Origem do Pinscher alemão
A raça Pinscher alemã é proveniente da Alemanha. Normalmente, neste país é conhecido como Pinscher standard, já que nesta zona são muito numerosos. Esta raça é precursora de muitas outras conhecidas a nível mundial, como o Pinscher miniatura ou o Dobermann.
Deste modo, quando se cruzaram terriers pretos com Pinscher alemão surgiu o Rattenfanger, que atualmente é conhecido como Pinscher. Se aprofundar as origens do Pinscher, dará de caras com uma raça tão popular como é o Schnauzer.
Esta raça diferencia-se principalmente pela pelagem. O Pinscher alemão encontra-se já em documentos desde o século XIV e tem registo em todas as organizações cinológicas internacionais que existem.
Tipos de Pinscher alemão
Existem diferentes tipos de Pinscher, um deles é o Pinscher alemão, e dentro desta raça específica existem o Pinscher alemão mini e o Pinscher alemão médio ou grande.
Cores
As cores pelas quais se caracteriza o cão Pinscher alemão são o preto, o tigrado e o castanho. A cor de fogo, além do mais, destaca-se no focinho, na barriga, nas patas e no peito. Outras possíveis cores são o vermelho combinado com o castanho ou o vermelho veado.
Carácter e comportamento do Pinscher alemão
Esta raça é conhecida por ter uma grande energia. São cães muito ativos que adoram passear e brincadeiras, principalmente ao ar livre, já que foram, tradicionalmente, cães de campo. O seu caráter é forte e são muito inteligentes, pelo que podem chegar a ser muito manipuladores. Igualmente, se não foram educados corretamente, é possível que sejam possessivos, tanto com os seus brinquedos como com as pessoas com quem convivem. Adoram a companhia e sentem-se tristes e aborrecidos quando estão sozinhos.
Conselhos de treino e educação
É importante educar um cão Pinscher alemão. Para isso, há que ter em conta que a atividade física é imprescindível. Deste modo, são os companheiros ideais dos desportistas. Para os relaxar, é importante convidá-los para realizarem atividades de farejo. O reforço que necessitam é positivo, pois não gostam de ser castigados.
O cachorro do Pinscher alemão
O Pinscher alemão cachorro tem uma energia que transborda. Deste modo, brinca e corre o tempo todo. É importante socializá-los precocemente por serem muito dominadores. Se assim não for, podem tornar-se agressivos quando alcançam a idade adulta.
Como alimentar um Pinscher alemão de acordo com a sua idade?
Um cão Pinscher alemão não deve comer os mesmos alimentos quando é cachorro, adulto ou sénior. Por isso, é importante organizar a sua comida por etapas.
Cachorro
Quando o Pinscher alemão é cachorro, tem que ser alimentado com uma ração especial que se adapte ao desenvolvimento do seu corpo. Igualmente, existem patés especiais perfeitos para complementar os nutrientes essenciais para o fortalecimento do seu organismo.
Adulto
Quando o Pinscher alemão alcança a idade adulta, tem a oportunidade de se alimentar com outros produtos que não são tão específicos como os mencionados anteriormente, Deste modo, pode consumir uma ração mais neutra e latas elaboradas a partir dos seus ingredientes favoritos.
Sénior
Na etapa sénior, é recomendável optar por rações que que se centrem nos problemas físicos, como os renais. Desta forma, a sua saúde irá ser reforçada a partir dos alimentos que ingere.
 
        Saúde do Pinscher alemão
O Pinscher alemão costuma ter uma saúde muito boa. Mas, possui algumas patologias congénitas.
Patologias da saúde típicas desta raça
Uma das patologias mais frequentes e preocupantes do Pinscher alemão é a doença de von Willebrand. Afeta o sistema sanguíneo e provoca alterações na coagulação hematológica. É detetada quando aparece sangue nas gengivas, hemorragias nasais, hematomas sem razão aparente ou sangue na urina. Por outro lado, também são comuns a displasia da anca e as cataratas.
Como prevenir as patologias anteriores
Para prevenir as patologias anteriormente referidas é necessário visitar o veterinário de maneira regular. Os check-ups devem incluir análises e radiografias para conhecer a evolução do seu organismo.
Cuidados da raça
Os cuidados desta raça são muito simples:
Pelo
O pelo desta raça de cão costuma ser curto, duro e liso. Caracteriza-se, além do mais, por ser brilhante e muito suave. Deve ser escovado de forma exaustiva todas as semanas para retirar o pelo morto.
Pele
Igualmente, a pele do Pinscher alemão há que tratá-la com mimo cada vez que se escove o seu pelo para não a danificar.
Outros
No que diz respeito aos olhos e aos ouvidos, bastará recorrer ao veterinário de maneira frequente com o objetivo de assegurar que está tudo bem.
 
        Adoção do Pinscher alemão
Se está à procura de um cão Pinscher alemão para adoção, procure numa das diferentes protetoras da sua região, um dos milhares de cães que estão à procura de uma família; pode ser que entre elas encontre um Pinscher alemão ou um rafeiro com características semelhantes. Assim, lembre-se que é uma raça recomendável principalmente para pessoas ativas que possam assumir as suas necessidades de energia.
| Independentemente do que decidir, na Kiwoko poderá conseguir todos os produtos para cães que precisa para o seu cuidado, ao melhor preço. | 
 
        