O meu gato não para de miar

Já alguma vez se perguntou porque miam os gatos? Os motivos mudam à medida que os gatinhos crescem e se tornam gatos adultos. Os gatinhos miam às suas mães quando têm fome, frio ou medo. No entanto, quando crescem, usam outras vocalizações como guinchos, sibilos e grunhidos para comunicarem entre si. Para a maior parte das pessoas, os miados são um enigma. Se o seu gato estiver a miar um pouco mais do que deveria, trate de averiguar primeiro a causa. Quando souber a razão, poderá trabalhar no sentido de tentar que o seu gato mie menos.

Por que motivo o meu gato mia tanto?

A intensidade e a quantidade de miados variam segundo a raça e inclusivamente o próprio animal. As raças orientais, em especial os gatos siameses, são conhecidos como os grandes "miadores”. Como tal, se os miados o põem nervoso, provavelmente deverá escolher outra raça. Os gatos miam por muitas motivos, entre os quais os que se seguem:

  • Doença. O primeiro passo é ser examinado pelo seu veterinário. Há muitas doenças que podem fazer com que um gato se sinta com fome, sede ou dor, podendo tudo isto levar a um miado excessivo.
  • Chamar a atenção. Apesar daquilo que algumas pessoas pensam, os gatos não gostam de estar sozinhos. Por vezes os gatos miam porque querem brincar, que os acaricie ou que fale com eles. Se quiser acabar com este tipo de miado, deixe de responder quando isto acontece. Preste-lhe atenção só quando estiver calado. Passe tempo de qualidade todos os dias com ele, brincando, escovando-lhe o pelo e falando com ele. Notará a melhoria.

loading

  • Pedir comida. Alguns gatos miam cada vez que alguém entra na cozinha, com a esperança de comerem algo. E muitos gatos tornam-se muito ruidosos quando se aproxima a sua hora de comer. Se este for o problema, não alimente o seu gato quando chora. Espere até que se acalme para dar-lhe de comer, e não lhe dê guloseimas quando mia. Se isto não funcionar, recorra a um dispensador de comida automático que se abre a horas fixas. Assim o seu gatinho miará ao comedouro e não a si.

loading

  • Saudá-lo. Muitos gatos miam quando os donos regressam a casa, ou inclusivamente quanto se encontram com eles em casa. Este é um hábito difícil de quebrar, mas veja pelo lado positivo: o seu gatinho está a dizer-lhe que está feliz de o ver.
  • Solidão. Se o seu animal de estimação passar demasiadas horas por dia sozinho, pense na possibilidade de ter um tratador de animais de companhia para que vá visitá-lo durante o dia.
  • Stress. Os gatos que estão a atravessar um período de stress com frequência tornam-se mais miadores. Um novo animal de companhia ou um novo bebé, uma mudança ou alterações no lar como uma doença ou a perda de um ente querido podem tornar o seu gato num miador. Tente descobrir o que está a stressar o seu animal de companhia e ajude-o a adaptar-se à mudança. Se isso não for possível, dê ao seu gato mais atenção para o ajudar a acalmar.
  • Velhice. Os gatos, tal como as pessoas, podem sofrer sinais de confusão mental ou disfunção cognitiva à medida que envelhecem. Desorientam-se e muitas vezes choram sem razão aparente, especialmente à noite. Uma luz noturna por vezes pode ajudar se o seu gato ficar desorientado à noite, visite o seu veterinário para que o ajude a aliviar estes sintomas.
  • Acasalar. Se o seu gato não estiver esterilizado, irá escutar muito mais ruído. As fêmeas miam quando estão no cio e os machos miam quando sentem o cheiro de uma fêmea no cio. Viver com ambos pode ser de enlouquecer. Esterilizar o seu animal de companhia evitará isso.

Por último, não ignore os miados do seu gato sem se assegurar de que não há nenhum problema. Não o castigue por miar porque não resolverá nada. E não se renda. Se o seu gato estiver habituado a conseguir o que quer miando, miará mais e mais forte quando deixar de funcionar. Por outras palavras, provavelmente piorará antes de melhorar. Só tem de continuar a recompensar o comportamento silencioso e a ignorar os miados e eventualmente vai dar-se conta da ideia.

Recordamos-lhe que nas clínicas veterinárias Kivet conta com profissionais especializados que o poderão ajudar a resolver qualquer problema que tenha com o seu gatinho.