Tudo o que precisa de saber sobre o diamante mandarim

Se está à procura de um animal de estimação encantador para alegrar a sua casa, não procure mais. Estas pequenas aves, originárias da Austrália, conquistaram os corações dos amantes de aves de todo o mundo. A sua plumagem vibrante e colorida e o seu comportamento sociável tornam-nos perfeitos para viver em casa. 

Nome científico: Taeniopygia guttata
Origem: Ilhas Menores de Sonda e Austrália
Tamanho: 12 a 13 cm
Esperança de vida: 6 a 10 anos.
Cor: Tons laranja, amarelo, branco e preto nos machos. As fêmeas têm cores mais baças e com menos contraste. 
informações sobre o diamante mandarim

Origem do diamante mandarim

Os diamantes mandarim são originários da Austrália e encontram-se maioritariamente nas regiões norte e leste do país. 

No seu habitat natural, os diamantes mandarim encontram-se numa grande variedade de áreas, embora tendam a preferir áreas abertas de vegetação densa, como matagais, prados ou pastagens, e geralmente preferem viver em locais onde possam encontrar uma combinação de espaços abertos para voar e áreas com vegetação densa para nidificar e procurar alimento. 

Além disso, a sua capacidade de adaptação a diferentes habitats contribuiu para o seu sucesso como espécie, devido à sua ampla distribuição geográfica. 

À medida que a sua beleza e encanto se tornaram mais conhecidos, começaram a ser criados em cativeiro. O processo de reprodução seletiva levou ao aparecimento de diversas variedades de cores, incluindo o clássico laranja, o branco, o cinzento e o amarelo. Estas variações de cor tornaram-nas ainda mais apreciadas pelos amantes de aves. 

Descrição do diamante mandarim

Os diamantes mandarim são de tamanho compacto, com um comprimento médio de cerca de 10 centímetros. 

A sua cabeça é arredondada é proporcional ao corpo e possui um bico afiado e cónico que lhe permite alimentar-se de sementes e de pequenos insetos. 

Cores do diamante mandarim

A plumagem dos diamantes mandarim é uma das suas características mais distintivas e atrativas. 

As cores mais comuns dos diamantes mandarim são o laranja, o preto, o branco, o cinzento e o castanho. A combinação destas cores na sua plumagem cria padrões muito diferentes e marcantes. 

Tipicamente, os machos tendem a ter um corpo maioritariamente laranja com manchas pretas no peito, enquanto as fêmeas têm uma plumagem mais discreta e uniforme. 

Esperança de vida do diamante mandarim

Em termos de esperança de vida, os diamantes mandarim têm um tempo de vida relativamente curto em comparação com outras espécies de aves. Em condições ótimas de cuidados e alimentação, podem viver até 10 anos. 

Comportamento do diamante mandarim

Uma das principais características dos diamantes mandarim é o facto de serem aves muito sociáveis e, por isso, este carácter torna aconselhável mantê-los sempre na companhia de outra ave da sua espécie. 

Para além do seu comportamento ativo e social, o diamante mandarim é uma ave muito brincalhona. Gosta de brincar com alvos, como galhos ou pequenos brinquedos, e também gosta de voar curtas distâncias dentro de casa. 

Em termos de interação social, os diamantes mandarim formam fortes laços com os seus companheiros de grupo e comunicam entre si através de vocalizações ou movimentos corporais. 

Além disso, são aves inteligentes que podem aprender a responder a comandos simples e gostam de interagir com outros membros da sua espécie e com quem cuida delas. 

Cuidados a ter com o diamante mandarim

Os diamantes mandarim são relativamente fáceis de cuidar, mas requerem atenção e um ambiente adequado para se desenvolverem bem. 

Gaiola

Como já foi referido, os diamantes mandarim são aves ativas que precisam de muito espaço para se movimentarem. Dê à sua ave uma gaiola ou um aviário suficientemente grande para que ela se possa movimentar confortavelmente e para que possa saltar e trepar. 

loading

Alimentação

Os diamantes mandarim alimentam-se principalmente de sementes como o painço, a aveia e as sementes de canário. Deve oferecer-lhes uma dieta equilibrada que inclua também fruta e legumes frescos e tentar evitar alimentos ricos em gordura ou açúcar.

loading

Brincadeira

Forneça brinquedos para aves e actividades de enriquecimento para manter as suas mentes e corpos ativos. Pode oferecer-lhes galhos, brinquedos para mastigar e objetos para explorarem e manipularem.

loading

Carácter do diamante mandarim

Os diamantes mandarim são aves sociáveis, pelo que é importante reservar um tempo todos os dias para interagir com o seu animal de estimação, falando-lhe suavemente. Este tempo de atenção e de brincadeira ajudá-lo-á a manter-se feliz. 

Além disso, é sempre aconselhável manter pelo menos dois diamantes mandarim juntos para que possam socializar um com o outro. 

Os diamantes mandarim têm necessidades específicas que devem ser satisfeitas em cativeiro. Deve ser-lhes proporcionado um ambiente estimulante que lhes permita exprimir o seu comportamento natural e satisfazer as suas necessidades físicas e mentais. 

Se quiser saber mais sobre as espécies de aves domésticas, continue a ler:

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt