Weimaraner: conselhos, cuidados e características

O Weimaraner é um cão de tamanho grande, robusto e de musculatura potente. Os machos medem entre 63 e 68 centímetros à altura dos ombros e pesam entre 34 e 38 quilos.  As fêmeas medem entre 58 e 63 centímetros e pesam entre 30 e 32 quilos. 

Características do Weimaraner 

  • Nome: Weimaraner
  • Origem: Alemanha. 
  • Esperança média de vida: 10 -12 anos. 
  • Cores: cinza prata, cinza veado, cinza rato, marrom. 
  • Pelo: dependendo do subtipo, pelo curto, pelo duro ou pelo longo. 
  • Tamanho: grande. 
  • Altura: 62 - 66 cm. 
  • Peso: 25 - 40 kg. 
  • Temperamento: inteligente, familiar, protetor, cheio de energia. 
  • Necessidades: escovagem regular e muito exercício. 
  • Atitudes: cão de guarda, cão de caça, cão de companhia. 
  • Perfeito para: pessoas ativas, que vivem em espaços amplos e calmos, e que tenham uma grande pré-disposição para exercitar o animal. 

Uma característica peculiar desta raça é que a cor de olhos vai trocando à medida que cresce. Um Weimaraner cachorro terá olhos azuis, que depois passam a cor de água marinha e mais tarde tornam-se verdes, para finalmente se fixar em tons laranjas e âmbar na idade adulta. 

O seu porte é elegante, atlético e estilizado. A sua cabeça é moderadamente longa relativamente ao resto do corpo, mas mantém as proporções, mandíbula forte e potente, e possuem um olfato muito desenvolvido. É um cão versátil e ágil que atua de modo igualmente confortável em ambientes e terrenos variados.  

Origem do Weimaraner 

O nome desta raça tem origem no local da Alemanha onde se desenvolveu: Corte de Weimar, em meados do século XV, cujos membros, com o Grande Duque Carlos Augusto à frente, queriam ter um cão associado à sua nobre linhagem que fosse valente e inteligente, e que, além do mais, possuísse um bom olfato, velocidade e resistência para caçar. E para uma maior distinção, o cão deveria sobressair entre os demais com um elegante manto de cor cinza prata. 

O processo de seleção para desenvolver o Weimaraner foi incerto por um longo período de tempo, pois não apenas os vestígios da sua origem não foram preservados, mas muito provavelmente estavam ocultos, de forma deliberada, para que a Corte de Weimar pudesse assegurar a exclusividade de um magnífico exemplar. Atualmente, o mistério da origem foi desvanecendo, graças aos esforços dos amantes da raça, a ilustrações antigas e aos avanços da genética. 

Tipos de Weimaraner 

Há três subtipos dentro da raça. O seu cruzamento é estritamente proibido pelas federações caninas para preservar a sua pureza. 

Segundo o tipo de pelo 

As federações reconhecem três subtipos de acordo com o tipo de pelo do animal, mas todos conservam as cores próprias da raça. Estes subtipos são: 

  • Weimaraner de pelo curto. 
  • Weimaraner de pelo duro. 
  • Weimaraner de pelo longo. 

Temperamento de Weimaraner 

  • O seu maior desejo é estar com os seus, preferencialmente sempre em contacto. Vão se deitar a seus pés ou irão segui-lo pela casa como uma sombra.  
  • Esta raça foi criada para ter muita energia e resistência, pelo que deve preparar-se para lhe proporcionar muito exercício e estimulação mental. 
  • Não controla bem a pressão da mordida e alguns têm pouca tolerância a animais pequenos e peludos, como coelhos e gatos e, inclusive, outros cães, que podem ver como presas. 
  • São cães muito nervosos e podem sofrer de ansiedade de separação. Se os deixar sozinhos durante muito tempo, podem ladrar, destruir o que têm ao alcance ou magoarem-se. 
  • Costumam desconfiar dos estranhos e podem ser inaceitavelmente agressivos. O processo de socialização deve ser iniciado numa idade muito precoce para controlar esta tendência.  

Weimaraner Cachorro 

Estes cães são criaturas muito inteligentes e pensam por si mesmos, pelo que o treino deve começar desde uma idade muito precoce e continuar durante toda a sua vida. Têm uma boa disposição e podem aprender rapidamente o que lhes ensina; mas, se a sua inteligência e energia não forem canalizadas de forma construtiva, podem aprender algumas coisas que não quer que saibam, como abrir portas e tentar escapar. 

Um Weimaraner cachorro irá pôr os seus limites à prova. Levá-lo a um centro de aprendizagem para cachorros para receber aulas de obediência é uma boa ideia. Em todo o caso, o treino deve ser firme, mas suave, já que um treino severo irá fazer com que se ressinta. Uma vez treinado, o Weimaraner é um cão versátil que pode ser um companheiro de caça próximo e pessoal, e competir em provas de agilidade e ser um membro amoroso da família. 

Cores do Weimaraner 

As cores da raça mais predominantes são o cinza-corça, o cinza- prateado e o cinza-rato, em diferentes tonalidades, mas pode ver-se noutras cores como é o caso do Weimaraner castanho e do Weimaraner negro. Manchas brancas e pequenas no peito e nos dedos são aceitas.

Saúde e cuidados 

O Weimaraner é um cão caseiro. Não está pronto para viver num canil ou no quintal.  E tampouco é adequado que viva num apartamento.  Este cão necessita de um espaço grande e cercado onde possa correr e uma família que lhe possa proporcionar o exercício e estimulação mental que precisa. 

São animais geralmente saudáveis, mas como acontece com todas as raças, são propensos a certas condições de saúde. Entre elas podemos mencionar: 

  • Displasia das ancas. 
  • Dilatação-vólvulo gástrica, também chamada de torsão.  
  • Doença de von Willebrand. 
  • Distiquíases. 
  • Entrópio. 

Cuidado básicos 

O Weimaraner é uma raça que requer uns cuidados mínimos: além do banho quando for necessário, basta escová-lo de forma regular para desfazer-se dos pelos que podem soltar-se e cair sobre os móveis e roupa. Assim, mantêm o pelo e a pele cuidados. Cortar as unhas e limpar as orelhas é importante para completar a rotina de limpeza. 

O Weimaraner solta pelo? 

Não solta pelo em abundância em nenhum dos seus subtipos. Além do mais, é muito fácil ter esta questão sob controlo se apenas escovar frequentemente e passar uma toalhita humedecida entre os banhos. 

Alimentação

Os cães são como as pessoas: nem todos se alimentam de igual forma. A quantidade de ração que um Weimaraner necessita depende do seu tamanho, idade, constituição, metabolismo e hábitos de exercício. De modo geral, necessita comer de 2 e 1/2 a 3 e 1/2 porções de ração de alta qualidade, distribuídas em duas refeições por dia.

loading
 

Adoção de um Weimaraner

Compram-se cães desta raça com frequência sem saber o que implica ser proprietário de um cão tão enérgico.  Muitos Weimaraner acabam em abrigos ou pior ainda, nas ruas.  Se acha que esta é a raça ideal para si, considere escolher entre as centenas de animais que se encontram disponíveis para adoção em algum abrigo de animais ou canil perto da sua casa. Se não conhece nenhum, pode informar-se numa câmara municipal ou clínica veterinária.

Etiquetas: