Dálmata: conselhos, cuidados e características

Nome: Dálmata
Origem: Croácia
Esperança média de vida: 13-16 anos
Colores: Branco e preto ou branco e castanho
Pelo: Curto, duro
Tamanho: Grande
Altura:  56-61 cm
Peso:  20-40 kg
Temperamento: Amigável, extrovertido, brincalhão, enérgico, inteligente
Necessidades: Atividade física diária
Perfeito para: Crianças, desportistas

Se há algo que caracteriza a raça Dálmata, à parte das suas manchas tão características, é o facto de ser um cão inteligente e fiel. Além do mais, é ideal para ser treinado e para conviver em família.  

Esta raça de cão dispõe de uma memória especialmente boa e necessita de realizar muito exercício de modo a satisfazer as suas necessidades de desgaste de energia.

Por todas estas razões, com um dálmata na sua vida irá ter uma companhia genuinamente motivadora, com a qual não deixará de aprender e desfrutar.  

Origem dos dálmatas 

origem dos dálmatas é bastante desconhecida. Sabe-se que cães manchados eram conhecidos por viajar com romanos nómadas, e não é claro onde apareceram pela primeira vez.

Apesar disso, o dálmata obteve o seu nome durante a sua estadia em Dalmácia, uma região na costa oriental do Mar Adriático, zona conhecida de momento como Croácia.

Desde então, os dálmatas têm sido utilizados para uma variedade de trabalhos durante a sua longa história, não sendo especializados em nenhuma área em concreto. Foram utilizados como cães guarda em Dalmácia, como cães pastores, caçadores de ratos, cães de circo, etc.  

Na Inglaterra o dálmata desenvolveu-se como “cão treinador”. Deste modo, estava acostumado a abrir caminho para os cavalos, correr ao lado deles ou meter-se debaixo das carruagens entre os eixos. Contudo, também cuidava dos equinos e dava um aspeto mais estético à carruagem. E até ao dia de hoje, tem uma afinidade natural com os cavalos.

Por sua vez, nos Estados Unidos converteu-se num cão bombeiro, vigiando a equipa de incêndio e, em determinadas ocasiões, inclusive resgatava pessoas dos edifícios a arder. Quando terminavam o seu trabalho, acompanhavam os carros dos bombeiros de volta para a estação e retomavam as funções de vigilantes. E embora a maioria dos dálmatas sejam membros da unidade familiar, muitos quarteis de bombeiros têm dálmatas como animais de estimação.   

Temperamento, carácter e comportamento dos cães dálmata 

Estes alegres cães malhados nasceram para correr. O dálmata é um cão com muita energia, com uma grande capacidade para fazer muito exercício.  

Além do mais, adora chamar a atenção e tem um forte desejo de agradar, o que faz com que seja fácil de entreter através de reforços positivos tais como recompensas de comida, elogios e brincadeiras.  

De igual forma, o dálmata é um cão inteligente que está sempre alerta e interessado em tudo o que acontece ao seu redor, pelo que é um excelente cão de guarda.

Como todos os cães, o dálmata precisa de uma socialização precoce (exposição a muitas pessoas, diferentes visões, sons e experiências). Esta socialização ajuda a assegurar que o cachorro dálmata se converta num cão completo e equilibrado. Além do mais, com uma socialização precoce, os dálmatas podem dar-se bem com outros cães e gatos

Por outro lado, quase todas as crianças reconhecem um dálmata quando o veem. O seu amor pela atividade faz com que o dálmata seja um grande companheiro de brincadeira para as crianças mais velhas, sendo que a sua natureza turbulenta e fortes movimentos da sua cauda podem ser demasiado para crianças muito pequenas. Como com todas as raças, deve-se sempre ensinar as crianças a aproximarem-se dos cães e a tocar neles, e também supervisionar as interações entre os cães e as crianças pequenas para evitar mordidas ou puxadelas das orelhas ou da cauda por parte de qualquer uma das partes.

Cuidados e saúde 

É importante relembrar que um dálmata necessita, em primeiro lugar, de uma rotina diária de exercício tendo em conta os seus níveis de energia. De igual forma, e apesar de ter um pelo curto, requer uma escovagem semanal, sendo que solta pelo durante o ano inteiro.  

Como cuidar de um cão dálmata? 

Como já referimos, os dálmatas necessitam de exercício diário ou irão ficar aborrecidos e tornar-se-ão destrutivos. Este cão é um corredor rápido com muita resistência. Por isso, é importante exercitá-lo com a trela ou numa área segura.

Os dálmatas também devem passar muito tempo com a família. De facto, não gostam de passar longos períodos de tempo sozinhos, pelo que o melhor será incluí-los em todas as atividades de família e que durmam e vivam onde o faz a sua família humana.  

loading

Como manter o seu pelo?

