Os animais de estimação e o estado de emergência

Perante a situação excecional que se está a viver em Portugal inteiro, é normal que, como dono de um animal de estimação, lhe surjam muitas dúvidas e que esteja preocupado com os seus animais.

Embora as informações possam ir mudando segundo avançam as medidas e a investigação levada a cabo sobre o coronavírus (Covid-19), já existe uma série de medidas de prevenção e respostas claras e concisas que iremos expor de seguida, para tentar resolver as perguntas mais frequentes destes últimos dias. Continue a ler!

Pode sair de casa para passear o seu cão no estado de emergência?

Em Portugal, o primeiro-ministro António Costa, no seu discurso à população sobre as medidas aplicadas durante o estado de emergência, anunciou que levar o cão à rua está dentro das exceções de mobilidade, segundo o Decreto-Lei, juntamente com outras exceções.

É importante ter em conta durante os passeios os seguintes pontos:

  • Passeie em espaços abertos e amplos sozinho com o seu animal de estimação
  • Procure realizar passeios curtos e próximos de casa, fora dos horários de maior afluência
  • Leve consigo a documentação do seu animal
  • Saia com uma garrafa de água com detergente para limpar posteriormente a urina e um saco para as fazes
  • Evite socializar com outras pessoas e cães
  • Higiene máxima ao voltar a casa. (Lave as mãos, limpe as almofadinhas das patas ao cão e a cauda. Aumente a higiene em geral)

Agora que já sabemos como temos que fazer com os nossos cães estes dias em que devemos permanecer em casa, passamos a responder a outras dúvidas.

Os cães e gatos são uma fonte de contágio do Covid-19?

Face a esta pergunta, os especialistas são categóricos: Não, não há nenhuma evidência de que os animais domésticos possam desenvolver a doença ou inclusivamente contrair o vírus. Não são considerados um risco maior.

Se o meu teste tiver dado positivo para Covid-19, o que devo fazer com o meu animal de estimação?

O ideal é deixar o animal de estimação ao cuidado de um amigo ou familiar e permanecer em casa sem sair à rua.

Quando deixar o seu animal de estimação, lembre-se de que os utensílios do cão como trelas, bebedouros, brinquedos, etc., devem ser novos ou estar desinfetados.

Destacamos a recomendação geral destes dias: lavar as mãos assiduamente e, neste caso, ao contacto com animais de pessoas doentes.

Devo colocar uma máscara ao meu animal de estimação?

Não. Está totalmente contraindicado. Não serve para nada, por tudo o exposto anteriormente, além disso, repetimos, os animais não contraem o vírus.

Existe uma vacina para os cães contra o coronavírus canino?

Não. Não há nenhuma vacina para o Covid-19: nem para animais de estimação, nem para o ser humano. A vacina para o coronavírus canino protege contra a infeção do coronavírus entérico. O Covid-19 é outra variante do vírus, pelo que a vacina não está autorizada para a proteção contra infeções respiratórias, nem tão pouco é eficaz contra esta pandemia.

E se acontecer algo ao meu animal de estimação nestes dias?

Em Portugal, as clínicas veterinárias e hospitais veterinários permanecem abertas. Assegurando sempre o cuidado da saúde do seu animal de estimação.

Benefícios de ter um animal de estimação em casa

Perante tanta preocupação, você melhor que ninguém sabe que os nossos fiéis amigos nos proporcionam companhia, carinho e segurança nestes dias de confinamento em casa. Porque agora e sempre, partilhar a vida com um animal de estimação traz às crianças, adultos e idosos uma grande felicidade.

Aproveite para lhe devolver todo aquele tempo que em circunstâncias normais não lhe poderia dedicar. São uma grande terapia!

Na Kiwoko, como sempre, estamos disponíveis agora mais do que nunca para si e o seu animal de estimação. E como é óbvio, apelando ao Abandono zero! O seu animal de estimação nunca o deixaria sozinho nestas circunstâncias.

Etiquetas:
,