nesta publicação vamos refletir sobre este tema tão preocupante para todos os animal lovers. Vamos tentar sensibilizar as pessoas para espalhar o nosso NÃO ao abandono animal! #AbandonarNoEsHumano

Quanto é que o abandono de animais aumenta no verão?

No nosso país, a consciencialização para um facto tão trágico como o abandono de animais de companhia aconteceu com o boom de uma campanha retumbante no final dos anos oitenta sob o lema "Ele nunca o faria". 

Infelizmente, esta consciencialização não levou a zero o número de animais abandonados, que é o que todos desejamos. De facto, após três décadas, os números relativos ao abandono de animais continuam a ser consideráveis.

Graças ao estudo realizado pela Fundação Affinity sobre o abandono e as adoções de animais de companhia em 2023, podemos saber qual a gravidade do abandono de cães e gatos nos diferentes meses do ano.

Ao contrário do que se pensa, o abandono de animais não deixa de ocorrer ao longo do ano, embora se verifique um ligeiro aumento em julho e agosto. Porquê?

Abandono de cães

De acordo com os números deste estudo, o número de cães recolhidos pelos abrigos mantém-se praticamente estável durante todos os meses do ano, pelo que o abandono de cães é contínuo (e estável).

Abandono de gatos

No entanto, é o abandono de gatos que mais aumenta durante os meses de verão. Qual é a razão deste fenómeno? Provavelmente devido a uma relação de causa e efeito com as ninhadas indesejadas (um dos principais motivos de abandono), uma vez que este período coincide com a época de reprodução dos gatos.

O que pode ser feito para combater o abandono animal?

O abandono maciço de animais está muitas vezes intimamente ligado a ninhadas não desejadas. Vamos ver como podemos evitá-las:

  • Esterilizar os nossos animais de estimação.
  • Colocar um microchip. São fundamentais para evitar o abandono de cães e gatos porque servem para registar o animal e o dono.
  • Esforçar-se para melhorar o comportamento do seu animal. Se não o conseguir fazer sozinho, procure a ajuda de um profissional, tudo tem solução e o abandono de animais também! Dê uma segunda oportunidade ao seu animal de estimação, melhorando o seu comportamento.

E se ainda não tem um animal de estimação com quem partilhar a sua vida mas gostaria de dar uma segunda oportunidade a algum, encorajamo-lo a fazê-lo através de uma adoção responsável.

Opções para viajar com o seu animal de estimação - esqueça o abandono! 

Com a chegada do verão, é altura de planear as suas escapadelas e o seu animal de estimação pode acompanhá-lo de uma forma simples e prática. Desta forma, pode aproveitar a oportunidade para passar algum tempo de qualidade com o seu melhor amigo enquanto faz atividades diferentes da sua rotina diária. Isto não só fortalecerá a ligação que partilham, como também evitará o abandono desnecessário (e cruel) de cães e gatos.

Aqui oferecemos-lhe diferentes opções para que possa desfrutar de uma viagem inesquecível com o seu melhor amigo:

  • Parques de campismo: Esta é a melhor alternativa se preferir viajar numa caravana por locais diferentes ou relaxar num espaço natural. Independentemente da forma como faz esta viagem, muitos parques de campismo oferecem-lhe a possibilidade de ficar com o seu animal de estimação para descansar e visitar os arredores. 
  • Apartamentos, hotéis e casas rurais que aceitam animais de estimação: Há um número crescente de alojamentos em Portugal que permitem animais de estimação. Desta forma, pode encontrar apartamentos, hotéis e casas rurais que lhe oferecem a possibilidade de adaptar a estadia às necessidades do seu animal de estimação, para que este se sinta em casa com a sua cama, tigela de comida e brinquedos, entre outros objetos que utiliza diariamente. Esta opção também está disponível a nível internacional.
  • Praias que aceitam animais de estimação: Se para si o verão está associado à costa, não tem desculpa para não viajar para lá com o seu animal de estimação.
  • Canis para cães e gatos: Se, em última análise, o seu animal de estimação não puder acompanhá-lo na viagem por qualquer motivo, pode optar por deixá-lo num canil. Aí, ele será tratado por profissionais e desfrutará de um espaço amplo onde poderá interagir com outros animais e distrair-se até ao seu regresso.
  • Cuidadores de animais de estimação: Se preferir que o seu animal de estimação fique com alguém da sua confiança, pode optar por contratar um cuidador que leve o seu animal de estimação para casa, o alimente, o leve a passear e brinque com ele como se fosse você a fazê-lo. Pode encontrar estes profissionais em diferentes aplicações.

Não se esqueça de levar consigo a documentação relevante do seu animal de estimação, entre outros itens, para que possa viajar confortavelmente e em segurança com o seu animal de estimação.

Juntos vamos acabar com o abandono animal

Antes de adquirir um animal, sente-se e pense em todos os prós e contras que o seu novo amigo trará à sua vida. Se a balança pender para o sim, convidamo-lo a visitar www.kiwokoadopta.org, onde poderá ver todos os animais que estão à espera de um lar nos nossos abrigos parceiros, bem como informar-se sobre os procedimentos para concluir o processo de adoção. Além disso, sabia que com a KIVET e a KIWOKO conseguimos 19.316 adoções físicas e 25.845 adoções virtuais, perfazendo um total de 45.161 adoções, incrível!

Outra forma de colaborar é fazer a sua parte numa das campanhas que criamos para alimentar cães e gatos em abrigos. Desde 2017 até 31 de maio de 2023 já doámos 1.304.654 quilos, Nas doações da Recolha Nacional de Alimentos (Evento que celebramos no primeiro sábado de cada mês onde os nossos clientes compram produto e doam no local ao abrigo que está na loja nesse dia) 1.074.013 quilos desde 2018. Que alegria! E tudo isto graças ao esforço da nossa equipa e ao bom coração de pessoas como vocês, que se deslocam às nossas lojas Kiwoko para doar sacos de alimentos.

Lançámos também ações especiais de verão, como "Nenhum gato sem lata", em que foram recolhidas 8 468 latas em 2018 e 11 169 em 2019.

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas:
,