O característico pelo do dálmata é agradável no toque, sendo curto, acetinado e fino. A parte superior da cabeça é quase como veludo. Por outro lado, os dálmatas são cães limpos com pouco ou nenhum cheiro e o seu pelo repele a sujidade. Não é incomum que estes cães rebolem na lama e se sequem facilmente com um brilho resplandecente.

Lembre-se, no entanto que soltam pelo durante todo o ano, pelo que aconselhamos a escovar o seu dálmata semanalmente com uma escova de borracha medianamente suave para retirar o pelo do cão antes que caia sobre a roupa e móveis.

Com a escovagem regular, não deverá ser necessário dar banho ao seu dálmata mais de três ou quatro vezes por ano. O banho mais frequente elimina os óleos essenciais do pelo e da pele e pode ficar seca e escamar.  

loading

O cachorro dálmata 

Ao nascer, os dálmatas são completamente brancos. A suas manchas pretas começam a aparecer a partir da segunda semana de vida.

Desde que é cachorro, o dálmata irá demonstrar ser carinhoso e brincalhão,o que o converte num excelente animal de companhia. Costuma apegar-se muito aos seus donos, que em conjunto com a sua vivacidade e inteligência tornarão a tarefa de o educar muito fácil.

Graças a ter acompanhado as carruagens em tempos passados, os dálmatas dão-se particularmente bem com os cavalos. De facto, um dálmata cachorro não terá demasiados problemas em compartilhar o tempo e espaço com outros animais. É igualmente um cão que se dá bem com as crianças devido ao seu grande instinto protetor.   

Pode adaptar-se muito bem a um apartamento ou moradia sem jardim. No entanto, é recomendável que o leve a passear diversas vezes por dia.  

Como alimentar a raça dálmata segundo a idade? 

Não é preciso dizer que um cão muito ativo irá necessitar de mais comida do que um cão que passa o dia todo deitado na sua cama. Além do mais, o alimento que lhe der irá variar de acordo com a etapa de vida em que se encontra.  

Etapa de cachorro 

Sem dúvida, a etapa mais importante e a que tem que ter maior atenção à qualidade da sua comida é na etapa de cachorro. Dê ao seu pequeno dálmata uma ração específica para cachorros de raças grandes. O seu dálmata cachorro pode necessitar de uma ração que contenha ingredientes fáceis de digerir

Etapa adulto  

Quando cumprir um ano, o seu dálmata poderá passar a ter uma ração de adulto para raças grandes. É conveniente que lhe ofereça com a sua comida um complemento que o ajude a eliminar o tártaro de maneira natural. 

Etapa sénior 

A partir dos sete anos, o seu dálmata terá outras necessidades, já que irá começar a ter um nível de atividade mais baixo. Irá necessitar de uma ração com um maior conteúdo de fibra e menos calorias.  O melhor é oferecer-lhe uma ração sénior para raças grandes.

loading

Tipos de dálmatas 

O habitual ao imaginar um dálmata é ver um cão branco com manchas pretas. Esse é o dálmata branco e preto ou standard, que se caracteriza por ser atlético, ter uma camada de pelo curto e olhos que podem ser azuis ou castanhos.  

Contudo, existem outras variantes do dálmata. 

Cores 

Por um lado, temos o dálmata castanho, que compartilha as mesmas características do dálmata preto, mas tanto as suas manchas como o seu nariz são de cor castanha.

E o mesmo se passa com o dálmata café, também conhecido como dálmata limão ou laranja, que deve o seu nome à cor das manchas que apresenta.

Manchas 

Um tipo particular de dálmata é chamado de tricolor alternativo, que se caracteriza por ser branco e ter manchas pretas, castanhas, de cor café ou canela. Apesar desta mistura, possui as mesmas características físicas, de caráter e também de saúde que o resto dos dálmatas.

Pelo 

O pelo dos dálmatas, independentemente da cor das suas manchas, é curto e forte. Solta pelo durante todo o ano, pelo que necessita de uma escovagem frequente para manter o seu brilho, além de que pode recorrer ao banho quando está realmente sujo.

Tamanho 

De igual modo, o tamanho de um dálmata permanece estável, apesar de ter manchas de cores diferentes. Um dálmata adulto chega a medir entre 58 e 61 centímetros se for macho e entre 56 e 58 centímetros no caso de ser fêmea.   

Um dálmata adulto pode chegar a pesar entre 23 e 25 quilos.

Recorde-se que nas nossas lojas Kiwoko e na nossa web encontrará tudo o que precisa saber acerca dos cuidados a ter com o seu dálmata. 
Etiquetas: