Gato persa: conselhos, cuidados e características

Nome: Persa
Origem: Irán - Turquía
Esperança média de vida:10 - 17 anos
Cor: Cinzento, branco, preto, esfumado, malhado, bicolor...
Pelo:comprido
Peso: 4 - 7 kg
Temperamento: Tranquilo, pacato, socíavel
Necesidades: Cepillados diarios
Perfeito para: Companhia
Altura: 30 cm

Hoje vamos falar-lhe de uma das raças de gato mais conhecidas e adoradas pelos amantes dos felinos: o gato persa. Leia tudo o que temos para lhe contar para que cuide deste animal de estimação tão adorável.

Origem do gato persa

De onde vem o gato persa?

O gato persa que conhecemos hoje em dia é descendente de um cruzamento que se produziu em Itália em torno de 1620 entre um gato persa de raça pura (proveniente da Pérsia - o atual Irão) e o gato angorá  (procedente da Turquia) de cor branca. A segunda pátria desta raça é Inglaterra, onde se tornou mais que popular no século XIX. Desde então, a raça chegou a todos os cantos do mundo, seduzindo-nos a todos com as suas múltiplas cores e a maravilhosa pelagem.

Carácter e comportamento do gato persa

Como é o gato persa?

gato persa

Embora cada gato seja um mundo, o padrão de comportamento dos gatos persas costuma ser o de um carácter tranquilo, carinhoso e mais sociável que outras raças. O gato persa costuma desfrutar da companhia da família com a qual vive e não encara bem a solidão.

Brincar é muito importante para o gato persa porque ao ser um gato dorminhoco e tranquilo, pode desenvolver certa tendência para o excesso de peso.

Quando estiver com ele, dispense algum tempo todos os dias para o exercitar! Quando não estiver em casa, uma boa ideia é estimular o seu instinto de caça com brinquedos para que se entretenha

Saúde e cuidados do gato persa

Como cuidar de um gato persa?

O gato persa exige uma maior atenção do que outras raças, e não só no sentido da companhia. Se reparar, esta raça tem os canais lacrimais afundados e convém limpar-lhe os olhos diariamente para evitar doenças oculares.

Como manter o pelo de gato persa?

O seu maravilhoso pelo comprido necessita de uma manutenção diária para evitar nós e emaranhamentos. Adquira uma boa escova e penteie-o com muito carinho!

loading

Como alimentar um gato persa?

Proporcione-lhe um alimento de alta qualidade adaptado a cada etapa da sua vida (gatinho, adulto e sénior) e complemente a sua dieta diária com comida húmida para gatos. Se quiser cuidar da sua pele e sua pelagem, procure alimentos ricos em Omega 3 e 6 e dê-lhe como complemento pasta de malte para prevenir bolas de pelo.

loading

Apaixonou-se por esta raça? Nós também! Lembre-se de que nas nossas lojas Kiwoko e em Kiwoko.pt encontrará tudo o que precisa para os cuidados do seu gato persa.

Etiquetas: