Bichon Frisé: Conselhos, cuidados e características

Nome: Bichon Frisé
Origem: França
Esperança média de vida: Até os 14 anos
Pelo: Longo
Peso: 4-7 kg
Temperamento: Enérgico, sociável
Necessidades: Rotina de exercício, escovagem
Aptidão: Famílias com crianças e outros animais de estimação

Origem do Bichon Frisé

O Bichon Frisé também é conhecido como Bichon de Tenerife porque foi levado por marinheiros até as Ilhas Canárias às quais se atribuiu o seu local de proveniência. 

É uma raça de cão que há muitos séculos atrás era muito apreciada pela realeza e nobreza europeia. Acredita-se que teve a sua origem no Barbet, cão de água francês. Finalmente, em 1972 foi reconhecida como raça de cão pelo American Kennel Club.

Tipos de Bichon Frisé

Em primeiro lugar, cabe destacar que existe tanto uma variante de Bichon Frisé Toy como de Bichon Frisé grande, que por sua vez corresponde ao tamanho mais reduzido e ao maior, que pode chegar a alcançar esta raça de cão. 

Por outro lado, e independentemente do seu tamanho, o Bichon Frisé caracteriza-se por ter o pelo longo e frisado,podendo ter diferentes tonalidade de cor. 

Cor

Entre as cores aceites no padrão desta raça, encontram-se o branco e a sua combinação com os tons de creme, canela e damasco, além do Bichon Frisé castanho e preto.

Caráter e comportamento do Bichon Frisé

O cão Bichon Frisé destaca-se por ser muito carinhoso e brincalhão.De facto, adora receber mimos e passar o tempo entretido com algum brinquedo. Apesar desta imensa energia e positividade, é um cão que também sabe permanecer tranquilo

Por outro lado, também cabe mencionar que esta raça de cão não tolera bem ficar sozinho em casa, frustração que se irá manifestar através dos latidos e a romper tudo o que encontrar. 

Contudo, o Bichon Frisé é muito obediente, aprendendo facilmente diferentes tipos de truques e ordens, tornando-se fácil educá-lo.

loading

Conselhos de treino e educação

Se há algo que joga a favor desta raça de cão é, como já adiantamos previamente, o facto de ser um cão obediente. Podendo aproveitar a sua necessidade de se manter estimulado tanto física como mentalmente.

Igualmente, o seu carácter sociável faz com que conviver tanto com gatos como com outros cães seja moderadamente fácil, através de uma prévia socialização. Atitude que também compartilha com crianças e com outras pessoas mais velhas,convertendo-se no cão ideal para diferentes tipos de casas.

O cachorro de Bichon Frisé

Desde pequeno, o Bichon Frisé mostra-se enérgico e sociável, qualidades que fazem com que seja fácil de educar e socializar com outros animais de estimação. E mais, não lhe custa adaptar-se a diferentes ambientes. Apesar disso, um estado muito alto de excitação pode motivá-lo a ladrar excessivamente. 

Outro aspeto a ter em conta é a sua tendência a engordar, de modo que há que cuidar da sua alimentação desde cachorro.

Como alimentar um Bichon Frisé de acordo com a sua idade?

De igual forma que acontece com outras raças de cães, as necessidades nutricionais do Bichon Frisé são diferentes de acordo com a etapa da vida em que se encontra. 

Cachorro

O cachorro de Bichon Frisé necessita de uma ração formulada para cachorros do seu tamanho, com a qual possa crescer e desenvolver-se corretamente, a chave para o seu estado de saúde no futuro. 

Adulto

O Bichon Frisé adulto deverá seguir uma dieta equilibrada adaptada ao seu metabolismo, porque irá queimar energia a um ritmo más rápido que as raças de cães com um maior tamanho. 

Se a isto somarmos o facto de ter um estômago pequeno e ser propenso a ganhar sobrepeso, torna-se conveniente dar-lhe porções menores e com maior frequência

Contudo, uma ração elaborada especificamente para cães do seu tamanho permite que a comida se adapte ao tamanho da sua boca, facilitando a mastigação e melhorando a sua digestão.

Sénior

Finalmente, o Bichon Frisé sénior terá que ser alimentado a partir de uma ração ou de uma comida húmida com a proporção adequada de nutrientes chave para a sua idade e estilo de vida no final da atividade física, além de cuidar das suas articulações, que costuma ser o primeiro objetivo dos estragos que produz a idade no corpo do animal.

loading

Saúde da raça Bichon Frisé

De modo geral, esta raça de cães costuma gozar de uma boa saúde. Apesar disso, não deixa de ser suscetível a diferentes afeções.

Patologias de saúde típicas do Bichon Frisé

O Bichon Frisé é propenso a desenvolver problemas oculares como as cataratas, cálculos vesicais e luxações da rótula, entre outras patologias que devem ser tratadas por um veterinário.

De igual forma, é importante estar atento ao estado dos seus dentes, dado que chegam a perdê-los de forma precoce, sem esquecer que também pode desenvolver complicações devido a uma infeção das gengivas. 

Também é recomendável cuidar dos seus ouvidos mediante uma limpeza periódica dos mesmos para evitar assim possíveis infeções.

loading

Cuidados

O Bichon Frisé não exige grandes esforços para o manter devidamente cuidado.

Pelo

As características do seu pelo fazem com que seja aconselhável  escová-lo diariamente. Por outro lado, também é conveniente cortar-lhe o pelo a cada cinco semanas aproximadamente. Desta forma, e como não costuma ter queda de pelo, evita-se que cresça demasiado.  

Outros

Além de examinar e limpar os seus olhos e ouvidos, o cão Bichon Frisé necessita que cortem as suas unhas de forma regular.

loading

Adoção de um Bichon Frisé 

Depois de ter conhecido com maior profundidade esta raça de cão, possivelmente já se deu conta que este reúne todas as qualidades para ser o cão ideal de famílias com crianças e outros animais de estimação,pessoas mais velhas e donos de primeira viagem. E não é de estranhar, já que o seu carácter é enérgico e sociável combinado com a sua predisposição para ser obediente, tudo isso faz com que conviver com este companheiro peludo seja uma delícia. 

De modo que se planeja adotar um Bichon Frisé, recomendamos-lhe visitar protetoras de animais onde poderá encontrar o Bichon Frisé que procura.  

Não se esqueça que nas lojas Kiwoko e em kiwoko.pt também encontrará os produtos necessários para manter cuidado o seu Bichon Frisé cuidado e mimado.
Etiquetas: