Por que o intestino do meu cão está a fazer barulho?

Certamente, em mais de uma ocasião já teve essa dúvida: por que o intestino do meu cão está a fazer barulho? Quando isso acontece com este membro da família, o mais comum é se assustar e tentar analisar a situação para buscar uma solução o quanto antes. No entanto, não é preciso ter todas as respostas, já que não é especialista nestes assuntos e não tem conhecimento suficiente para desenvolver um plano diante de cada problema do seu melhor amigo.

Quando o intestino do seu cão faz barulho, este som recebe o nome de borborigmos. Estes ocorrem, na maioria das vezes, pelo funcionamento do intestino de uma forma normal. O seu sistema digestivo, para que entenda melhor, pode imaginá-lo como um sistema de encanamento. Quando a água passa por um duto destas características, é normal escutar certos barulhos. Pois é exatamente o que ocorre no intestino de um cão quando por ele passa o conteúdo do intestino.

Realmente, este tipo de sons está dentro da normalidade se são produzidos depois de comer ou de beber, principalmente se o animal ingeriu muito alimento em pouco tempo. O mesmo aconteceria no caso contrário, ou seja, se o animal está a sentir muita fome é provocada a ativação dos movimentos pelos sinais hormonais que seriam produzidos.

O intestino do meu cão está a fazer barulho e ele não quer comer

A considerar a informação anterior, se não existem outros fatores, não deve se preocupar com o facto de que o intestino do seu cão está a fazer barulho. No entanto, caso isso ocorra com muita frequência e caso esta situação venha acompanhada de outros sinais, como não querer comer, então deve prestar muita atenção no animal, pois é possível que o seu sistema digestivo não esteja a funcionar corretamente.

O primeiro que deve fazer nestes casos é analisar se existe a possibilidade de que tenha comido algo tóxico. Também vai ajudar saber se tem gases ou se o seu abdome tem parasitas. São algumas das causas pelas quais o intestino de um cão faz barulho e ele não quer comer. Se apalpar o seu ventre e notar que tem algo duro, é recomendável analisar suas fezes. Se nelas encontrar manchas brancas, como umas massas quebradas ou uns grãos de arroz, é possível que tenha parasitas no seu sistema digestivo, e que não se encontre bem por isso e que, como consequência, não queira comer.

O intestino do meu cão está a fazer barulho e vomita

Por outro lado, existe a possibilidade de que tenha notado que, além de o intestino do seu cão fazer barulho, ele também vomita. Este facto pode estar muito relacionado com o anterior. Talvez tenha se intoxicado, tenha comido algo que não caiu bem ou que tenha também parasitas que estão a incomodar de forma constante. Agora, o facto de que vomite pode ser muito perigoso para ele, pois é possível que, se não parar este problema, o animal se desidrate.

Nestes casos, se o vômito se repete em mais de uma ocasião, o melhor é contatar um veterinário o quanto antes para explicar o que está a acontecer com o animal e desde quando. Não é o mesmo que um alimento que lhe fez mal e que o faz vomitar. Pode ser um problema maior que somente pode ser descoberto à base de provas.

Da mesma forma, talvez exista a possibilidade de que precise de medicação para frear os vômitos. Será a única maneira de que, ao menos, possa descansar enquanto o profissional investiga o que pode ser feito e até encontrar uma solução definitiva ao problema que o animal padece. Normalmente, os diagnósticos são os seguintes:

  • Inflamação intestinal crônica: caso o seu animal sofra com uma inflamação intestinal crônica, o seu intestino não é capaz de digerir os alimentos da maneira correta.
  • Gastroenterite aguda: neste caso, o seu cão tem uma inflamação no aparelho digestivo. Normalmente, esta infeção ocorre porque o cão sofreu uma mudança brusca na sua dieta ou porque ingeriu um alimento em mau estado.

O que fazer se o intestino do meu cão está a fazer muito barulho? 

Se o intestino do seu cão está a fazer muito barulho, mas o animal comeu há pouco tempo ou o fez de forma muito rápida, então não deve se preocupar, pois o que está a ocorrer é natural. Simplesmente, o seu sistema digestivo está a funcionar. Mas se notar que o seu cão se sente triste ou apagado, e que não quer brincar ou correr, ou que vomita, é o momento de contar com a ajuda de um veterinário para que lhe indique como atuar da maneira adequada. Nestes casos, o cão está a se sentir mal e precisa de uma solução o quanto antes. Se não o fizer, as consequências podem ser mais graves.

Lembre-se que nas clínicas veterinárias Kivet há profissionais que lhe assessoram sobre qualquer assunto que o seu animal de estimação precisar e que farão uma análise exaustiva para encontrar a causa do seu mal-estar e encontrar o tratamento mais adequado.
Etiquetas: