Sapo Pacman ou Ceratophrys stolzmanni: Cuidados e características

A contribuição das rãs e os sapos para a sustentabilidade do planeta são maior do que se pode imaginar. Dadas as suas características, promovem o equilíbrio dentro dos diferentes ecossistemas, especialmente se tivermos em conta que eles habitam uma grande parte dos continentes. Entre as suas funções ecológicas está de alimentar-se de algas, o que mantém a água onde vivem limpa. 

Deve também notar-se que estes animais são capazes de viver tanto em ambientes aquáticos como terrestres. De fato, respiram através dos seus pulmões, bem como através da sua pele. Têm também quartos traseiros poderosos que lhes permitem mover-se com os seus saltos característicos

Por todas estas razões, não é surpreendente que tenha sido estabelecido um Dia Mundial do sapo para o dia 20 de Março, para assim, sensibilizar para a sua conservação

Um dos exemplos mais curiosos desta espécie animal é o sapo Pacman, que se distingue pelo seu corpo arredondado e pelo grande tamanho da sua boca, características que fazem lembrar a conhecida personagem de videojogo Pacman. 

Continue a ler para saber mais sobre este sapo fascinante!

Tipos de sapos Pacman

Existem também diferentes variedades deste sapo:

  • Ceratophrys Cranwelli: este género é notável pela vasta gama de cores em que este sapo pode ser exposto. Um exemplo é o sapo Pacman albino, que é muito comum entre os criadores de animais exóticos, e o sapo Pacman azul, cuja pigmentação é muito marcante.
  • Ceratophrys Ornata: este género tem espinhos na sua pele.
  • Ceratophrys Cornuta: a sua característica mais distintiva é que a pele acima dos seus olhos tem a forma de chifres.

Dieta dos sapos Pacman

A dieta deste tipo de sapo envolve a caça de presas na natureza que são proporcionalmente mais pequenos do que o tamanho da sua boca. Desta forma e, para recriar o estilo de vida que levariam no seu habitat natural, insetos como grilos e bichos-da-seda podem servir de alimento. No entanto, devem ser oferecidos com moderação, uma vez que estes insetos têm um elevado teor de gordura. Invertebrados como as minhocas são um alimento equilibrado e de fácil digestão. 

Um Sapo Pacman adulto só precisa de ser alimentado duas vezes por semana, embora seja importante adicionar suplementos de cálcio e vitaminas à dieta pelo menos uma vez por semana, desde que seja consultado um especialista. Em qualquer dos casos, recomenda-se o uso de pinças quando se alimenta este tipo de sapo, uma vez que tem um apetite voraz.

Terrários e aquários adequados

No que respeita ao cuidado do sapo Pacman, este tipo de anfíbio precisa dum terrário de pelo menos 50 centímetros de comprimento, por 30 centímetros de largura, por 50 centímetros de altura, dimensões mínimas para ser confortável, dado o seu tamanho e baixa atividade física. 

Ao mesmo tempo, o terrário deve ter um substrato, seja musgo ou turfa, isto é, um produto da decomposição das plantas, juntamente com um recipiente de água para que o sapo possa arrefecer-se a si próprio. É importante notar que a quantidade de água contida neste recipiente deve ser inferior à altura do animal. Plantas, troncos e folhagens também podem ser introduzidos para ajudar a recriar as florestas tropicais onde o sapo Pacman é nativo. 

A temperatura deve estar entre 25ºC durante o dia e, 20ºC durante a noite. Este é um fator importante uma vez que diferentes especialistas observaram que este animal pode sofrer um processo de estivação, durante o qual o sapo se enterra no substrato e desenvolve uma camada espessa na sua pele a fim de proteger-se no caso da temperatura não ser adequada. Os níveis de humidade no terrário devem ser de cerca de 80% com pulverização diária ou através da instalação dum sistema de chuva. Quanto à iluminação, só é útil para o crescimento das plantas, uma vez que este animal não precisa dela.

loading
Agora que conhece o sapo Pacman, lembre-se que nas nossas lojas Kiwoko e no kiwoko.pt encontrará todos os produtos que necessita para manter o seu animal de estimação bem cuidado
Etiquetas:
,