Como proteger o seu animal de estimação do medo do fogo de artifício no Natal

O Natal está a chegar e com ele o fogo de artifício. Enquanto os mais pequenos e muitos adultos desfrutam desta tradição com os seus amigos na rua, muitos animais na rua ou em casa ficam cheios de medo e ansiedade. Isto provoca pânico no animal, o que pode ser prejudicial para a sua saúde geral. Para além disso, muitos deles tentam fugir, o que pode levar a acidentes graves.

Esta reação nos animais deve-se ao facto de a sua audição ser muito apurada e os sons altos poderem causar dor nos ouvidos e alarme.

Para evitar esta situação, este artigo dá-lhe algumas dicas para proteger o seu animal de estimação do medo do fogo de artifício de Natal.

Como proteger os pequenos animais e as aves do fogo de artifício de Natal?

Os pequenos animais, como coelhos, hamsters, porquinhos-da-índia e pássaros, devem ser tratados com especial cuidado quando o fogo de artifício é lançado perto deles. Estes animais assustam-se facilmente, pois são particularmente sensíveis a sons altos e inesperados.

Alguns dos sintomas mais comuns de stress e ansiedade neste tipo de animais são:

Coelhos

Quando os coelhos têm medo de fogos de artifício, o seu comportamento muda frequentemente e pode notar que ficam inquietos, não têm apetite e estão constantemente a tremer. A reação natural dos coelhos a ruídos altos é também tentar esconder-se, por isso, se vir o seu coelho enrolado no fundo da gaiola ou da coelheira, é provavelmente porque tem medo dos fogos de artifício.

Hamsters

Os hamsters também podem ficar stressados com o som do fogo de artifício. Se estiverem assustados, pode notá-los a tentar esconder-se na gaiola ou a mostrar sinais de angústia, como correr sem destino ou fazer movimentos bruscos. O stress prolongado pode afetar a sua saúde e bem-estar.

Porquinhos-da-índia

Tal como outros pequenos animais, os porquinhos-da-índia podem ficar muito assustados com o som do fogo de artifício. Estes ruídos altos e repentinos podem fazer com que os porquinhos da índia procurem abrigo e se sintam inseguros. Os sintomas mais comuns do medo do fogo de artifício nos porquinhos da índia são a imobilidade, os tremores ou o aumento do ritmo cardíaco.

Aves

As aves são muito sensíveis ao ruído intenso dos fogos de artifício e sofrem frequentemente de grande stress e angústia. Quando ficam assustadas, os sintomas ou sinais mais comuns são: bater de asas constantemente, procurar abrigo na gaiola, vocalização excessiva ou respiração acelerada.

Para proteger os seus animais de estimação do medo do fogo de artifício de Natal, siga estas recomendações:

  • Leve-os para a divisão mais sossegada e isolada da casa, com portas e janelas fechadas, para evitar o ruído excessivo do fogo de artifício.
  • Providencie uma cama grande e macia, com leito e feno, na qual ele se possa aconchegar e sentir-se seguro.
loading
  • Dê-lhes uma pequena casa ou ninho para se esconderem.
loading
  • Cubra a gaiola do roedor ou do pássaro com cobertores grossos para bloquear a visão do fogo de artifício e abafar o som, mas assegure a ventilação.
E, mais importante, certifique-se de que o seu animal de estimação ou a sua ave está sempre protegido e vigie a sua saúde para evitar problemas graves.

Como proteger os cães e os gatos do fogo de artifício de Natal?

Os animais, como os cães e os gatos, são extremamente sensíveis ao ruído e sofrem frequentemente de elevados níveis de stress e ansiedade durante a época de Natal devido ao ruído constante dos fogos de artifício. Para saber se o seu animal de estimação tem medo de fogo de artifício, pode verificar o seu comportamento.

