Pomsky: Conselhos, cuidados e características

Nome: Pomsky
Origem: Mistura de Husky Siberiano e o Lulu da Pomerânia
Esperança média de vida: 12-14 anos
Pelo: Longo e liso
Altura:  45-55 cm
Peso:  3-10 kg
Temperamento: Inteligente, carinhoso, equilibrado, ativo e forte
Necessidades: Escovagem do pelo e atividade
Aptidão: Casas ou apartamentos

Origem da raça de cão Pomsky 

raça de cão Pomsky é uma das mais recentes que existem na atualidade. Trata-se de cães mestiços que são provenientes da mistura de um Lulu da Pomerânia e de um Husky Siberiano. Por isso, o seu nome é composto por ambos os nomes. É uma maneira curiosa de honrar as suas origens. Nestes casos, é necessário que a mãe seja Husky e o pai Pomerânia. A razão é que ela é a responsável de dar à luz e se os cachorros fossem maiores do que ela, o seu estado de saúde correria perigo. Agora, é certo que não se trata de uma ciência exata, tendo em conta que além da genética dos progenitores, há que ter em conta a dos seus antepassados.  

Tendo em conta que a raça de cão Pomsky apareceu muito recentemente, ainda não está catalogada pela Federação Cinológica Internacional. Deste modo, necessitará, para se consolidar, de um tempo. Esta é a razão pela qual esta raça não tem pedigree. Foi originada nos Estados Unidos e, apesar de não estar registada oficialmente como raça, os Pomsky são muito pedidos neste país. Inclusive existem clubes como o Pomsky Club of Americ. 

Carácter e comportamento dos Pomsky 

Para os especialistas é muito difícil estabelecer um padrão comportamental tendo em conta que este irá depender da percentagem genética de cada raça. No caso de ter saído mais pomerânia, serão animais mais apegados ao seu dono e territoriais. E mais, é possível que inclusive tenham problemas no momento de se relacionarem com outros animais ou com as crianças da casa. Na mistura, se os genes dominantes forem os do husky, serão perfeitos para se adaptarem a uma vida familiar

Conselhos de treino e educação 

De modo geral, é certo que são cães muito brincalhões e ativos e irão pedir-lhe que brinque com eles grande parte do tempo. Também há que dizer que é recomendável optar pelo treino para que saibam como interagir e para que sejam sociáveis.  

loading

Cachorro Pomsky 

O cachorro do cão Pomsky é confundido em muitas ocasiões com um peluche devido ao seu pelo ser mais volumoso que o seu corpo e à ternura que emana. 

Como alimentar um Pomsky de acordo com a sua idade? 

A alimentação de um cão Pomsky varia de acordo com a sua idade. 

Pomsky cachorro 

alimentação de um cachorro deve ser baseada em latas de paté específicas para a sua idade e a uma ração elaborada especialmente para cachorros. Estes produtos têm que ser de qualidade

Pomsky adulto 

Quando um Pomsky é adulto, a sua alimentação tem que se centrar maioritariamente na toma da ração. Além do mais, se é uma específica contra as bolas de pelo ou contra qualquer doença que possa ter, optar por este produto será o ideal. 

Pomsky sénior 

À medida que o cão Pomsky se vai tornando mais velho, a sua alimentação tem que ser menos seca e mais fácil de ingerir. Assim, existem rações menos duras específicas para esta idade, inclusive recheadas de queijo.

loading
 

Saúde de um cão Pomsky 

Se se caracteriza por algo, a saúde do cão Pomsky, é por ser forte. Contudo, como é uma nova raça, não se conhece nenhuma patologia específica, mas pode sofrer as mais comuns nos cães, especialmente as que costumam afetar o seu cruzamento, como os problemas articulares ou dentais.  

Patologias de saúde típicas nesta raça 

É recomendável que o leve ao veterinário regularmente, já que, até o momento, foi confirmado que é possível que tenda a sofrer problemas oculares, cardíacos e articulares.  

Como prevenir as patologias anteriores 

Para prevenir as patologias anteriores, que são típicas do pomerânia, o veterinário pode recomendar-lhe condroprotetores. No que diz respeito ao husky, é possível que herde dele a placa dental, mas bastará usar produtos que ajudem a evitá-la . As limpezas bucais também irão conseguir prevenir ou acabar com este problema. 

loading

Cuidados da raça Pomsky 

Os cuidados da raça Pomsky centram-se principalmente no seu pelo.  

Pelo 

pelo do cão Pomsky tende a ser longo e liso, pelo que, se não se escova diariamente, é possível que sejam criados nós ao longo do seu corpo, o que para ele é muito desconfortável. 

Pele 

Como ao cão Pomsky há que escová-lo regularmente, há que utilizar escovas macias para não danificar a sua pele em nenhum momento. 

Outros 

Há que ter especial cuidado com os seus olhos, sobretudo tendo em conta o volume do seu pelo, e com os seus dentes. Pelo que há que limpá-los ou levá-los a um veterinário para que o faça um especialista. 

loading

Adoção do cão Pomsky 

Neste momento temos a certeza de já ficou apaixonado pelo Pomsky. Contudo, tendo em conta que se trata de uma raça muito concreta e muito recente, é difícil adotar um cão de raça Pomsky em qualquer parte do mundo. Igualmente, nas protetoras poderá encontrar todo o tipo de cães em adoção; é possível que um Husky, um Pomerânia ou um cruzamento de ambos estejam ansiosamente à espera de uma família que o ame.  Tem vontade de o fazer? 

Tanto se adota um Pomsky como qualquer outro cão, em Kiwoko.pt e nas lojas Kiwoko terá à sua disposição tudo o que necessita para cuidar do seu peludo.  
loading