Os sintomas mais comuns do medo do fogo de artifício de Natal em cães e gatos são:

Cães

Como já foi referido, os cães têm uma audição muito boa, o que significa que os ruídos fortes, como os fogos de artifício, afetam os seus ouvidos, causando dor e uma sensação de alerta.

Quando um cão está assustado, pode notar vários sintomas:

  • Em primeiro lugar, notará que o seu cão está a sofrer níveis elevados de stress e ansiedade. Pode mostrar sinais de inquietação, respiração ofegante, tremores, baba excessiva ou a necessidade de procurar refúgio num local seguro, como debaixo da cama ou num armário.
  • Pode também ter ataques de pânico ou comportamentos semelhantes ao pânico. Se o som do fogo de artifício for constante e muito alto, os cães podem entrar em pânico e uma das suas primeiras reacções naturais é tentar fugir ou escapar. Isto é muito perigoso, pois pode provocar acidentes, ferimentos ou perder o cão de vista.

Gatos

Os gatos, tal como os cães, são extremamente sensíveis ao som do fogo de artifício e muitos dos sintomas do medo do fogo de artifício são os mesmos que nos cães.

Os gatos podem sentir muita ansiedade e stress, o que pode levá-los a ficar inquietos, a procurar abrigo, a evitar o contacto ou mesmo a tornar-se agressivos.

É também muito comum que se envolvam em comportamentos de fuga, procurando locais inacessíveis e seguros para eles.

Agora que já sabe como identificar os sintomas causados pelos foguetes no seu cão ou gato, damos-lhe as chaves para proteger o seu animal de estimação do medo do fogo-de-artifício neste Natal:

  • Não os leve para a rua. Sentir-se-ão mais protegidos em casa. Quanto aos cães, passeie-os antes do início do fogo de artifício e não os leve a passear quando as pessoas estiverem a lançar fogo de artifício para evitar comportamentos de fuga induzidos pelo medo.
  • Feche todas as portas e janelas. Isto evitará as fugas e reduzirá o ruído. Feche os estores e as cortinas e, se os animais estiverem habituados ao ruído da televisão ou do rádio, ligue-os (mas não demasiado alto) para bloquear algum do ruído exterior.
  • Crie um abrigo onde o seu cão ou gato se possa sentir seguro e confortável. Talvez debaixo de uma cama com alguns cobertores ou numa casinha particularmente acolhedora. Talvez goste de se esconder aí com os seus brinquedos quando começa o fogo de artifício.
  • Deixe o seu cão ou gato correr, choramingar, miar e esconder-se se ele quiser. Não tente atraí-lo para fora, mostre-lhe apenas que está seguro com ele.
  • Mantenha-se calmo, comporte-se normalmente e elogie o comportamento. Pode acariciar e fazer festas ao seu cão se isso o ajudar a relaxar, mas se ele preferir esconder-se debaixo da cama, não tente persegui-lo.
  • Evite deixar os seus animais de estimação sem vigilância durante estes acontecimentos perturbadores. Se tiver de sair de casa, não se zangue com o seu cão ou gato se descobrir danos na casa quando regressar. Eles estão assustados e não compreendem o que os está a incomodar tanto.

Para além de pôr em prática todos estes conselhos, existem produtos que ajudam o seu animal de estimação a acalmar-se em situações de stress.

No caso dos gatos, pode utilizar produtos anti-stress, como as feromonas, para os ajudar a sentirem-se mais calmos e relaxados durante os períodos de fogo de artifício no Natal.

loading

Por outro lado, existem produtos anti-stress para cães, como difusores, pastilhas ou coleiras, que podem ajudar a reduzir o stress e a ansiedade do seu melhor amigo.

loading

Outra boa dica é utilizar música para acalmar o seu cão ou gato. Sugerimos que experimente tocar sons melodiosos para o seu animal de estimação durante o fogo de artifício. Se notar uma diminuição dos níveis de stress, poderá ter encontrado um grande aliado para proteger o seu animal de estimação do medo do fogo de artifício de Natal.

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas: